A coleta online de documentos facilita bastante o processo de admissão de novos funcionários. Quanto mais rápido o processo acontecer, melhor para o candidato e também para a empresa, que supre a necessidade de preencher a vaga rapidamente.
O processo, que está se tornando cada vez mais comum no mercado, vem ganhando força graças à praticidade e otimização de recursos por parte da empresa. Além disso, ajuda bastante os candidatos, como você vai perceber no decorrer deste conteúdo sobre coleta de documentos e admissão online.
Quer descobrir como a coleta online de documentos permite a contratação de novos funcionários de forma online? Então vem comigo!
Como funciona a admissão online
Segundo as normas de contratação da CLT, é preciso que uma empresa mantenha o registro de seus colaboradores, contendo seus documentos em conjunto com formulários de contratação, entre outras certidões exigidas pela empresa contratante.
A coleta online de documentos, contudo, veio para trazer mais praticidade para esse processo. Antes, era necessário que os funcionários se dirigissem até a sede da empresa para que a entrega física de documentos fosse realizada.
Entretanto, hoje é possível realizar a admissão online de maneira mais prática, em menos tempo e poupando recursos de todas as partes envolvidas. Para que isso seja feito e reconhecido pela lei, é preciso que a empresa conte com um sistema para gestão de seus processos seletivos com assinatura eletrônica.
Essa ferramenta, além de tornar possível o recebimento de documentos, também permite que o armazenamento de arquivos tenha segurança e esteja de acordo com a legislação, como, por exemplo, a LGPD. Além, claro, de que organizar todas as informações em um único lugar traz mais organização para a empresa.
Ou seja, a admissão online segue os mesmos princípios do processo de contratação antigo, no entanto, de forma totalmente digital. E a praticidade e a otimização de tempo que isso traz para as empresas é bastante relevante, pois contribui com a velocidade no preenchimento de vagas.
Benefícios para a empresa
A coleta de documentos por meio digital e a admissão online trazem uma gama de benefícios para as empresas. E, além de modernizar a companhia, também faz com que ela se destaque no mercado, tornando-se referência e inspiração nos em seu segmento.
Internamente falando, sobra mais tempo para que outras questões recebam atenção, como trabalhar melhor a relação entre cada um dos funcionários, por exemplo. Além, claro, de poder se dedicar mais às relações humanas durante o recrutamento e seleção, o que sabemos que nenhum robô é capaz de fazer.
Confira alguns dos maiores benefícios de implementar a contratação online em sua empresa:
- Redução de gastos: com a diminuição no uso de papel e o processo de assinatura sendo feito digitalmente, acontece uma redução significativa de gastos. Além disso, o processo que se conclui antes, tem menos custo;
- Agilidade na contratação: a contratação pode acontecer de maneira mais ágil dessa forma, e o funcionário pode começar a trabalhar o quanto antes;
- Mais organização: todas as informações podem ser acessadas em um único ambiente digital, o que aumenta a organização da empresa;
- Segurança: a assinatura digital do contrato é feita mediante uso de senha, e apenas os portadores de tal senha podem acessar o portal, o que aumenta a segurança e diminui possíveis fraudes;
- Responsabilidade dividida com o candidato: o novo contratado é o responsável pelo envio de todos os documentos;
- Recrutamento, Seleção e Admissão 100% online: desde a abertura e divulgação da vaga, até o funcionário admitido e trabalhando.
Benefícios para os candidatos
Além dos benefícios para a companhia, os candidatos também contam com vantagens. O envio digital de documentos e assinatura eletrônica geram uma maior economia de recursos e tempo.
Conheça alguns dos benefícios que os candidatos podem aproveitar graças a isso:
- Economia de tempo: o único ponto a ser resolvido de forma presencial é a realização do exame admissional, logo, o candidato economiza tempo com outros procedimentos;
- Economia de dinheiro: não sendo necessário pagar por impressões, cópias, fotos, transporte para entrevistas, e entrega de documentos e assinaturas, o candidato economiza tempo e dinheiro;
- Onboarding encantador: já no processo admissional o novo funcionário é encantado com uma cultura digital e facilitadora.
A questão da economia de dinheiro merece um destaque especial, pois todo gasto, principalmente para quem estava desempregado, deve ser considerado. No fim, a admissão online é justa para todos e veio para facilitar nossas vidas.
Contratação online cresce no mercado
O método de contratação e envio de documentos online cresce no Brasil, principalmente após a chegada da pandemia do covid. E é isso o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, divulgada pelo portal Valor.
Segundo os dados do levantamento, durante esse período, a cada 10 empresas, 6 adotaram esse método para realizar seus processos seletivos. Além disso, entre essas empresas, 97% afirmam que devem manter essa forma de seleção.
Durante o ano de 2021, também é importante destacar a tendência de contratação online registrou um aumento de um terço, aumentando ainda mais o número de empresas que utilizam desse meio para otimizarem os seus processos de RH.
Outro aspecto divulgado pela pesquisa é que 53% das empresas que adotam a contratação online de funcionários conseguem finalizar o processo em até uma semana, o que não acontece em processos feitos pessoalmente.
Além disso, outro dado interessante diz respeito ao número de empreendimentos que perderam funcionários por contarem com muita burocracia durante a contratação de novos colaboradores. 36% das empresas que participaram do levantamento alegam esse problema.
Esses dados reafirmam o quanto é importante modernizar o RH das empresas para não perder mão de obra qualificada.
Coleta digital de documentos e admissão online já não é o futuro
Como podemos notar, a coleta digital de documentos e a admissão online já são uma realidade e, por isso, é importante não ficar para trás. Hoje, é imprescindível se modernizar, contando com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.
Por meio do Selecty, Plataforma de gestão de recrutamento, seleção e admissão, você tem acesso a ferramentas fundamentais para um processo de contratação 100% online.
Com testes personalizados, análise comportamental e inteligência artificial, os processos são facilitados e finalizados em menos tempo.
A plataforma Selecty auxilia de maneira certeira nos processos de admissão online, sendo possível até mesmo realizar videoentrevistas e o processo de admissão direto pelo sistema, tornando todo o recrutamento digital.
Quer implantar um processo de admissão 100% online no seu negócio? Então solicite o contato de nossos especialistas agora mesmo!