Em décadas passadas, sempre imaginamos o futuro como algo bem diferente. Filmes, livros e desenhos animados retratavam carros voadores e máquinas avançadas, por exemplo. Bom, é claro que até hoje não todos esses recursos. Ainda assim, podemos afirmar que o futuro chegou.
As mudanças provocadas pelo uso maciço da internet e a aplicação de tecnologias como a Internet das Coisas — apenas para citar um exemplo — já mostram como o cenário se revolucionou. E essas mudanças chegaram também ao mercado de trabalho, transformando as necessidades das empresas em relação aos seus funcionários.
Pensando nisso, que tal entender melhor quais são as competências e áreas de maior evidência atualmente? Continue esta leitura para conferir o que o mercado terá para oferecer e o que ele esperará de você em 2020!
Qual foi o cenário do mercado de trabalho em 2019?
O aumento do uso da Inteligência Artificial trouxe à tona uma demanda por competências que ainda são exclusivas aos seres humanos. Nesse sentido, o perfil de um bom profissional se afasta cada vez mais de processos mecânicos e evidencia as soft skills ? habilidades pessoais como persuasão, adaptabilidade, gerenciamento de tempo e colaboração, apenas para citar algumas.
Para 2020, essa tendência continua em crescimento, apresentando a procura de mais competências inerentes à natureza humana, ou seja, que não podem ser reproduzidas tecnologicamente.
Quais são as competências mais desejadas para 2020?
Vejamos agora, com mais detalhes, as principais tendências de habilidades buscadas pelo mercado em 2020!
Bom relacionamento interpessoal
Observamos hoje uma integração cada vez maior entre diversos setores e o crescimento do trabalho colaborativo. A tendência, portanto, é que as empresas continuem valorizando profissionais capazes de lidar de maneira harmoniosa com colegas de diferentes origens e perfis. Pessoas que costumam trabalhar isoladas e têm problemas para se relacionar em grupo dificilmente conseguirão sobreviver no mercado de trabalho.
Inteligência emocional
Quase como um desdobramento do relacionamento interpessoal, a inteligência emocional é importante não só para lidarmos com as pessoas ao nosso redor, mas também para adaptarmos as emoções diante de desafios e situações de extrema pressão. Habilidades como persuasão e didática estão relacionadas a essa inteligência emocional e serão ainda mais valorizadas neste ano.
Flexibilidade cognitiva
Recebemos volumes enormes de informação diariamente, e em ritmo acelerado. Para lidar com essa riqueza de dados, é importante trabalharmos a flexibilidade cognitiva, ou seja, nossa capacidade de alternar entre diferentes sistemas de pensamento de maneira fluída.
Nesse sentido, é preciso sair da zona de conforto e exercer atividades fora daquilo com o que se está acostumado. Se você costuma ser mais racional, por exemplo, procure aprender a tocar um instrumento ou entrar numa academia de dança. Já se você é mais criativo, procure conhecimentos em mercado financeiro e economia. Enfim, desafie o seu cérebro e deixe-o cada vez mais “musculoso”!
Automotivação
Mudanças constantes no ambiente de trabalho e na maneira como ele é administrado, além do crescimento do home office, fazem com que a automotivação seja uma tendência cada vez mais exigida dos profissionais.
Nossas relações de trabalho estão cada vez mais autônomas, com lideranças flexíveis. Naturalmente, isso traz um bônus aos empregados, que passam a experimentar mais liberdade. Ao mesmo tempo, porém, isso exige deles a capacidade de regular o próprio fluxo de trabalho e a disciplina para realizar suas atividades dentro do prazo e com a qualidade desejada, mesmo que não estejam sendo observados de perto.
Boa comunicação
A capacidade de se comunicar com clareza e assertividade é um das habilidades mais importantes não só para 2020, mas para o futuro do trabalho daqui para frente.
Um bom profissional deve se expressar de maneira direta, transparente, sem deixar de prezar pelo bom relacionamento. E isso vale não só para a comunicação oral. Com o crescimento do trabalho remoto, é essencial saber transmitir a sua mensagem com eficiência também pela escrita, sempre com objetividade e respeitando o tempo do seu interlocutor.
Adaptabilidade
Sem dúvida, estamos em um cenário de mudanças constantes e aceleradas. Para lidar com essa incerteza, é indispensável ter bastante jogo de cintura também.
Essa adaptabilidade é uma das competências mais procuradas em 2020, evidenciando a possibilidade de se entender rapidamente os novos desafios e entregar resultados consistentes, mesmo diante da imprevisibilidade.
Aprendizado constante
Os profissionais que desejam, realmente, manter a sua relevância no mercado devem fugir da estagnação. E a melhor maneira de conseguir isso é se manter atualizado e aprendendo constantemente.
A internet é um terreno muito fértil para a aquisição de novos conhecimentos. Mesmo que não haja orçamento disponível para investir em uma pós-graduação ou curso de especialização, hoje é possível procurar materiais gratuitos capazes de contribuir com esse aprendizado contínuo.
Quais são as áreas mais desejadas para 2020?
A área de TI tem um grande potencial de crescimento para os próximos anos. Os avanços tecnológicos e o uso cada vez mais massivo de dados para prever tendências e basear decisões apontam para oportunidades nesse setor em um futuro próximo. Destacamos aqui as profissões com maior potencial de demanda para 2020.
Analista de Growth Hacking
O Growth Hacking pode ser compreendido como uma estratégia de marketing em novo modelo. Esse profissional possui competências para uma análise de dados bem aprofundada e relaciona esses conhecimentos a áreas como Machine Learning e Inteligência Artificial.
Designer de experiência do cliente
Esse profissional dedica-se a promover a melhor experiência possível ao consumidor, interagindo com diversas áreas para que desde a concepção do produto até o atendimento, tudo seja pensado com foco no consumidor.
Com o uso de tecnologias de análise de dados cada vez mais presente nas relações com o cliente, a procura por esse profissional tende a crescer.
Especialista de arquitetura em API e TI
Esses profissionais são profundos conhecedores de APIs. Eles avaliam, testam e aplicam as soluções já presentes e ajudam a criar outras capazes de atender às novas demandas.
Enfim, para conseguir boas oportunidades em 2020 é essencial dominar as competências que vimos aqui. Você pode começar buscando referências bibliográficas e cursos on-line voltados para essas habilidades. Lembre-se: vale a pena investir nesse desenvolvimento para se diferenciar já durante o processo seletivo e garantir a conquista das melhores oportunidades.
Então, gostou do nosso conteúdo? Agora, se quiser receber mais dicas como essas, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhe as próximas postagens!