Como implementar a metodologia OKR na empresa?

A metodologia OKR (sigla para o termo inglês Objectives and Keys Results) é de suma importância para a gestão de metas. Tanto que vem sendo adotada pelas organizações de maior sucesso no mundo, como Dropbox, Twitter, Intel e Google.

Embora ainda seja pouco aplicada em nosso país, ela inclui objetivos ou metas que a empresa almeja alcançar, articulados com o acompanhamento de métricas capazes de indicar se os resultados estão sendo atingidos.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, em que consiste a metodologia OKR, como implementá-la em sua empresa e quais são as principais vantagens para o monitoramento de metas e a motivação de funcionários. Acompanhe!

Defina metas claras

Para garantir o êxito na definição de metas, você deve pensar sempre em metas aspiracionais e qualitativas. As suas metas devem ser envolventes, inspiradoras e, sobretudo, curtas. Afinal de contas, elas devem ser capazes, também, de desafiar e motivar constantemente a equipe.

A necessidade de clareza se justifica pelo papel comunicador que as metas devem ter. Por isso, é altamente recomendável utilizar verbos (como gerar, aumentar, lançar, conquistar, entre outros) para engajar os membros da equipe, levando-os a pensar de forma pontual e objetiva.

Estabeleça prazos

As metas não devem ser excessivamente longas, uma vez que isso dificulta os processos e prejudica a sua eficácia. Portanto, o mais indicado é estabelecer prazos relativamente curtos.

Além de contribuir para manter um certo senso de urgência, essa medida propicia o tempo necessário para que todos os colaboradores realizem suas atividades e as estratégias aplicadas surtam o efeito desejado.

Acompanhe os resultados

Acompanhe semanalmente os resultados conquistados. Dessa forma, será possível visualizar as dificuldades e fazer as correções necessárias para assegurar o sucesso da organização dentro do período definido.

Depois, quando a metodologia OKR estiver suficientemente incorporada à cultura organizacional, será mais fácil avaliar desempenhos em períodos maiores, como mensalmente ou trimestralmente.

Você deve buscar, nessas análises, compreender se os resultados estão, de fato, auxiliando no desenvolvimento do negócio, se eles são complementares entre os diferentes setores da empresa e se são motivadores e coerentes.

Deixe os resultados de OKR visíveis para todo o time

A transparência é o primeiro passo para implementar a metodologia OKR na empresa. À medida que o compartilhamento de aspirações e objetivos deve ser feito por todos, não há nada melhor do que deixar os resultados visíveis para o time.

Isso não deve ser feito, contudo, para pressionar a equipe a conseguir resultados rápidos, mas para manter todos informados, garantindo que os processos estejam claros para todos os envolvidos direta ou indiretamente.

Conheça as principais vantagens da metodologia OKR

A grande vantagem da metodologia OKR é que a organização consegue deslocar o foco para o resultado esperado, deixando de se concentrar apenas nas dificuldades ou nos esforços que devem ser realizados para atingir os resultados.

Além disso, a metodologia permite traçar objetivos que tirem a equipe de sua zona de conforto sem, para tanto, limitar sua capacidade de colaborar para o crescimento da empresa.

Convém ressaltar, por fim, que a metodologia OKR não se resume apenas a uma forma de mensurar o progresso. Ela deve ser vista, antes, como uma ótima forma de demonstrar o que cada equipe está tentando realizar, incentivando a colaboração e potencializando os resultados.

Gostou do artigo? O que você tem feito para assegurar uma boa implementação da metodologia OKR em sua empresa? Deixe o seu comentário aqui no post e divida conosco a sua experiência!