Entenda por que investir em um sistema de recrutamento te tratá maior otimização dos processos

O setor de Recursos Humanos atravessa grandes transformações. No atual cenário, o uso de soluções tecnológicas é cada vez mais frequente, a fim de assegurar melhores resultados. Um bom exemplo disso pode ser encontrado no sistema de recrutamento online, que isenta os contatos físicos com candidatos às vagas em aberto.

Afinal de contas, no passado, a seleção e o recrutamento de talentos demandavam diversos encontros presenciais, seja para realizar entrevistas ou aplicar dinâmicas. Além disso, há diversas vantagens decorrentes da decisão de investir em um sistema de recrutamento, tais como a automação de etapas, os baixos custos e a agilidade, entre outros.

Pensando nisso, apresentaremos, ao longo deste artigo, as principais informações a respeito dessa solução. Boa leitura!

O que é um sistema de recrutamento?

Trata-se de uma tecnologia completa e única, que funciona de modo integrado a outras plataformas e estrutura os processos de contratação. Isso simplifica a rotina dos profissionais de Recursos Humanos.

De forma resumida, é um software capaz de otimizar o controle dos processos seletivos, desde suas fases iniciais até as etapas finais. Entre as funções mais importantes dessa solução, destacam-se:

  • mensuração de indicadores de seleção e recrutamento;
  • elaboração de cronogramas para as ações seletivas;
  • triagens automatizadas de candidatos com base nas habilidades e competências requeridas;
  • veiculação centralizada junto aos principais portais de vagas;
  • requisição de vagas.

Como os softwares de gestão tem otimizado esse processo?

Ao tratar as pessoas como ativos fundamentais, e não como gastos, organizações de todos os segmentos e portes investem em soluções que auxiliam a encontrar o profissional certo. Nesse sentido, os softwares de gestão conferem maior agilidade aos processos operacionais, otimizando a gestão de recrutamento e garantindo uma excelente relação entre custo e benefício. 

Assim, os processos diferenciados de seleção e recrutamento simplificam as escolhas e a tornam mais rápida sem, para tanto, ser necessário desembolsar altas quantias para a sua implementação.

Há inúmeros fatores que demonstram como os softwares de gestão tem otimizado os processos de recrutamento, por exemplo:

  • definição das etapas e maior clareza em sua execução;
  • contratações simplificadas, já que a ferramenta permite filtrar candidatos com maior aderência à vaga, à cultura organizacional e à própria organização;
  • padronização de entrevistas e testes, para que todos os colaboradores respondam às mesmas questões;
  • velocidade na identificação de candidatos com as características requeridas para a vaga;
  • eficiência e agilidade no aceso e no tratamento das informações;
  • economia de dinheiro e tempo, sobretudo, na primeira etapa da seleção (entrevistas por videoconferência; testes online, triagem de currículos, entre outros);
  • gestão eficiente das divulgações online das vagas (em distintos portais e redes sociais). Há softwares que geram relatórios que indicam onde as vagas foram mais clicadas e obtiveram os melhores resultados).

Com o investimento em um software, as empresas não estarão apenas preenchendo mais uma vaga, e sim encontrando profissionais que levem os negócios a novos patamares. Com isso, ambos os lados saem ganhando e a companhia recruta talentos que sejam inspiradores, inovadores e tenham muito a contribuir com suas futuras equipes.

Quais dados um software de recrutamento permite extrair?

Confira, a seguir, quais dados podem ser extraídos a partir da utilização de um bom software de recrutamento:

Identificação de talentos e potenciais

Ante da automação dos processos, a tarefa de coletar currículos para selecionar colaboradores era realizada manualmente. Isso exigia destinar um tempo considerável para a efetuação de análises, requerendo, também, o emprego de grandes esforços do profissional responsável pelo recrutamento.

Hoje, com o sistema de recrutamento, você escolher candidatos realmente adequados ao perfil da empresa e da vaga, de forma mais rápida e efetiva. As análises são feitas pelo próprio sistema, comparando as informações disponibilizadas pela empresa e pelo candidato.

Dessa forma, é possível aprimorar os processos de recrutamento e seleção, identificando quais são os profissionais certos para cada vaga proposta.

Banco de currículos e talentos

O sistema de recrutamento permite que a sua empresa atualize e gerencie um banco de talentos e currículos de modo eficiente e prático. Os candidatos, por um lado, podem atualizar seus cadastros diretamente no site da organização. Por outro, você terá excelentes candidatos à disposição, agilizando ainda mais todo o processo.

Sem embargo, o maior benefício pode ser encontrado após a efetiva contratação do profissional em questão. Um sistema eficiente possibilita a criação de um histórico acerca do desempenho de novos integrantes, simplificando o monitoramento de seu desenvolvimento no ambiente de trabalho.

O resultado prático é que, com o tempo, você terá criado um perfil adequado à sua empresa, assegurando que os processos seguintes sejam crescentemente ágeis e precisos.

Integração de informações

Os processos seletivos, conforme mencionado, envolvem todo um conjunto de ações que culminam na contratação de um profissional para assumir uma vaga aberta pela empresa.

Conseguir acertar nessa escolha dependerá, em grande medida, do bom andamento dessas ações. Se você deseja que as suas contratações sejam bem-sucedidas, lembre-se de que é imprescindível integrar essas ações.

O sistema de recrutamento cumpre muito bem esse papel, coletando as informações fornecidas em todas as etapas e permitindo avaliações panorâmicas dos resultados alcançados.

Desde os dados coletados nas entrevistas, testes de aptidão comportamental e técnica até as triagens de currículos colaboram para delinear o perfil desses candidatos, orientando escolhas seguras.

Gestão de indicadores

A obtenção de progressos contínuos deve ser prioritária para os Recursos Humanos. As práticas podem, sem isso, ficar obsoletas, além de pouco competitivas. A questão central é que são poucos os gestores que sabem como encetar programas de melhoria.

Nesse sentido, o sistema de recrutamento elenca os indicadores e métricas de desempenho mais relevantes. Você pode avaliar o que necessita de ajustes e o que, pelo contrário, já está adequado. Desse modo, é possível progredir.

Delegação de tarefas

Podemos afirmar que, de modo genérico, uma parte do expediente de trabalho é francamente improdutivo. Segundo noticiado recentemente pela revista Exame, menos de 40% dos expedientes são realmente aproveitados, embora tal índice varie de acordo com cada segmento empresarial.

Isso ocorre, também, nas atividades de contratação. Sem dispor de um sistema que ajude a estruturar esse processo, as etapas ficam mais confusas, são pouco aproveitadas e, frequentemente, necessitam de retrabalho para que tudo ocorra conforme o planejado.

O setor de Recursos Humanos pode terceirizar a totalidade ou uma parte do recrutamento digital. Há empresas especializadas que podem realizar triagens mais precisas dos candidatos e direcionar para o RH apenas aqueles que atendem a certos pré-requisitos e necessidades preestabelecidas.

Cumpre ressaltar, por fim, que a tecnologia permite, a um só tempo, acelerar as análises, reduzir os custos e aumentar a eficácia das seleções. Contudo, há três itens indispensáveis para utilizá-la eficientemente: acompanhamento contínuo, comunicação eficaz e, principalmente, um bom sistema de recrutamento.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em gestão de recrutamento e seleção para a sua empresa!