Saiba como promover uma comunicação adequada no chat corporativo

O chat corporativo é uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação interna, fazendo com que o diálogo seja feito em tempo real, otimizando processos e auxiliando o contato entre as diferentes equipes.

No entanto, para que realmente funcione bem, o chat deve ser usado da maneira adequada. Muitos colaboradores confundem esse canal com uma extensão da conversa que desenvolvem durante o almoço ou na pausa do cafezinho, falando mal de outros colegas ou de clientes.

É importante reforçar que essa não é a melhor prática e que é preciso estabelecer limites para que a ferramenta seja usada de maneira realmente produtiva. Listamos algumas dicas para isso. Boa leitura!

Reforçar os valores e os compromissos da empresa

A missão e os valores da empresa são conceitos muito importantes para o desenvolvimento dos projetos e para as relações com os clientes. Esses pontos devem ser sempre muito bem trabalhados e reafirmados internamente.

O chat corporativo pode ser aplicado nesse sentido, com lembretes e informações de fácil acesso para que esses pontos sejam reforçados e tenham uma presença cada vez maior no dia a dia dos colaboradores.

Orientar sobre o uso da linguagem

Embora o chat seja para uso interno, é importante prezar pelo uso de uma boa linguagem, expressando as ideias de maneira clara e evitando gírias e palavras de baixo calão. 

Powered by Rock Convert

O RH deve orientar os funcionários quanto à sua postura dentro do chat corporativo e lembrar que todos os envolvidos têm acesso aos diálogos ali desenvolvidos. Por isso, um descuido na linguagem pode prejudicar a imagem do profissional, mesmo quando de forma não intencional.

Incentivar uma cultura de profissionalismo e respeito

O chat corporativo acaba sendo uma extensão e também um reflexo de como as relações são conduzidas no ambiente interno. Por isso, vale a pena combinar com os colaboradores o uso inteligente do chat, evitando fofocas e o compartilhamento de dados sigilosos.

Também é importante incentivar uma cultura de profissionalismo e respeito, mesmo com desafetos e diante de situações de conflito. Isso reflete na organização como um todo e proporciona a criação de equipes mais colaborativas.

Acompanhar o uso do chat

A qualidade da comunicação interna é uma das responsabilidades do setor de Recursos Humanos, que deve zelar pelo clima organizacional e sabe que a relação entre os funcionários influencia muito nisso. Cabe ao gestor de RH acompanhar o chat corporativo e os outros canais de comunicação, avaliando se as ferramentas estão sendo bem aproveitadas e dando alguns direcionamentos. Essa orientação é importante para que o recurso traga reais benefícios para a empresa.

Realizar o monitoramento não se trata de fiscalizar conversas, mas de medir a eficiência da comunicação interna e propor melhorias, além de promover treinamentos internos para melhor utilização desses recursos.

Apresentamos algumas práticas para que a sua empresa tire o máximo proveito do chat corporativo como meio de aumentar a produtividade e melhorar a comunicação referente aos processos internos e à condução de atividades.

E você, gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e manter-se bem informado!