As organizações estão cada vez mais interessadas em estratégias que possam diferenciá-las no mercado. Precisam também de colaboradores engajados e motivados para que consigam atender às demandas crescentes do mercado. Nesse cenário, saber como atrair talentos para sua empresa é algo imprescindível.
Pensando nisso, preparamos este artigo, a fim de que você possa entender melhor quais são as práticas que podem ser adotadas para que os melhores profissionais de mercado tenham interesse em trabalhar na sua instituição!
Por que é tão importante atrair talentos para sua empresa?
A gestão de recursos humanos é um dos processos mais importantes para qualquer organização. Os talentos são as pessoas que realizam as atividades, interagem com clientes, transformam insumos em produtos e criam novas possibilidades de negócio. É fundamental fazer com que a contratação, o desenvolvimento e a retenção de bons profissionais sejam feitos da melhor forma.
Essas pessoas são os colaboradores que podem contribuir decisivamente para que a empresa atinja outro patamar. Dessa forma, é necessário estar atento e criar meios para que demonstrem alto potencial e capacidade de resolução de problemas, além de ter interesse em trabalhar no seu negócio.
Quais iniciativas podem ser adotadas?
A forma de recrutar pessoas mudou. Quando o assunto é talentos, é preciso fazer algo mais. As velhas táticas de simplesmente divulgar as vagas em sites e jornais e esperar os candidatos aparecerem já não funcionam mais.
Essa mudança de expectativas, além das recentes transformações digitais, têm impacto direto sobre as maneiras utilizadas para atrair talentos. Listamos 4 ações que podem ser implementadas para alcançar esse objetivo.
1. Construa uma marca empregadora
O conceito de Employer Branding está cada vez mais em discussão. As empresas estão se esforçando, de maneira geral, para que suas marcas sejam reconhecidas pelos profissionais como sendo boas para se trabalhar. Locais que oferecem boas condições têm clima agradável, investem no desenvolvimento dos colaboradores e se relacionam bem com o público.
Há empresas sendo fortemente identificadas como modernas e que se tornam objeto de desejo de todos aqueles que se destacam em seus segmentos. As redes sociais têm ajudado muito nesse processo, pois aproximam as marcas dos consumidores.
2. Saiba qual público deseja atingir
Antes de qualquer coisa, é preciso definir claramente a função do trabalho da vaga em questão. Caso identifique que não há candidatos internos que possam ser promovidos ou considerados para a posição, ela deve ser aberta ao público externo. Então, seja cuidadoso na descrição das atividades que serão executadas, bem como das competências demandadas.
Quando você não toma esses cuidados, pode ter muitas dificuldades para atrair as pessoas certas, gerando retrabalho e aumento de custos. Além disso, é interessante mapear qual é a melhor forma de atingir os candidatos ideais, buscando encontrá-los de uma forma mais orgânica e natural.
3. Ofereça benefícios compatíveis
Se você está realmente interessado em atrair talentos, lembre-se de que esses profissionais tendem a ser disputados no mercado. Observe quais são as práticas dos concorrentes e busque se diferenciar. Invista numa política de benefícios capaz de fazer com que as pessoas desejem trabalhar em sua empresa, por terem o interesse de contar com essas recompensas.
4. Desenvolva uma cultura inspiradora
Em termos de recrutamento dos melhores talentos, a cultura organizacional é um dos principais fatores de atração. As pessoas estão cada vez mais buscando o alinhamento por propósito e não apenas por um bom salário. Querem se identificar com os valores promovidos pela organização e com a sua atuação em geral, não apenas com os produtos e serviços oferecidos.
Para isso, é preciso desenvolver líderes transparentes e inspiradores, reconhecer os méritos dos funcionários de maneira justa e honesta e incentivar práticas colaborativas, a criatividade e a inovação.
Além disso, se você deseja atrair talentos para sua empresa, é muito importante contar com a tecnologia como aliada. Hoje, existem soluções que descomplicam as atividades burocráticas e liberam os profissionais de RH para que se dediquem diretamente às estratégias de recrutamento. Também há ferramentas que ajudam no processo, facilitando a comunicação e tornando-o mais eficiente.
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