Quer acelerar o processo de contratação da empresa? Veja 5 formas

A fase de admissão de um novo colaborador pode ser um processo bem demorado e, em 64% das empresas, costuma levar duas semanas. Trata-se de um tempo longo! Por isso, faz-se necessário acelerar o processo de contratação.

No entanto, ele envolve fases distintas, como a entrega dos documentos e a digitação de uma grande quantidade de dados em sistema. Em termos comparativos, demora mais para contratar alguém do que abrir uma empresa no estado de São Paulo.

A organização que deseja acelerar o processo de contratação não pode renunciar a boas práticas para evitar desperdício de tempo e dinheiro, além de garantir que o perfil escolhido seja o necessário para cada posição em aberto.

Confira 5 formas de acelerar esse processo mantendo a qualidade dos resultados. Acompanhe!

1. Defina o perfil necessário para cada vaga

Para acelerar o processo de contratação de novos colaboradores, sua empresa deve determinar as características profissionais desejadas. Essa é uma etapa muito simples, mas que precisa ser alinhada com o gestor de cada área.

No entanto, sua atenção deve contemplar as características e habilidades interpessoais — fundamentais para as relações no dia a dia. Não poupe esforços para traçar esse perfil e dizer, em detalhes, o que sua empresa necessita.

2. Aumente a quantidade de fontes de recrutamento

Outra forma importante para acelerar o processo de contratação da empresa é não restringir as fontes de recrutamento. Não é eficiente anunciar as vagas em apenas um lugar, como um portal online, ou apenas recorrer ao banco de talentos.

Determinadas vagas necessitam de um alcance maior. Sendo assim, peça referências aos colaboradores e incentive as indicações. Busque ainda opções entre os contatos da sua network.

Powered by Rock Convert

3. Invista em divulgação

Redes sociais, fóruns digitais e listas de discussões por e-mail são plataformas gratuitas que oferecem bastante visibilidade às vagas.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada para profissionais que conta com uma área exclusiva para a divulgação de vagas. Portanto, pode ser um excelente local para buscar candidatos e acelerar o processo de contratação.

O mais importante é você buscar os canais onde estão os candidatos com o perfil desejado. Em alguns casos, portais especializados devem ser utilizados.

4. Flexibilize para acelerar o processo de contratação

Essa flexibilização deve ser em relação ao seu processo. Expectativas podem atrasar a contratação de novos colaboradores, pois acabam impedindo o avanço das fases — como se prender a uma quantidade exata de tempo de experiência.

Alguns candidatos têm um bom perfil para a vaga, contudo, não preenchem todos os requisitos listados. Nesses casos, é importante que seja verificado se sua lista de exigências não ficou extensa demais.

Lembre-se de que há pessoas capazes de crescer e que podem ser desenvolvidas pela companhia, alcançando o perfil ideal.

5. Utilize o que há de melhor na tecnologia

A tecnologia é um fator essencial para acelerar o processo de contratação da empresa. Você deve buscar uma solução inteligente e eficiente para a gestão do recrutamento e da seleção de pessoas.

Ferramentas como a Selecty são capazes de acelerar o processo de contratação por meio de ações como o reforço da sua marca empregadora, a atração de talentos, o relacionamento com os candidatos e a triagem de profissionais, além de outros benefícios.

Gostou deste texto? Então, fale conosco agora mesmo para conhecer a plataforma Selecty e ter acesso a todas as vantagens dessa solução inteligente de recrutamento e seleção de talentos.