Saiba o que fazer para acelerar o processo de recrutamento e seleção

Encontrar o profissional ideal para um cargo é um trabalho demorado e caro. Por isso, as empresas sempre buscam maneiras de acelerar o processo de recrutamento e seleção, preenchendo a vaga no menor tempo possível sem abrir mão da qualidade na contratação.

Ter assertividade durante essa etapa é essencial — afinal, a escolha correta pode levar a excelentes resultados, assim como uma contratação falha traz prejuízos e prejudica o engajamento da equipe.

Então, quer saber o que fazer para acelerar o recrutamento e seleção, obtendo bons resultados? Confira as nossas dicas!

Defina exatamente o perfil de que precisa

É comum que organizações contratem pessoas que acabarão se desligando em 2 ou 3 meses, por iniciativa própria ou da empresa. Geralmente, isso ocorre porque não houve adequação com a cultura organizacional ou porque o profissional não tinha as competências realmente necessárias para o cargo.

Para evitar esse tipo de problema, é importante traçar um perfil de profissional ideal para a vaga e basear-se nesse modelo para fazer a seleção. Esse perfil pode ser obtido avaliando-se as características dos contratados que obtiveram melhor performance no exercício da função, por exemplo.

Determine pontos eliminatórios

Uma seleção objetiva depende da avaliação minuciosa dos currículos apresentados para escolher aqueles que participarão das entrevistas. Isso envolve uma triagem desses perfis, considerando apenas os que têm uma boa adesão à vaga disponível.

Características tidas como essenciais não podem ser ignoradas nessa hora, então, use o perfil definido anteriormente como ideal para servir de parâmetro. As soft skills, ou competências comportamentais, podem ser levantadas nas próximas etapas da seleção.

Tenha flexibilidade

É fundamental, como dissemos, traçar o perfil de candidato ideal para ter uma contratação mais acertada. No entanto, se as exigências da empresa forem rígidas demais, encontrar esse profissional poderá ser muito difícil, arrastando o processo seletivo por muito tempo.

Por isso, estabeleça um modelo considerando as características indispensáveis que esse candidato deve apresentar. Quanto ao restante, procure ser mais flexível — verifique até quais habilidades poderão ser desenvolvidas na própria empresa, seja pela experiência, seja por meio de treinamentos.

Conte com um banco de talentos

Montar um banco de talentos faz toda a diferença na hora de elaborar um recrutamento mais rápido. Ele pode ser realizado com os currículos das pessoas que enviam a candidatura na página “Fale Conosco” da empresa, por exemplo, ou com os contatos dos profissionais que participaram de seleções anteriores.

Nesse último caso, o processo pode ser bem agilizado, justamente por que se elimina algumas etapas. Afinal, essas pessoas, provavelmente, já passaram por entrevistas e testes no passado, sendo assim mais compatíveis com o perfil que a empresa busca.

Divulgue a sua vaga nos lugares certos

Para que o candidato ideal seja localizado, também é necessário divulgar a vaga nos espaços adequados. E isso diz respeito apenas ao setor de atuação da sua empresa, mas também ao próprio tipo de profissional que você busca.

Se você procura executivos de alto padrão, talvez a parceria com headhunters seja uma boa alternativa. Já se procura estagiários, vale a pena apostar em portais voltados para universitários. Existem hoje diversos portais e até redes sociais voltadas para isso — o mais importante é considerar o tipo de pessoa que você quer para a empresa e escolher os canais mais adequados para cada caso.

Examine os seus erros

Avaliar as contratações erradas e buscar as falhas desse processo pode lhe ajudar a ganhar tempo nos próximos processos seletivos. Afinal, com esse exame cuidadoso, é possível identificar os problemas mais recorrentes para evitá-los no futuro.

Inclusive, vale lembrar: ainda que a seleção seja uma prática comum a todas as empresas, cada organização tem suas particularidades na hora de contratar. Então, tenha essas demandas em mente durante todo o seu recrutamento e seleção.

Elimine todas as dúvidas durante a contratação

Por mais que o tempo para o preenchimento da vaga seja curto, não contrate apenas para bater uma meta ou resolver temporariamente um problema. As consequências disso podem ser bem ruins, trazendo até prejuízos para a empresa.

Se o processo atual está muito lento, você pode buscar soluções temporárias, mas sem que isso afete o processo seletivo como um todo. Não abra mão de esclarecer qualquer dúvida sobre os candidatos, por exemplo — seja em relação ao seu comportamento, seja sobre as referências que ele indica em seu currículo. Esclarecer todos esses pontos é crucial para uma contratação acertada.

Expanda suas fontes de recrutamento

Não se limite apenas ao passo a passo mais comum na hora de recrutar! Vá além dos portais tradicionais de vagas e trabalhe também o networking, desenvolva ações de marketing voltadas para profissionais, participe de feiras em universidades etc.

Em suma, leve em consideração outras possibilidades que, em alguns casos, podem atrair profissionais até mais alinhados com o perfil desejado. Embora não sejam diretas, essas ações fortalecerão a imagem da sua empresa e ajudarão o seu recrutamento de talentos a médio e longo prazo.

Aproveite bem as entrevistas

Sabemos que a entrevista é o momento em que o recrutador conhece melhor o candidato, confirmando os pontos apontados no currículo. Nessa fase, também, é possível aferir as suas habilidades emocionais por meio de dinâmicas ou testes psicológicos.

Para aproveitar tudo isso, prepare um roteiro bem completo para essa entrevista, que contemple o maior número possível de informações necessárias para uma seleção acertada. Compare os dados coletados, cheque todas as informações necessárias e faça questionamentos diretos, que esclareçam se o candidato é realmente a melhor opção para a vaga.

Utilize a tecnologia

Por fim, a digitalização das etapas que vimos até aqui pode fazer toda a diferença no tempo necessário para o recrutamento e seleção de pessoas da sua empresa.

Hoje, softwares avançados contam com filtros que ajudam a triagem dos currículos, assim como auxiliam você a personalizar entrevistas e dinâmicas. Também, amplia-se a própria divulgação das vagas, usando mais canais para aumentar a probabilidade de você encontrar o profissional certo. Afinal, com uma boa solução digital, é possível lidar com um volume muito maior de informações de maneira rápida e direta.

Com todas essas dicas, sem dúvida, você conseguirá acelerar o processo de recrutamento e seleção substancialmente, obtendo excelentes resultados não só quanto ao seu tempo de execução, mas também na qualidade dessas contratações!

Gostou da leitura? Quer receber ainda mais informações como estas? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e acompanhe nossas próximas postagens!