Como o RH pode ajudar na redução de custos na empresa?

Erros como uma contratação equivocada ou a falta de capacitação de pessoal podem ser caros demais para uma organização. Por isso, é muito importante envolver o RH no gerenciamento para a redução de custos na empresa.

Considerada estratégica, a área de Recursos Humanos tem como função liderar uma eficiente gestão do capital humano e contribuir para a diminuição de gastos desnecessários — além de cumprir os objetivos externos da companhia.

Na atualidade, quase todo negócio de sucesso utiliza a tecnologia para gerir processos e pessoas. Por meio dela, consegue-se automatizar rotinas, acertar no recrutamento, fazer campanhas de onboarding e auxiliar na redução do turnover.

Continue a leitura e conheça as estratégias que podem ser utilizadas pelo RH para a redução de custos na empresa.

Tenha um sistema de ponto eletrônico

Cadernos, planilhas ou aquela máquina antiga de cartão de ponto são formas ultrapassadas de realizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar.

Um sistema de ponto eletrônico facilita o acompanhamento, pois evita as falhas humanas no controle. Trata-se de um mecanismo mais seguro para a empresa e para os trabalhadores, além de possibilitar a geração de relatórios personalizados.

Cuide da saúde no trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo zelar por condições adequadas e seguras nos ambientes de trabalho. Ela observa e relata condições de risco para que sejam eliminadas, evitando acidentes e doenças.

Os membros da CIPA também atuam em campanhas de prevenção e elaboram um plano de trabalho ligado à redução de riscos e impactos ambientais. Problemas de justiça, afastamento por acidente e desastres ambientais têm um custo altíssimo.

Centralize as tarefas de RH em um software

A área de Recursos Humanos tem à disposição softwares que permitem a centralização de seus processos, o que evita a incompatibilidade em projetos. Eles ainda podem ficar salvos na nuvem, liberando o acesso para todos da equipe.

A centralização das tarefas de RH possibilita a melhor tomada de decisões, pois todos os dados e fatores que precisam ser analisados encontram-se em uma única plataforma e podem ser gerenciados de maneira precisa.

Revise os benefícios concedidos

Outro ponto tem a ver com a gestão de benefícios. Mudanças acontecem frequentemente em nossa sociedade e elas se refletem nos profissionais. Alguns benefícios deixam de ser interessantes, enquanto outros passam a ser desejados.

Revisar os benefícios concedidos não significa simplesmente eliminá-los, mas verificar se estão sendo utilizados. Aqueles que são pouco usados podem ser substituídos por outros com custo menor e maior poder de atrair talentos.

Contrate profissionais alinhados com a organização

É necessário aprimorar constantemente o modo como sua empresa cumpre os processos de recrutamento e seleção de pessoas. Eles precisam ser certeiros, pois o custo de uma contratação errada é alto.

Um bom software de recrutamento e seleção permite fazer a triagem dos candidatos por meio de filtros avançados, criar etapas personalizadas para entrevistas dinâmicas, realizar avaliações online e ainda criar uma estratégia de employer branding.

Essas e outras estratégias de redução de custos na empresa permitem que o RH consiga colaborar para a diminuição de gastos com a alta rotatividade de colaboradores, oferecendo uma maior precisão na contratação de profissionais e aproveitando a maior eficiência que eles têm.

Para obter essas e outras vantagens em sua empresa, entre em contato com a Selecty, a mais completa plataforma de soluções para gestão de recrutamento e seleção. Use o poder da tecnologia para cumprir seu objetivo de encontrar os melhores profissionais.