Entenda o que é o dashboard de RH e como usá-lo para melhorar seus processos seletivos

Devido à evolução pela qual o RH tem passado nos últimos anos, o dashboard de RH automatizado é a melhor solução para quem quer ter um recrutamento mais estratégico. Além de otimizar funções, ele oferece praticidade às fases do recrutamento, tornando o processo seletivo muito mais objetivo e, o que é mais relevante, dando mais segurança às decisões.

O dashboard de RH nada mais é que um painel com os principais dados financeiros, comerciais, logísticos, de recursos humanos e relativos aos processos de manutenção da sua organização. Ou seja, é uma junção dos dados mais importantes para o seu negócio.

Neste post, daremos exemplos de como essa ferramenta pode ajudar a melhorar o processo seletivo. Boa leitura!

Otimiza os processos

Por meio do dashboard de RH, os dados que são mais acessados pelo RH, como seleções, banco de currículos, absenteísmo, treinamentos, admissões, demissões, clima organizacional e número de colaboradores, podem ser facilmente visualizados e acompanhados em tempo real.

Dessa forma, é possível formular, realizar e medir com muito mais eficiência os planos de execução do setor.

Reduz custos

Ao serem automatizados, os processos ajudam a reduzir de forma significativa erros e excluem a chance de retrabalhos, além de não ser necessária a utilização de outros sistemas para avaliar dados. Caso não aconteçam erros durante o processo, há a possibilidade poupar gastos para repará-los ou com retrabalhos e treinamentos.

A diminuição dos custos também é conquistada reduzindo-se a rotatividade de pessoal. Contratações assertivas são resultado de análises de informações feitas adequadamente.

Powered by Rock Convert

Aumenta a produtividade

Por ser dinâmico, o dashboard de RH possibilita o acompanhamento dos principais dados de cada setor de forma rápida e prática, otimizando o tempo gasto consultando todos os administradores relacionados ou acessando inúmeros sistemas para coletar dados. Essa economia de tempo é utilizada em outras tarefas, elevando a produtividade dos funcionários.

Integra e organiza informações

Torna-se muito mais fácil o acesso a várias informações dos departamentos da empresa, por meio dos indicadores de gestão, sem que haja a necessidade de realizar longas reuniões somente para conseguir os dados necessários. Os objetivos das reuniões começam, então, a ser as tomadas de decisão e as soluções relevantes.

No setor de RH, por exemplo, é possível que os gestores analisem o desempenho dos funcionários de cada departamento e reconheçam a necessidade de realizar treinamentos, objetivando a otimização dos resultados.

Monitora os indicadores em tempo real

Os gestores de RH conseguem realizar a análise de inúmeros indicadores de gestão e, ao mesmo tempo, obter a sua atualização em tempo real. O fato é que a gestão fica muito mais simplificada e é uma grande vantagem competitiva, devido ao fato de ter em mãos, a qualquer momento, a real situação da organização.

Automatiza indicadores de gestão

Aprender a utilizar a tecnologia oferece inúmeros benefícios e, nessa situação, a principal vantagem é facilitar a abreviação das informações em um só ambiente, sem que seja necessário utilizar inúmeras ferramentas para analisar os dados. Com uma visão mais ampla e simplificada, é possível que o gestor tenha um alcance maior das informações importantes do departamento e da empresa em geral.

Viu como o uso do dashboard de RH contribui muito para uma melhoria contínua dos resultados e também para conduzir melhor os planejamentos estratégicos? Devido à precisão das informações que ele oferece, torna-se viável fazer uma apuração mais segura e completa dos prós e contras que aparecem na rotina da organização.

Agora que você já sabe o que é o dashboard de RH e como usá-lo para melhorar seus processos seletivos, aproveite para curtir nossa página no Facebook e se manter informado sobre nossos conteúdos!