Confira 3 erros no processo de seleção para serem evitados

O processo de recrutamento e seleção nas organizações pode ser um grande desafio para o departamento de RH, especialmente se a empresa ainda estiver cometendo erros no processo de seleção, comprometendo o andamento do setor, que é essencial e estratégico para o desempenho da instituição.

O fato é que muitos problemas enfrentados pelas empresas são desencadeados por erros em processos seletivos, como incompatibilidade cultural, falta de conhecimento técnico, inaptidão gerencial, entre outros.  

Neste post, vamos apresentar os 3 principais erros em processos seletivos. Boa leitura!

1. Não fornecer um feedback

Por mais que alguns candidatos não sejam selecionados, é primordial dar um feedback com argumentos plausíveis. Essa atitude é o mínimo que o recrutador precisa fazer junto ao candidato que teve o empenho de se candidatar à vaga. Afinal, ficar sem respostas é bastante angustiante para a pessoa que está procurando uma colocação no mercado.

O retorno nada mais é que uma questão de empatia e respeito, além de ser uma ferramenta imprescindível de gestão. Seja por telefone, e-mail ou SMS, seja sempre cordial e respeitoso ao comunicar o resultado do processo seletivo.

2. Não explicar todos os detalhes da vaga

Algo que pode fazer com que os papéis se invertam é a falta de precisão nas informações passadas para o candidato. Quem apresenta potencial perde o interesse, da mesma forma que quem não corresponde à vaga acaba se interessando, exatamente por não saber de todas as características do cargo.

Powered by Rock Convert

No primeiro contato com o candidato ou na entrevista, o recrutador deve ser objetivo e claro com relação às competências necessárias, ao salário, aos horários, aos local de trabalho, às possibilidades de mudança, entre outras informações. Inclusive, os detalhes da vaga devem ficar claros desde o momento em que o anúncio é produzido. Deixe bem claro detalhes como:

  • local de trabalho;
  • atividades desempenhadas;
  • benefícios oferecidos;
  • competências exigidas;
  • escolaridade exigida;
  • possibilidade de home-office;
  • necessidade de viagens.

3. Executar testes e entrevistas de forma equivocada

O processo seletivo não se restringe à entrevista. É possível utilizar outras ferramentas para analisar os candidatos, com o objetivo de escolher aquele que apresenta o perfil mais adequado. Existem testes que podem ser realizados, como formulários interativos e simulações, que auxiliam na avaliação de competências e habilidades técnicas dos profissionais em questão.

Porém, é preciso que os testes realizados sejam adequados ao cargo em questão no processo seletivo. Jamais perca tempo desenvolvendo testes e entrevistas que não sejam totalmente voltados para detectar o candidato mais preparado para desempenhar as atividades relativas à vaga. O software de recrutamento e seleção Selecty é uma ferramenta muito eficaz para ajudar na prevenção de erros nesses processos.

Essa plataforma apresenta etapas personalizadas para realizar entrevistas mais dinâmicas e objetivas para a finalidade desejada. Esse software também consegue registrar roteiros de perguntas e os resultados dos testes. Com esses dados, ele apresenta indicadores que ajudam a comparar a qualidade dos candidatos que a empresa está buscando.

Agora ficou mais fácil evitar erros no processo de seleção e recrutamento. É importante ressaltar a importância de utilizar um software, a fim de que o profissional de RH tenha mais tempo para se dedicar às etapas estratégicas do processo de seleção.

Aprendeu a evitar erros no processo de seleção? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco! Ajudaremos você a realizar um eficiente processo seletivo!