Como fazer uma boa gestão de currículos recebidos na empresa? Veja mais

Realizar uma boa gestão de currículos é um passo essencial para quem quer minimizar o desgaste da equipe para o processo de recrutamento e seleção, além de auxiliar na triagem e localização de um profissional que apresente o perfil certo para o cargo disponível.

As organizações que procuram aumentar a presença no mercado, a visibilidade do negócio e a produtividade devem ter uma equipe muito bem qualificada. Assim, é essencial que a área de RH esteja instruída sobre as estratégias mais eficientes e as novas tecnologias que auxiliam para que o processo seletivo tenha mais eficácia.

Pensando nisso, neste post, daremos dicas de como realizar uma boa gestão de currículos. Boa leitura!

Determine o perfil ideal para cada vaga

Algo muito importante para conseguir ter sucesso no processo seletivo é realizar a descrição do perfil da vaga, isto é, as características primordiais que o profissional deve ter. Quanto mais específicos forem os detalhes, mais chances seu RH terá de encontrar o candidato que mais se encaixa no cargo.

Por esse motivo, o ideal é que esse perfil seja criado juntamente ao gestor responsável pelo setor. Assim, será possível determinar os conhecimentos técnicos que são necessários para a função, características comportamentais, experiências anteriores, entre outros elementos.

Essa fase também é essencial para a gestão de currículos, devido ao fato de que, com essas informações, será possível realizar filtros para selecionar os documentos e fazer buscas de forma mais rápida.

Organize o armazenamento dos currículos

Quando uma vaga é aberta, o número de currículos que o setor responsável pela seleção recebe é enorme e, muitas vezes, os documentos aparecem por vários meios, como site da própria empresa, e-mail, redes sociais, entre outros.

É necessário centralizar o recebimento dos currículos em um só local, como forma de evitar que as buscas demorem mais que o planejado e assegurar que você tenha acesso aos dados dos melhores candidatos. Várias organizações têm um campo para enviar currículos em um e-mail próprio ou um site para recrutamento, por exemplo, a fim de simplificar essa tarefa.

Inclusive, é preciso investir em recursos tecnológicos que consigam arquivar, filtrar e analisar os documentos conforme as peculiaridades da função. 

Conte com a ajuda de um software de gestão de recrutamento e seleção

Outra ação bastante importante para quem deseja realizar uma boa gestão de currículos é investir em softwares para essa atividade. Atualmente, é possível encontrar plataformas que reúnem o recebimento dos currículos e ajudam na seleção e na avaliação dos profissionais conforme os critérios determinados pelo RH. Dessa forma, o processo seletivo se torna mais ágil e assertivo.

Por meio dessas novas tecnologias, é possível, por exemplo, abrir uma nova vaga e integrá-la com a um banco de vagas ou redes sociais, a fim de conseguir uma boa quantidade de currículos. Alguns softwares fazem a triagem automaticamente, por meio de um recurso de inteligência artificial, para apontar os candidatos que são mais adequados para a vaga.

Entenda como deve ser feita a escolha do software

É muito importante que, na hora de decidir qual software utilizar, não se escolha um que seja totalmente pronto, engessado, com poucas possibilidades de ser customizado. A solução escolhida deve permitir a personalização, a fim de atender às demandas e às necessidades da sua organização.

No momento de verificar as alternativas, analise se a plataforma integra sites de emprego às redes sociais, se é moderna, com fácil interação e que possibilite a inclusão de candidatos automaticamente. Um bom software também disponibiliza relatórios customizados para dar suporte à gestão de RH da empresa, com o intuito de avaliar e oferecer otimizações para o processo de triagem de currículos e análise de candidatos.

Escolher o software errado pode gerar prejuízos para a companhia, inclusive, não ajudar no aprimoramento do processo e complicar a vida dos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas.

Mantenha o banco de currículos atualizado

É essencial ter, nos bancos de currículos, uma enorme quantidade de alternativas que possam ser convocadas à seleção se surgir uma oportunidade na companhia. Por esse motivo, a inclusão de novos candidatos é sempre muito bem-vinda. No entanto, é necessário ficar alerta à atualização de cada perfil.

É imprescindível averiguar se os currículos que estão por mais tempo no banco estão devidamente atualizados. É necessário também analisar se estão duplicados, visto que diversos profissionais encaminham mais de um currículo para a mesma empresa. Dessa forma, faça sempre a atualização do seu banco de currículos.

Defina o perfil do profissional que a empresa precisa

Lembre-se de que, antes de iniciar o processo de triagem de currículos, é preciso traçar de forma detalhada o perfil que a instituição deseja, conforme a função disponível. Um bom exemplo é a função de recepcionista, que, geralmente, é direcionada a pessoas que estão procurando o primeiro emprego. Já cargos como o de um chef de cozinha exigem mais experiência.

Para não errar na escolha, crie uma lista dos requisitos solicitados para a função, como nível de conhecimentos específicos, formação, outros idiomas, entre outros, a fim de ter um processo mais dinâmico e analisar somente os candidatos que se enquadrem no perfil solicitado.

Crie um banco de talentos

Ao longo dos processos seletivos, muitos candidatos passam por uma avaliação para a escolher os que ocuparam as vagas disponíveis. Os candidatos são submetidos a identificação de seus perfis, testes, dinâmicas e entrevistas, e é possível apontar outros profissionais que poderão ser aproveitados em futuras oportunidades.

Por esse motivo, é necessário também criar um banco de talentos, separar os currículos já avaliados e que têm grande potencial. É importante ressaltar que um banco de currículos organizado é primordial para que a companhia não perca talentos.

Apresentamos algumas dicas essenciais para realizar uma boa gestão de currículos em sua organização. Dessa forma, você terá uma ferramenta muito importante para otimizar os processos de recrutamento e seleção de novos talentos. É importante ressaltar o quanto é primordial utilizar um software desse tipo.

A Selecty pode ajudar sua empresa a encontrar a solução certa para o processo de recrutamento e seleção. Portanto, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.