Gestão de dados no RH: o que é e como ela pode otimizar o processo seletivo?

Os funcionários são uma parte de extrema importância em qualquer corporação. Por isso, saber escolher os talentos que farão parte da sua equipe é crucial — o que exige, cada vez mais, uma boa gestão de dados.

Existem hoje várias ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar o setor de Recursos Humanos nesse serviço, trazendo novas maneiras de fazer um recrutamento. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo este post e entenda como a gestão de dados pode otimizar a seleção de novos talentos!

O que é gestão de dados?

Trata-se de um recurso informatizado para coletar, armazenar, analisar e registrar todos os dados do setor de Recursos Humanos, bem como da própria corporação e das tarefas realizadas nela. Em suma, esse é um sistema que beneficia os colaboradores no que se refere à agilidade e à administração de todo o andamento das atividades empresariais.

Nesta época em que tudo é conectado e on-line, volumes imensos de dados são gerados diariamente, sobre as mais diversas áreas e assuntos. Depois de coletados e analisados, tais dados são capazes de gerar insights e informações muito valiosos às empresas, seja sobre o mercado, sobre os consumidores ou os próprios funcionários.

Para o setor de RH, especificamente, é possível simplificar as etapas de recrutamento, passando pela seleção e a contratação até chegar à retenção dos talentos. Ao colher informações de cada candidato ou colaborador, por exemplo, facilita-se a procura de perfis mais compatíveis com a vaga, aumentando a eficiência do processo. Em outras palavras, uma boa gestão de dados garante uma seleção mais precisa e eficiente em encontrar pessoas qualificadas para cada função.

Qual é a sua importância?

Em primeiro lugar, ao usar ferramentas de gestão de dados os profissionais de RH conseguem focar mais em suas funções gerenciais. Afinal, ainda que jamais substitua o trabalho humano, a automação causada por um software é um recurso estratégico que aumenta a sua eficiência.

Powered by Rock Convert

Além disso, como as demandas da empresa sempre passam pelo RH, essa integração oferece mais transparência a todos os processos. Diferentes profissionais conseguem acompanhar a produtividade e, assim, é possível ter uma visão mais ampla de toda a equipe.

A gestão de dados é, sem dúvida, uma inovação que viabiliza serviços que poderiam levar muito mais tempo se fossem feitos de forma manual e isolada. Com ela, o foco dos profissionais passa a ser as suas próprias capacidades e rendimentos, para que todas as melhorias necessárias sejam feitas.

Como os dados são organizados no RH?

Os dados utilizados na gestão podem ser classificados como internos e externos, além de estruturados ou não estruturados. Dados internos dizem respeito à empresa em si, enquanto os externos falam sobre o mercado, a concorrência e outros aspectos similares.

Os dados estruturados, por sua vez, são aqueles que já estão organizados e podem ser acessados pelas equipes, geralmente armazenados em algum sistema. Os não estruturados, então, são os que estão guardados esparsamente em HDs, pendrives, e-mails, anotações e outros meios que não ficam disponibilizados para fácil acesso.

Como a gestão de dados otimiza o processo seletivo?

São muitas as vantagens que uma empresa aproveita ao contar com a gestão de dados durante os seus processos seletivos. Entre elas, podemos citar:

  • definição de uma base de dados para o perfil da vaga;
  • análise de informações dos candidatos por meio de algoritmos;
  • levantamento de indicadores para analisar os resultados;
  • automatização na triagem de currículos.

O trabalho com a gestão de dados é capaz de aumentar muito a performance de todos os setores da empresa, uma vez que ele é unificado e acompanha uma melhora na comunicação, em geral. Assim, o desempenho dos profissionais é otimizado, gerando um aprimoramento e aumento da produtividade em todas as áreas.

Gostou da leitura? Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira também qual é a importância da harmonia entre software de RH e LGPD!