Como fazer a gestão estratégica de custos de um software de RH

A gestão de Recursos Humanos (RH) é responsável por grande parte do desenvolvimento de uma organização. Por isso, é essencial saber administrá-la corretamente, especialmente se a empresa quer continuar alcançando patamares inovadores.

Pensando nisso, veremos neste post o que é uma gestão estratégica de custos e qual é a sua utilidade para o setor de Recursos Humanos. Também falaremos sobre o papel da tecnologia nessa gestão e o custo/benefício de adquirir um software de RH.

Ficou interessado? Então, continue acompanhando este artigo e tire suas dúvidas!

O que é uma gestão estratégica de custos?

O setor de Recursos Humanos movimenta uma quantidade considerável dos recursos de uma empresa, devido à folha de pagamento dos colaboradores, aos custos com o recrutamento e a capacitação de novos talentos etc. Por conta disso, é normal que a sua gestão assuma o objetivo de reduzir gastos nas atividades cotidianas. Mas a verdade é que isso não é suficiente.

Para que a administração apresente resultados promissores, uma ferramenta que se torna indispensável é a gestão de custos. Afinal, todas as decisões tomadas no presente são “sementes plantadas” para o futuro — sem contar que a competitividade do mercado atual exige planejamentos e atitudes com o mínimo de equívocos possível.

Aqui, a palavra que deve estar sempre em evidência é organização: somente um gerenciamento adequado e estratégico de custos pode nortear decisões sobre a manutenção de ações, ou mesmo o seu corte. A avaliação eficiente de todas as operações ajuda a identificar o que está sendo benéfico e o que está causando danos à corporação. E, para isso, o setor de RH precisa ter acesso a todas as informações possíveis sobre as suas atividades, trabalhando com dados exatos, atualizados e que estejam sempre sobre o controle dos responsáveis.

Qual é a utilidade dessa gestão?

Nesta era dos avanços tecnológicos, o objetivo da gestão de custos tomou uma nova dimensão. Agora, a administração faz uma análise ampla dos custos dos serviços e produtos em que a empresa investe. Seu foco, basicamente, é gerar valor ao processo produtivo realizando o ciclo operacional no menor espaço de tempo.

Esse acompanhamento vai desde os primeiros passos da atividade até a concretização dos desejos da equipe e da empresa. Em outras palavras, essa gestão engloba todas as atividades internas e externas da organização, para que tudo seja muito bem administrado.

É necessário, portanto, fazer a estatística dos gastos de maneira precisa. Depois dessa avaliação, é possível pensar com mais agilidade em novos investimentos para o progresso da instituição — além do desenvolvimento dos colaboradores, pois sabe-se que esse investimento gera reciprocidade.

Powered by Rock Convert

Qual é a importância de medir o custo-benefício de um software de RH?

Grande parte das atividades e dos departamentos das empresas está vinculada à gestão de Recursos Humanos, e eles precisam estar em sintonia para garantir o crescimento corporativo. Logo, todos os gastos de entradas e saídas devem ser pesados com muita cautela, considerando a situação atual dos investimentos que a empresa realiza no setor.

Analisando com mais profundidade, o RH tem gastos enormes com turnover devido a admissões que poderiam não ter acontecido, por exemplo. Justamente por isso, o investimento em um software de RH pode ser muito benéfico a toda a empresa. Essa decisão tornará os serviços do setor mais ágeis, pontuais e com menos probabilidade de erros.

Nesse contexto, então, uma gestão estratégica de custos tem o objetivo de avaliar o custo-benefíco do investimento nessa tecnologia que dará suporte ao departamento de RH. Para isso, é interessante fazer algumas indagações quanto ao sistema, antes de implementá-lo.

  • Ele atende às necessidades particulares do setor?
  • Quanto ele reduzirá dos seus custos?
  • Ele trará segurança aos dados?
  • Poderá contribuir com os treinamentos?
  • Ele aumentará a produtividade do setor?
  • É capaz de diminui o turnover?

Quais são os benefícios de um software de RH?

Após uma análise profunda dos softwares de Recursos Humanos, a escolha daquele que beneficiará a sua empresa de forma mais extensiva pode ser um “divisor de águas” nas práticas laborais do setor, causando um grande impacto na cultura organizacional e proporcionando desenvolvimento constante.

Com um software de última geração, todo o processo de seleção e recrutamento será realizado de forma dinâmica. Pode ser inserida a seleção às cegas, por exemplo, que elimina o racismo e outros estereótipos durante processos seletivos, dando oportunidade para uma diversidade racial e cultural na empresa. Também haverá mais chances de recrutar talentos com habilidades específicas — algo em que o gestor de Recursos Humanos precisa ter um pouco mais de atenção, para que a empresa absorva as pessoas mais qualificadas e produtivas para cada cargo.

Com um processo seletivo informatizado, o setor de recursos humanos aplica as métricas de seleção com mais eficiência. O funil de recrutamento, por exemplo, é um gráfico numérico que favorece o acompanhamento detalhado de todas as fases de uma operação seletiva , disponibilizando ao final um resultado mais rápido e eficaz. Outro ponto positivo é que, com essa automação, diversos dados importantes podem ser compartilhados diretamente entre os colaboradores, favorecendo a sua comunicação e a troca dos informes necessários à toda a corporação.

Sem dúvida, ao escolher um software com tecnologia de ponta, capaz de oferecer diversas funcionalidades à sua empresa, será possível reduzir custos consideráveis de recursos e tempo no recrutamento. O sistema de RH da Selecty, por exemplo, oferece os seguintes benefícios, dentre outros:

  • automatização de processos;
  • reforço do marketing para atrair candidatos;
  • ferramentas especializadas para atender às demandas da empresa;
  • indicadores de desempenho para uma tomada de decisão mais precisa;

Enfim, ao longo deste artigo você entendeu o que é uma gestão estratégica de custos e qual é a sua importância para uma empresa. Também conheceu os maiores benefícios que um software de RH pode promover ao seu negócio. Agora, aproveite esta oportunidade para investir de maneira certa nessa nova tecnologia, coletando todos os privilégios que um software moderno oferece para desenvolver a sua organização!

Se você gostou deste artigo, entre em contato conosco e confira como a nossa solução pode ajudar a sua empresa!