Saiba o que é o hunting no RH e suas vantagens

De fato, não é uma tarefa fácil achar candidatos qualificados para uma vaga. Em condições normais, essa atividade já costuma trazer dores de cabeça para o departamento de Recursos Humanos — quando o objetivo é ocupar altos cargos, então, que exigem grande especialização, a procura fica ainda mais complicada. É aí que surge o hunting no RH.

Basicamente, essa é a estratégia de ir atrás dos candidatos mais capacitados de maneira ativa, achando os que mais se ajustam ao perfil solicitado para o cargo. Distintivamente dos processos de recrutamento e seleção tradicionais, em que os profissionais se inscrevem em uma dada empresa e executam as etapas do processo seletivo, no hunting o contato parte do próprio RH.

Quer entender isso melhor? Neste post, falaremos sobre as principais vantagens do hunting no RH de uma empresa. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Preenchimento de cargos de alta gestão

O preenchimento de vagas estratégicas é mesmo uma das tarefas mais difíceis para o RH. Afinal, elas requerem profissionais com características bem específicas e que raramente se inscrevem em seleções tradicionais. Mas, com o hunting, encontrar talentos ou profissionais adequados para altos cargos se torna muito mais fácil.

Isso porque ele possibilita uma procura mais inteligente de profissionais de alta qualificação, que consigam otimizar os resultados organizacionais ao preencher cargos de liderança e gestão.

O fato é que para escolher os profissionais ideais para cargos de liderança é utilizado um headhunter, que é como um “caçador de cabeças”. Ele é um mediador entre o profissional e a organização, aliando as demandas da empresa com a qualificação e perfil deste.

Powered by Rock Convert

O que difere um recrutador de um headhunter é o seu networking, ou seja, sua rede de relacionamentos. Geralmente, o headhunter é muito bem relacionado e passa mais confiança, colaborando muito para encontrar o candidato certo para vaga certa.

Maior acerto na contratação

Na procura ativa do hunting no RH, é possível selecionar profissionais que respondam às expectativas mais particulares da organização. Assim, as chances de uma contratação errada são minimizadas, visto que os critérios para a vaga e as competências do profissional são muito bem conhecidos.

Vale lembrar que uma contratação qualificada pode interferir inclusive na satisfação e na confiança de toda empresa. Justamente por isso, esse acerto é fundamental.

Otimização de recursos nos processos seletivos

Ao trabalhar ativamente pela busca do melhor perfil, o RH consegue reduzir o tempo utilizado nos processos seletivos, bem como economizar recursos financeiros e humanos. Afinal, é possível excluir a etapa de triagem de currículo e outras etapas iniciais, além de garantir que os candidatos selecionados têm as características desejadas para a vaga.

Enfim, agora você entende o papel do hunting no RH. Como vimos, essa estratégia é a chave para os profissionais desse setor que querem contratar no menor tempo possível e com assertividade. Vale ressaltar que, para obter os melhores resultados, o RH pode atuar juntamente ao headhunter em todas as fases do processo, garantindo mais precisão, agilidade e economia de recursos.

Então, gostou da leitura? Para continuar acompanhando nossas atualizações e dicas, aproveite para seguir as nossas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.