Saiba o que é o hunting no RH e suas vantagens

De fato, não é uma tarefa fácil achar candidatos qualificados para uma vaga. Em condições normais, essa atividade já costuma trazer dores de cabeça para o departamento de Recursos Humanos — quando o objetivo é ocupar altos cargos, então, que exigem grande especialização, essa procura fica ainda mais complicada. Mas é aí que surge o hunting no RH. Você sabe o que é isso?

Neste post, explicaremos melhor essa estratégia e veremos quais são as principais vantagens que ela pode oferecer ao RH de uma empresa. Então, acompanhe a leitura e tire suas dúvidas sobre o que é hunting!

O que é hunting?

Basicamente, trata-se da estratégia de ir ativamente atrás dos profissionais mais capacitados para o cargo em questão. Distintivamente dos processos de recrutamento e seleção tradicionais — em que os candidatos se inscrevem em uma dada empresa e executam as etapas do processo seletivo — aqui o contato parte do próprio RH. Tais candidatos, inclusive, podem ou não estar à procura de um emprego. Por isso, caberá à própria organização ter muita assertividade nesse momento, sabendo disponibilizar uma oferta competitiva o suficiente.

O principal objetivo do hunting é captar os profissionais que sejam mesmo ideais para cada uma das vagas disponíveis. Para isso, considera-se a experiência desejável em funções parecidas com as que estão em aberto, bem como características pessoais que estejam adequadas à cultura organizacional da empresa.

Os agentes desse processo são os chamados headhunters, que oferecem um tipo de assessoria ao setor de RH da organização. Esse trabalho ocasiona um melhor atendimento sobre a atual situação do mercado de trabalho, o que reduz riscos de se realizar uma contratação inadequada no processo seletivo.

Quais são os benefícios do processo de hunting?

Bom, agora já falamos sobre o que é hunting, é hora de entender quais são, de fato, as vantagens que essa estratégia oferece ao negócio. Confira a seguir!

Preenchimento de cargos de alta gestão

O preenchimento de vagas estratégicas é mesmo uma das tarefas mais difíceis para o RH. Afinal, elas requerem profissionais com características bem específicas e que raramente se inscrevem em seleções tradicionais. Mas, com o hunting, tudo isso se torna bem mais fácil.

Essa estratégica possibilita uma procura mais inteligente de profissionais de alta qualificação, capazes de otimizar os resultados organizacionais ao preencher cargos de liderança e gestão. E isso só é possível graças ao trabalho do headhunter — esse mediador entre o profissional e a organização, que é capaz de aliar as suas demandas à qualificação e ao perfil do possível candidato.

O que difere um recrutador tradicional de um headhunter é o seu networking, ou seja, a sua rede de relacionamentos. Geralmente, este último é muito bem relacionado e passa mais confiança no mercado, o que colabora muito para que ele encontre o candidato certo para a vaga certa.

Detalhamento das necessidades de vagas da empresa

É papel da organização determinar claramente o tipo de profissional que deve participar do quadro de colaboradores. E essa definição deve englobar aspectos de conhecimento comportamental e técnico, expectativas para a vida profissional, entre outros elementos.

Powered by Rock Convert

Quando o perfil do profissional é bem delimitado, o headhunter tem em mãos todo o material de que necessita para fazer um detalhamento das demandas das vagas em aberto, além de aumentar as chances de uma escolha certa, que de fato supra as necessidades da empresa como um todo. Dessa forma, a contratação será um investimento que trará retorno a médio e longo prazos.

Vale lembrar que é preciso experiência e conhecimento para dar esses detalhes das exigências de uma vaga. Além de notar as necessidades da empresa, conforme a sua cultura organizacional, o RH deve levar em conta os fatores técnicos e emocionais que a execução daquela função exige.

Quanto mais específicos forem esses critérios, menor será a chance de se equivocar na contratação. Justamente por isso, o hunting consegue eliminar elevados índices de turnover, possíveis custos com demissões e novos processos seletivos — que, geralmente, são mais custosos dependendo do nível da vaga.

Maior acerto na contratação

A procura ativa do hunting no RH permite selecionar profissionais que respondam às expectativas mais particulares da organização. Portanto, as chances de uma contratação errada são minimizadas, visto que os critérios para a vaga e as competências do profissional são muito bem conhecidos.

Uma contratação qualificada pode interferir inclusive na satisfação e na confiança de toda empresa. Justamente por isso, esse acerto é fundamental.

Como dissemos, a técnica do hunting é fundamentada no contato direto com os profissionais que cumprem com as especificações mais minuciosas, definidas de antemão. Caso nenhum dos perfis tenha uma descrição perfeita, o trabalho do headhunter será achar o candidato mais aproximado do que foi detalhadamente idealizado. Isso é o que garante que os recrutamentos serão bem mais eficientes.

Otimização de recursos nos processos seletivos

Ao trabalhar ativamente pela busca do melhor perfil, o RH ainda consegue reduzir o tempo utilizado nos processos seletivos, bem como economizar recursos financeiros e humanos. Afinal, é possível excluir a etapa de triagem de currículo e outras etapas iniciais — além de garantir que os candidatos selecionados têm as características desejadas para a vaga.

Por mais que o trabalho do headhunter seja estratégico e minucioso, ele também pode ser classificado como objetivo, visto que consegue ir direto ao ponto na hora de realizar o recrutamento da seleção do executivo. Ao delegar a seleção a esse profissional, a tendência é que a empresa consiga localizar candidatos ideais de forma bem ágil — consequentemente, a contratação é realizada com a mesma agilidade.

Enfim, agora você sabe o que é hunting e entende o seu papel no RH. Como vimos, essa estratégia é a chave para os profissionais desse setor que querem contratar no menor tempo possível e com assertividade. Vale ressaltar que, para obter os melhores resultados, o RH pode atuar juntamente ao headhunter em todas as fases do processo, garantindo mais precisão, agilidade e economia de recursos.

Então, gostou da leitura? Entendeu o que é hunting no RH e suas vantagens? Então não perca tempo e entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!