Perguntas para entrevista de emprego: saiba quais utilizar

O processo de recrutamento e seleção é constituído de uma série de etapas, dentre as quais está a entrevista. A conversa entre o entrevistador e o candidato é um dos momentos de maior importância, justamente por ser aquele em que o profissional venderá seu talento e a empresa terá a oportunidade de conhecer melhor o potencial dele. Por ser uma fase estratégica, é preciso elaborar com cuidado as perguntas para entrevista de emprego. 

Diante do impacto estratégico que a entrevista tem em uma seleção e visando verificar as habilidades e competências dos profissionais, separamos neste artigo as principais questões a serem utilizadas na conversa. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de escolher bem as perguntas para entrevista de emprego

As perguntas são cruciais para identificar a pessoa com as habilidades e competências certas para o seu negócio. São elas que ajudarão a conseguir informações-chave sobre os candidatos a uma posição. 

Devido ao tempo limitado no processo, especialmente, se o número de candidatos for grande, é necessário saber o que perguntar, a fim de descobrir qual o indivíduo tem mais aptidão para ocupar o cargo. É por meio das perguntas que o entrevistador analisará a pessoa mais compatível com a cultura, missão, visão e valores da organização, e também identificará o indivíduo que melhor se adaptará ao estilo de gestão. Logo, a escolha do que perguntar tem um grande peso. 

As principais questões 

Diante do impacto que a entrevista de emprego tem no processo seletivo, escolher as perguntas é uma ação que deve ser pensada com cuidado. Algumas questões são especialmente importantes, confira algumas delas a seguir!

Quais foram as suas maiores conquistas?

As conquistas não necessariamente precisam estar associadas a questões profissionais, elas podem ter acontecido no âmbito acadêmico, mas também pessoal. A ideia dessa pergunta é justamente obter informações sobre o que o profissional considera como conquista e qual o seu papel como indivíduo no alcance dela.

Saber o que o indivíduo prioriza como resultado em sua vida pode revelar quais os tipos de esforços ele empregará nas suas atividades da empresa. Além disso, ajudará o entrevistador a entender melhor sobre a sua atuação em grupo, visto que normalmente os candidatos costumam apresentar os resultados atingidos com a equipe. 

O que o motiva no trabalho?

Algumas pessoas costumam associar a motivação no trabalho unicamente ao salário ou benefícios recebidos. A ideia aqui é justamente conhecer o candidato, o que ele considera mais importante para a sua motivação. 

É interessante pensar que as pessoas são diferentes e é essa diversidade é excelente para a empresa. Aspectos como uma equipe unida, reconhecimento pelas ações tomadas, possibilidade de desenvolvimento, entre outras coisas. A motivação pode vir de diferentes direções e é interessante analisar se o que é importante para o profissional, se encaixa no que é essencial para a empresa.

Em poucos minutos, você conseguiria me explicar algo complexo, mas que conhece bem?

Tal pergunta revela uma intenção muito interessante por detrás que é avaliar a paixão e também o carisma de um profissional. Não necessariamente a pessoa precisa explicar algo ligado à sua profissão, mas pode falar sobre um hobby ou mesmo algo técnico.

O grande diferencial está na resposta. A capacidade de ser claro, a compreensão de um assunto complexo e a articulação na hora de explicar uma questão. Os candidatos que conseguem se sair bem nessa questão têm mais chances de ter influências positivas no trabalho, também de serem entusiastas de colegas no processo de aprendizagem, algo fundamental para o trabalho em equipe.

Como você trabalha sob pressão?

Os desafios fazem parte do cotidiano de qualquer empresa. A pergunta serve para entender a capacidade do candidato de trabalhar sob pressão e como ele se sairá. Por isso, uma boa resposta é a indicação de um acontecimento passado em que uma situação crítica foi resolvida, qual tipo de decisão foi tomada e as ações aplicadas ao momento. 

Explore bem as possibilidades.

As possibilidades de perguntas para entrevista de emprego são enormes. A elaboração delas dependerá exclusivamente da organização, suas necessidades e do modelo de processo seletivo. Por isso, é interessante aproveitar o momento para ser estratégico.

Dada a necessidade de cuidado nesse processo, saiba mais como ele pode ser aplicado na divulgação de vagas!