O segredo para fazer o recrutamento de profissionais com habilidades específicas

Sua organização está com dificuldades de encontrar profissionais especialistas para algumas funções? Não se preocupe! Neste post, vamos mostrar o empenho que a gestão de Recursos Humanos (RH) tem precisado realizar para fazer o recrutamento de profissionais com habilidades específicas.

Vamos informar também que, além de ser difícil de encontrá-los, são talentos muito disputados no mercado de trabalho. Você verá os dados que demonstram a escassez de certos profissionais no mundo laboral. Também vamos dar orientações de como realizar um recrutamento voltado a colaboradores especializados em determinadas áreas.

Realizar a seleção e recrutamento de colaboradores é uma prática um tanto desafiadora para o Setor de RH e isso se torna ainda mais complexo quando esse recrutamento é para escolher profissionais com qualificações específicas.

Continue a leitura deste artigo para ter as informações especiais para aplicar na gestão de RH e, dessa forma, selecionar pessoas especializadas que correspondam à cultura de sua empresa!

Dificuldade no recrutamento de profissionais com habilidades específicas

Ser um headhunter (caçador de talentos) não é tarefa fácil! Principalmente quando a missão é buscar um tipo de profissional que não pode ser encontrado com facilidade no ramo do trabalho. Um dos motivos para isso é a velocidade de evolução da tecnologia, exigindo do profissional constante atualização.

São diversas as áreas que necessitam de profissionais habilitados, com muita dificuldade para preencher essas vagas. Além do mais, os poucos que têm qualificações são muito disputados no mercado de trabalho, tendo o privilégio de serem merecedores de altos salários.

Outra dificuldade de recrutar e que pode trazer malefício à corporação é o método operacional que muitas instituições ainda utilizam, sendo que o mundo tecnológico já está bem avançado, a ponto de abordar estratégias eficientes no momento de selecionar os melhores talentos para a corporação.

Dados sobre a escassez de alguns profissionais

Apesar de o índice de desemprego ser elevado, ainda é difícil encontrar profissionais habilitados para preencher vagas nas quais somente os qualificados se enquadram. Confira algumas especialidades que apresentam essa carência de profissionais.

TI

O mercado na área de Tecnologia da Informação (TI) cresce com bastante rapidez, mas o número de pessoas que se formam nesse curso ainda é muito pequeno. Essa profissão é a que apresenta maior número de carência de colaboradores especializados e as informações são de que essa crise se prolongue por alguns anos.

Powered by Rock Convert

O Country Manager do Indeed, Felpe Calbucci, por exemplo, informou que o mercado de trabalho tem disponibilidade de vagas, porém, o problema é preenchê-las devido à grande exigência das atribuições do cargo, como especialidade na área, altas habilidades técnicas, entre outras. Afirmou ainda, que os profissionais que têm esses conhecimentos costumam realizar sua vida profissional no exterior.

UX/UI Design

Um analista de UX/UI é uma das pessoas graduadas em design. UX design significa “Experiência do Usuário” e UI design significa “Interface do Usuário”. Por isso, essa atividade é bastante complexa e exige desses profissionais elevados conhecimentos de vários segmentos tecnológicos, pois sua missão é promover ao usuário uma usabilidade ágil e eficiente dos meios tecnológicos. Devido à infinidade de habilidades exigidas para essa função, é considerada uma área carente de profissionais qualificados.

Scrum Master

Esse especialista atua como um coach. Deve ser uma pessoa expert, pois tem a grande responsabilidade de resolver tudo que demonstra impedimento para a realização dos projetos da empresa e, para isso, é necessário ter amplos conhecimentos. Alguns consultores de recrutamento falaram à revista Exame que seis áreas estariam em situação de carência no mercado de trabalho em 2018. Entre elas, encontra-se a especialidade Scrum Master.

Customer Experience

A área de Customer Experience tem a incumbência de instigar um relacionamento entre empresa, produto e cliente. Seus papéis principais são a otimização da interação com o cliente para proporcionar a fidelidade e aperfeiçoar a retenção do cliente. A atividade exige muita estratégia, pois atua desde a pré-venda até a pós-venda. Diante dessa magnitude de experiências, essa especialidade encontra-se escassa no campo profissional

Devido ao baixo número de pessoas com essa qualificação, o profissional dessa área é um dos mais procurados no mundo laboral. A especialidade ocupa o quarto lugar no que se refere à insuficiência de colaboradores. O diretor acadêmico da instituição Digital House, Edney Sousa, relata que, além de outras atividades, esse profissional tem a função de manter todos alinhados com as tendências da tecnologia.

Métodos que ajudam a recrutar profissionais com habilidades específicas

Para que o recrutamento desses profissionais seja eficiente, é importante observar algumas práticas. Confira:

  • ter um mapeamento de competências detalhado, uma vez que elas costumam ser mais específicas do que em cargos mais generalistas;
  • atualizar a forma de selecionar profissionais, investindo em softwares de recrutamento e seleção;
  • fazer a marca da organização ser reconhecida pelos profissionais;
  • realizar testes específicos na plataforma de recrutamento para analisar o potencial na área de atuação;
  • analisar os cases de sucesso dos candidatos em seus últimos empregos.

Investimento na cultura e clima organizacional da empresa

Selecionar profissionais não é apenas admitir! O processo de recrutamento e seleção vai além de colocar um novo colaborador no time de trabalho. O gestor de processo seletivo precisa ter um olhar voltado para as “leis da empresa”. Seu maior intuito é inserir pessoas engajadas, motivadas e dispostas a atender à cultura do negócio. Um profissional apenas especializado e eficiente, mas que não cumpre normas, não pode ser considerado um profissional completo.

A cultura e o clima organizacional são valores, costumes e práticas que devem ser seguidos com muita responsabilidade por todo o grupo organizacional, pois o resultado do trabalho de cada funcionário depende de uma relação tanto emocional quanto profissional entre todos. Um contexto organizacional alinhado resulta na excelência dos serviços e no desenvolvimento da organização.

Tomar conhecimento das dificuldades que o gestor de recursos humanos tem é importante para tomar decisões sobre o recrutamento de profissionais com habilidades específicas. Entender a carência de algumas áreas é essencial para que você tenha uma abordagem diferenciada na forma de recrutar os talentos mais qualificados e que sigam o padrão da cultura organizacional, envolvendo-se com o crescimento da organização.

Gostou de conhecer os segredos de como fazer o recrutamento de profissionais com habilidades específicas? Entender as formas de recrutar esses colaboradores pode trazer grandes benefícios para a sua empresa. Aproveite e veja como acelerar o processo de contratação da sua empresa!