Por que investir em relatórios avançados em seu processo seletivo?

A contratação de novos funcionários é um dos pontos mais importantes dentro de uma gestão estratégica de RH. Quando feita corretamente, traz um bom retorno sobre o investimento necessário e auxilia na formação de equipes coesas e verdadeiramente produtivas. Entre as diversas ferramentas para auxiliar esse trabalho, estão os relatórios avançados do processo seletivo.

Se você quer entender melhor a importância desses relatórios e como eles impactam na contratação de novos colaboradores, continue a leitura!

Como ocorrem os processos seletivos?

O trabalho de escolha dos próximos profissionais contratados varia de uma empresa para outra. Algumas têm um processo mais estruturado e conseguem fazer uma seleção mais afiada, resultando em uma contratação que realmente traz resultados positivos para a organização.

Em outros casos, a vaga é preenchida, mas nem sempre o escolhido tem as habilidades necessárias ou consegue se adaptar ao local, sendo desligado em pouco tempo.

Vale lembrar que os custos que envolvem um processo seletivo são altos. Quando há a necessidade de novas contratações frequentes, isso pode afetar totalmente o equilíbrio financeiro da organização. Por isso, é importante adotar o máximo de estratégias e ferramentas para que a escolha seja acertada.

Como é feita a aplicação de indicadores no RH?

Para ajudar a entender as diversas atividades realizadas pelo setor de Recursos Humanos e seu impacto nos resultados da organização, muitos profissionais fazem uso dos indicadores.

Essas métricas são escolhidas de acordo com a necessidade da empresa. Alguns dos mais comuns são: absenteísmo, turnover, produtividade, entre outros.

A adesão a esses indicadores é extremamente importante para direcionar o trabalho e mostrar o que pode ser melhorado. Sem esse acompanhamento, fica difícil ter uma visão clara sobre os processos e seus impactos.

Qual a importância dos relatórios no recrutamento e seleção?

A produção de relatórios para acompanhar as diversas atividades do RH é uma prática extremamente benéfica. Esses documentos ajudam a esclarecer os resultados das mais diversas ações, trazendo números e informações que ajudam na compreensão de vários aspectos relacionados à gestão de pessoas.

O processo seletivo também pode ser acompanhado de um relatório, apresentando dados que ajudam a compreender o índice de sucesso dessa rodada de seleção e dando insights para que as próximas sejam mais eficientes.

Algumas das informações apresentadas são: métricas de recrutamento, Selecty Analytics, estatísticas de evolução do processo seletivo em formato analítico e sintético, indicadores de desempenho, entre outras referências importantes para compreender o sucesso da etapa e os pontos que podem ser melhorados.

Como um relatório avançado pode ajudar o processo seletivo?

Além da compreensão geral sobre o apoio que os relatórios podem trazer, é importante conhecer como esses documentos auxiliam, de fato, a escolha dos novos funcionários da empresa.

Tomada de decisões

Um profissional de RH precisa tomar várias decisões por dia, principalmente quando lida com uma gestão estratégica que atua como braço direito dos CEOs. O cansaço e o excesso de informações podem afetar seu poder de reflexão, levando a algumas escolhas equivocadas.

Com o relatório de processo seletivo em mãos, ele contará com dados precisos que guiarão as decisões de maneira mais acertada, melhorando a sua atuação e direcionando as ações de acordo com os objetivos corporativos.

Powered by Rock Convert

Melhora no processo seletivo

Os primeiros relatórios podem ainda não trazer os progressos desejados, mas com o passar do tempo e o uso desses dados de maneira estratégica, o processo seletivo pode ser melhorado drasticamente.

Com aos dados ali relacionados, é possível identificar os gargalos e tomar providências para que as seleções, fazendo que elas sejam cada vez melhores e colaborem com a empresa não apenas preenchendo as vagas, mas identificando os profissionais realmente mais bem preparados.

Definição de metas

Apenas com as metas bem claras é possível direcionar as ações da empresa e acompanhar os resultados. Elas devem trazer as ações a serem aplicadas e serem alcançáveis, para não desmotivar os colaboradores.

Para isso, é necessário conhecer a situação atual da corporação e os meios que ela tem para alcançar resultados melhores. Essa avaliação pode ser feita com a ajuda de relatórios avançados, que trazem um quadro muito claro do que a empresa tem em mãos atualmente.

Essas informações também auxiliam na previsão dos resultados dos próximos períodos, dando uma visão mais realista e permitindo ações realmente aplicáveis.

Clareza sobre o processo

Em empresas que ainda não têm a seleção e o recrutamento bem estruturados, as contratações são feitas na base da intuição dos selecionadores. Claro que há uma avaliação de currículo e a realização de entrevistas, porém a decisão final acontece baseada na percepção do responsável pela escolha.

Algumas organizações já elevaram esse trabalho e contam com dados que ajudam a basear a seleção, como a definição de um perfil de trabalhador ideal e as habilidades que essa pessoa precisa apresentar, além da aplicação de testes psicológicos para aferir as competências emocionais.

Com o uso de relatórios, as próximas seleções alcançam um índice de acerto muito grande, permitindo análises mais profundas que, aplicadas nas contratações posteriores, auxilia na escolha de profissionais que realmente trarão uma boa produtividade e engajamento.

Aumento da produtividade do RH

Se analisarmos as horas trabalhadas, apenas uma pequena parte do dia é gasta com uma produção efetiva. Isso também vale para os Recursos Humanos.

Porém, quando bem gastas, essas horas podem trazer resultados surpreendentes. Em outras palavras, é importante aproveitar os períodos de trabalho real com a maior eficiência possível.

Nesse ponto, os relatórios avançados são fundamentais. Eles mostram de forma clara todos os dados necessários para nortear a performance, aumentando a qualidade dos processos.

A análise de dados é essencial para direcionar a gestão da empresa e mostrar os melhores caminhos a serem seguidos. O profissional de RH que pode se apoiar em relatórios avançados possui um material rico em mãos para trabalhar, e consegue escolher os próximos rumos da empresa sabendo as consequências dessa decisão.

Com os relatórios avançados do processo seletivo, as contratações podem ser feitas de acordo com a cultura organizacional, considerando a performance dos profissionais escolhidos anteriormente e os resultados que cada um conseguiu trazer.

Gostou deste conteúdo? Quer receber mais informações como as que trouxemos aqui? Assine a nossa newsletter e seja notificado sobre as novas postagens!