Vídeo entrevista: um grande aliado para acelerar seu processo seletivo

Uma dificuldade que os profissionais de RH vivenciam é conseguir fazer a conciliação de agendas ao longo dos processos de seleção. Os gestores estão sempre muito atarefados e os candidatos nem sempre têm muitas facilidades de mobilidade, especialmente nos grandes centros urbanos, e é nesse momento que a vídeo entrevista se mostra como uma excelente alternativa.

Nos dias de hoje, temos a tecnologia como aliada nos diversos processos de uma organização, inclusive na seleção e recrutamento. E, diante desse cenário, contar com a praticidade da vídeo entrevista, pode mostrar que sua empresa está no caminho certo da transformação digital.

Quer saber como a utilização da vídeo entrevista pode ser a opção mais viável, tanto para o seu negócio quanto para seus candidatos? Confira, neste artigo, mais informações a respeito desse processo e sobre como ele pode ser um importante diferencial em sua empresa!

O que caracteriza uma entrevista por vídeo?

Assim como já é preconizado pelo próprio nome, uma vídeo entrevista consiste em uma conversa entre duas ou mais pessoas, realizada de modo virtual, podendo acontecer com a transferência de imagem e som em tempo real, ou mesmo por meio de gravações de vídeos com perguntas e respostas, simulando um processo convencional.

Os entrevistadores podem conhecer melhor o candidato, fazendo as perguntas pertinentes ao processo de seleção via web, sem a necessidade de que estejam no mesmo ambiente e nem com a obrigatoriedade de estarem conectados ao mesmo tempo.

Há plataformas de recrutamento e seleção que contam com essa funcionalidade integrada, o que facilita o trabalho, já que substituem ferramentas utilizadas como soluções improvisadas.

Com o avanço das tecnologias e a melhoria das redes de conexão no Brasil, as pessoas passaram a dar mais valor à adoção dessa prática.

Quando a vídeo entrevista pode ser útil?

A entrevista por vídeo pode ser adotada em todos os processos de recrutamento de sua empresa, mas ela se torna ainda mais útil diante das situações listadas a seguir.

Distância geográfica

Nem sempre o profissional ideal para ocupar determinado cargo dentro de sua companhia está próximo geograficamente, o que não significa que ele não esteja disposto a fazer parte de sua equipe.

Neste caso, a vídeo entrevista é uma excelente forma de aumentar as possibilidades de encontrar o profissional certo para o seu negócio.

Contratações urgentes

Algum de seus colaboradores pediu demissão e não vai cumprir o aviso prévio? A entrevista virtual também pode salvá-lo em momentos de urgência, ajudando-o a avaliar os candidatos interessados no mesmo dia do contato.

Incompatibilidade de horários

Quando os horários entre recrutador e candidato não são compatíveis, a entrevista online é a grande solução, já que ela pode ser feita em qualquer horário, precisando apenas ser acordado entre ambas as partes.

Quais as vantagens da vídeo entrevista?

Os processos de seleção mudaram bastante nos últimos anos e podemos perceber que as empresas estão se adaptando cada vez mais a um modelo de recrutamento mais virtual.

A divulgação de vagas em redes sociais ou em plataformas de vagas específicas para determinados setores, por exemplo, auxilia no processo seletivo das organizações, já que por meio dessas ferramentas fica mais fácil encontrar candidatos com o perfil desejado.

Veja abaixo as principais vantagens de adotar a vídeo entrevista no processo seletivo de sua empresa.

Otimiza o tempo do gestor e dos candidatos

Sem dúvidas, o principal ganho trazido por um processo virtual é em relação ao tempo. Sabemos que as rotinas estão cada vez mais atribuladas e que as pessoas não podem — e nem querem — perder tempo.

A entrevista virtual traz economias significativas em inúmeras fases do recrutamento. Sabemos, por exemplo, que o trânsito é um dos grandes problemas das cidades.

Utilizando a entrevista por vídeo, você elimina o tempo de deslocamento, tanto dos candidatos quanto dos entrevistadores, facilitando o cumprimento da agenda prevista no cronograma.

Torna o processo seletivo mais produtivo

A vídeo entrevista também pode servir como uma forma de afunilar ainda mais a triagem de candidatos, fazendo com que o gestor possa avaliar pontos fundamentais logo no primeiro contato e convidar apenas os participantes que realmente cumprem com os pré-requisitos para as etapas presenciais.

A avaliação da fluência de um idioma, por exemplo, pode ser feita nesta etapa online. Isso torna o processo mais produtivo e aumenta a eficácia das contratações.

Deixa a empresa mais atrativa aos candidatos

A competitividade entre as empresas também está presente no setor de RH, que deve buscar conquistar e reter talentos.

Ao realizar entrevistas online, a empresa mostra flexibilidade e abertura às novas tecnologias e inovações, pontos muito valorizados pelos profissionais do mercado.

Diminui os custos de recrutamento

Realizar parte do processo de recrutamento online pode reduzir os custos. Quando o candidato deve se deslocar até a empresa para uma entrevista, há gastos associados, seja de transporte público ou de combustível e estacionamento.

Se sua organização costuma arcar com esses valores, a economia é direta. Porém, se não for o caso, adotando a entrevista por vídeo, você facilita a vida dos interessados, demonstrando que se importa antes mesmo de eles entrarem no quadro de funcionários.

Quais os cuidados ao aplicar uma vídeo entrevista?

Para realizar uma boa entrevista por vídeo você deve estar atento a alguns pontos. Listamos abaixo os principais!

Evite as interrupções

Inicialmente, é importante se planejar para dedicar um tempo sem interrupções e distrações para que a gravação possa acontecer de modo natural e fluido.

No caso de processos em tempo real, também é preciso alinhar as agendas tais como ocorre em uma entrevista presencial.

Escolha um local adequado

Em gravações e nas entrevistas por vídeo ao vivo, por exemplo, você deve utilizar um espaço propício, deixando uma sala especificamente reservada, por exemplo.

Jamais faça a entrevista no seu posto de trabalho habitual, pois isso aumenta o risco de que alguém o interrompa. Observe também se o candidato está em local adequado, pois isso pode demonstrar que ele está levando o processo a sério.

Seja claro na comunicação

Tente se expressar de modo claro para que possa ser compreendido e não deixe margem a interpretações errôneas.

Uma boa prática é tentar fazer as perguntas também por vídeo, inclusive nos processos gravados. Com isso, você conseguirá gerar um senso de proximidade com o entrevistado, fazendo com que ele se sinta mais à vontade para dar as respostas.

Preste atenção à vestimenta

Sempre se vista de maneira adequada e também observe esse quesito no candidato. Não é porque a entrevista está ocorrendo por vídeo que há a permissão para não seguir o dress code convencional de ambientes profissionais.

Lembre-se de que o comportamento de ambos, entrevistador e candidato, deve ser o mesmo apresentado pessoalmente.

A utilização da vídeo entrevista pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, agilizando os processos e reduzindo os custos. É uma prática que veio para ficar e, se utilizada de modo correto, traz um forte diferencial para seus processos de recrutamento e seleção.

Você é gestor de RH e tem interesse em adotar a vídeo entrevista nos processos seletivos de sua empresa? Saiba que a Selecty é um software de gestão em recrutamento e seleção que ajuda os gestores a encontrarem os melhores talentos para sua empresa, inclusive por meio de vídeo entrevistas. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!