Vídeo entrevista: um grande aliado para acelerar seu processo seletivo

Uma dificuldade que os profissionais de RH vivenciam é conseguir fazer a conciliação de agendas ao longo dos processos de seleção. Os gestores estão sempre muito atarefados e os candidatos nem sempre têm muitas facilidades de mobilidade, especialmente nos grandes centros urbanos. 

Pensando nisso, a utilização da vídeo entrevista como recurso pode ajudar a resolver esse problema. Confira, neste artigo, mais informações a respeito desse processo e sobre como ele pode ser um importante diferencial em sua empresa!

O que caracteriza uma entrevista por vídeo?

Assim como já é preconizado pelo próprio nome, uma vídeo entrevista consiste em uma conversa entre duas ou mais pessoas, realizada de modo virtual, podendo acontecer com a transferência de imagem e som em tempo real, ou mesmo por meio de gravações de vídeos com perguntas e respostas, simulando um processo convencional. 

Os entrevistadores podem conhecer melhor o candidato, fazendo as perguntas pertinentes ao processo de seleção via web, sem a necessidade de que estejam no mesmo ambiente e nem com a obrigatoriedade de estarem conectados ao mesmo tempo.

plataformas de recrutamento e seleção que contam com essa funcionalidade integrada, o que facilita o trabalho, já que substituem ferramentas utilizadas como soluções improvisadas. Com o avanço das tecnologias e a melhoria das redes de conexão no Brasil, as pessoas passaram a dar mais valor à adoção dessa prática.

Quais as vantagens da vídeo entrevista?

Sem dúvidas, o principal ganho trazido por um processo virtual é em relação ao tempo. Sabemos que as rotinas estão cada vez mais atribuladas e que as pessoas não podem, e nem querem, perder tempo.

A entrevista virtual traz economias significativas em inúmeras fases do recrutamento. Sabemos, por exemplo, que o trânsito é um dos grandes problemas das cidades. Utilizando a entrevista por vídeo, você elimina o tempo de deslocamento, tanto dos candidatos quanto dos entrevistadores, facilitando o cumprimento da agenda prevista no cronograma.

Além disso, realizar parte do processo de recrutamento online pode reduzir os custos. Quando o candidato precisa se deslocar até a empresa para uma entrevista, há gastos associados, seja de transporte público, seja de combustível e estacionamento.

Se sua organização costuma arcar com esses valores, a economia é direta. Mas, se não for o caso, adotando a entrevista por vídeo, você facilita a vida dos interessados, demonstrando que se importa antes mesmo de eles entrarem no quadro de funcionários.

Quais os cuidados ao aplicar uma vídeo entrevista?

Para realizar uma boa entrevista por vídeo, você deve estar atento a alguns pontos. Inicialmente, é importante se planejar para dedicar um tempo sem interrupções e distrações para que a gravação possa acontecer de modo natural e fluido. No caso de processos em tempo real, também é preciso alinhar as agendas tal qual ocorre numa entrevista presencial.

Seja em gravações, seja nas entrevistas por vídeo ao vivo, você deve utilizar um espaço propício, deixando uma sala especificamente reservada, por exemplo. Jamais faça a entrevista no seu posto de trabalho habitual, pois isso aumenta o risco de que alguém o interrompa. Observe também se o candidato está em local adequado, pois isso pode demonstrar que ele está levando o processo a sério.

Tente se expressar de modo claro para que possa ser compreendido e não deixe margem a interpretações errôneas. Uma boa prática é tentar fazer as perguntas também por vídeo, inclusive nos processos gravados. Com isso, você conseguirá gerar um senso de proximidade com o entrevistado, fazendo com que ele se sinta mais à vontade para dar as respostas.

Sempre se vista de maneira adequada e também observe esse quesito no candidato. Não é porque a entrevista está ocorrendo por vídeo que há a permissão para não seguir o dress code convencional de ambientes profissionais. Lembre-se de que o comportamento de ambos, entrevistador e candidato, deve ser o mesmo apresentado pessoalmente.

A utilização da vídeo entrevista pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, agilizando os processos e reduzindo os custos. É uma prática que veio para ficar e, se utilizada de modo correto, traz um forte diferencial para seus processos de recrutamento e seleção.

Tem experiência com entrevistas por vídeo? Como funciona esse processo em sua empresa? Comente aqui e compartilhe sua visão a respeito do assunto!