Avaliações online: conheça quais são e as vantagens de aplicá-las

As novas tecnologias conduziram os setores de Recursos humanos (RH) à transformação digital e esse progresso é uma tendência que chegou para alavancar o Processo Seletivo das organizações. O recrutamento online é uma estratégia eficaz que veio para ficar e contribuir com o setor de RH, a formar grupos de talentos que deem retorno na produtividade, que sejam engajados e sempre motivados para enfrentar o mercado competitivo.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que são os testes online, quais os principais tipos, as vantagens de aplicá-los e os seus benefícios.

Confira o que são os testes online

A automação é um avanço excepcional na área de RH, é um suporte que agiliza e gera eficácia no recrutamento e seleção de novos colaboradores. Os testes online são estratégias que proporcionam comodidade aos profissionais do setor de RH e aos candidatos, diminuindo custos para ambos. Essa seleção à distância objetiva coletar informações diversas para avaliar o candidato e conhecer suas competências para preencher o cargo apresentado.

Veja alguns tipos de avaliações online

Os testes online são recursos para selecionar os melhores talentos para a sua empresa. Conheça alguns que podem ser aplicados para avaliar as capacidades dos futuros colaboradores:

  • comportamental: analisar o comportamento e a personalidade do candidato tem seu grau de importância, pois toda corporação tem sua cultura organizacional e o candidato deve estar inserido nesse perfil;
  • técnico: os conhecimentos técnicos são pontos essenciais, pois é o que orientará à tomada de decisões específicas em determinada função;
  • bateria de provas de raciocínio (BPR): esse teste avalia se o pretendente dispõe de raciocínio lógico no momento de decidir as atividades do cotidiano. Ele pode ser aplicado em qualquer nível funcional de candidatos.

Vantagens de realizar avaliações online

Realizar testes online é uma estratégia perfeita para minimizar os custos com processo seletivo, acelerar o recrutamento e ter respostas mais rápidas e, assim, avançar para outras etapas.

Porém, é fundamental a utilização de uma plataforma completa de gestão de processo seletivo, pois esse recurso tecnológico possibilita escolher os melhores talentos para compor o seu time de sucesso. Ademais, uma seleção bem administrada diminui o processo de rotatividade na empresa.

No momento de realizar a escolha do software de processo seletivo, é interessante observar as ferramentas que ele oferece, pois um software dinâmico e atualizado pode fazer um diferencial na absorção de novos talentos. É importante, também, que o software, tenha acesso à inserção de novas ferramentas conforme a corporação tenha necessidade.

Confira alguns benefícios em aplicar testes online

Um setor de RH bem estruturado e dinâmico possibilita um processo de recrutamento mais assertivo. Aplicar testes online é um método inovador e prático que, proporciona muitos benefícios para os colaboradores do RH e para a empresa. Essa forma de selecionar talentos identifica os perfis mais adequados, mapeia competências, identifica habilidades técnicas e outras características dos concorrentes. Veja alguns benefícios de realizar esses testes.

Possibilidade criar banco de questões próprio

Aplicar testes para selecionar colaboradores para diversas funções é um serviço quase impossível de ser realizado manualmente. Por isso, é importante para o setor de RH que tenha um banco de questões próprias das atividades realizadas no seu meio funcional. É importante que essas questões sejam específicas para cada função existente. Podem ser perguntas técnicas ou burocráticas, conforme o teste a ser realizado.

Configuração de modelos de provas e testes

Os responsáveis pelo setor de recursos humanos devem voltar a atenção para a especificidade das provas e testes a serem aplicadas nos processos seletivos, pois cada função e nível hierárquico exige um tipo de prova para que ocorra o recrutamento de pessoas realmente capacitadas para assumir o cargo.

Criação de provas e testes com questões discursivas, de múltipla escolha e com imagens

Criar as provas e testes para o processo seletivo da sua empresa é uma decisão inteligente para selecionar as pessoas que têm as melhores habilidades para o seu grupo de funcionários. Criar as questões, dá ao setor de RH a liberdade de utilizar metodologias diferenciadas como, questões discursivas, nesse tipo de questão, o candidato expõe de forma escrita a sua resposta, é uma forma, também, de analisar a escrita do candidato; as questões de múltipla escolha, auxiliam o candidato a escolher a questão correta, demonstrando, assim, o seu conhecimento sobre determinado assunto; as questões com imagens, são utilizadas, na maioria das vezes, para avaliar o raciocínio lógico do candidato.

Avaliações online com correção para aprovação ou reprovação automática nas etapas do processo seletivo

Essa etapa do processo seletivo requer uma ferramenta bem atualizada e com características que possam dar uma resposta imediata ao candidato. Existem sites que oferecem um processo seletivo online permeado de áreas que são possíveis realizarem várias etapas no mesmo site, como o prova fácil na web, por exemplo. Nele é possível fazer o planejamento da avaliação, correção e divulgação dos resultados online e outras funções. 

Etapas de seleção e pré-triagem com vídeo entrevista

Todas as etapas do processo seletivo devem ser bem planejadas para que cada fase permaneça apenas os candidatos que estão dentro do padrão da vaga disponível. Na pré-triagem, os candidatos que têm os requisitos para as vagas oferecidas são selecionados para avançarem para o próximo passo do processo.

A tecnologia propicia que a entrevista dos candidatos seja realizada à distância por videoconferência (via Skype) ou vídeo. Nessa fase o gestor tem a possibilidade de analisar o candidato em diversos âmbitos como, a forma de falar, a postura, o comportamento e até mesmo, a personalidade e os conhecimentos específicos para o preenchimento da vaga.

Contagem de tempo de teste total ou por questão

Os sites online e alguns softwares disponibilizam aos futuros colaboradores os testes com questões online voltadas para o cargo oferecido. As questões com tempo cronometrado têm o objetivo de analisar o potencial no que se refere à agilidade e precisão na resolução de problemas possíveis no decorrer dos dias de serviço.

Pesquisas realizadas de forma instantânea, enviadas por email

Algumas empresas têm uma ferramenta para que os pretendentes da vaga enviem e-mails com informações breves como, as habilidades e as experiências profissionais. Dessa forma, o candidato revela o seu interesse. Mesmo que não tenha disponibilidade de vaga, os dados ficam disponíveis para futuras propostas de vagas de acordo com seus conhecimentos e experiências.

Coleta de dados realizada via formulário WEB

Existem softwares que são interligados a sites, situação em que existe uma socialização de informações dos diversos candidatos que buscam as vagas disponíveis na empresa. O LinkedIn oferece essa disponibilidade de currículos de candidatos, tornando possível acessá-los para conhecer o perfil dos concorrentes intencionados.

No decorrer desta leitura você aprendeu o quanto as novas tecnologias alavancam o processo de recrutamento de uma organização. Entendeu, também, a importância de realizar avaliações online e de estar atualizado quanto ao uso de ferramentas dinâmicas e inovadoras para recrutar os talentos mais habilidosos. Por isso, faça uma análise minuciosa de um software que vá proporcionar a sua corporação todo o processo necessário.

Achou as informações deste artigo interessantes? Podemos dar mais informações sobre um assunto relacionado. Conheça sobre o recrutamento de profissionais com habilidades específicas.