O processo seletivo tem grande impacto no desempenho de um negócio. E a capacidade de selecionar profissionais com o perfil adequado para cada vaga ajuda na criação de um time mais engajado, produtivo e apto a entregar os resultados esperados. É aí que entra o recrutamento e seleção por competências.
Para que isso seja possível, é indispensável aplicar metodologias que permitam compreender as aptidões que uma posição requer e identificar os profissionais que as possuem.
Continue lendo este artigo para saber tudo sobre esse método!
O que é recrutamento e seleção por competências?
A prática do recrutamento e seleção por competências é uma metodologia que filtra candidatos e define as contratações com base nas habilidades específicas necessárias para a realização de um determinado trabalho com bom desempenho.
Essa abordagem é muito importante, pois possibilita solucionar alguns dos principais desafios dos processos seletivos. Entre eles, a definição e escolha assertiva do perfil ideal de candidato. Assim, esta estratégia auxilia na redução de contratações malsucedidas (implicando em menores taxas de Turnover) e produzindo um impacto positivo nos resultados do negócio.
Neste contexto, é importante compreender que as competências buscadas no processo de recrutamento se dividem em duas vertentes: as técnicas e as comportamentais. Embora esses dois tipos de competências estejam intimamente relacionados, um bom processo seletivo leva ambos em consideração.
Por isso, é muito importante compreender cada uma das vertentes e saber como diferenciá-las e empregá-las na fase de avaliação dos candidatos.
Competências técnicas x Competências comportamentais
Uma combinação adequada das competências técnicas e comportamentais necessárias para um cargo garante o sucesso da contratação. Neste sentido, é importante ter em mente que enquanto as competências técnicas podem ser aprendidas, as comportamentais não.
Assim, contratar um candidato baseado apenas nas aptidões técnicas, a longo prazo, pode não ser uma boa escolha.
Veja a seguir as diferenças entre os dois tipos de competências:
Competências técnicas
As competências técnicas são aquelas relacionadas aos conhecimentos e habilidades no emprego de métodos e tecnologias para a realização das tarefas do cargo.
Por exemplo:
- Utilização de softwares;
- Análise de dados;
- Domínio de idiomas;
- Conhecimento de fórmulas e metodologias de trabalho;
- Manuseio de máquinas e equipamentos etc.
Competências comportamentais
As competências comportamentais têm mais a ver com as características individuais e personalidade de um profissional. Geralmente, elas se manifestam não apenas no ambiente de trabalho, mas nas ações diárias da pessoa.
Alguns exemplos de competência comportamental são:
- Criatividade;
- Motivação;
- Capacidades de comunicação;
- Espírito de liderança;
- Poder de negociação etc.
Vantagens do recrutamento por competências
Existem múltiplas vantagens no recrutamento e seleção por competências. São elas:
- Processo orientado aos resultados, priorizando a análise de requisitos que realmente importam para a vaga;
- Maior sucesso na busca de candidatos com características de difícil apreensão por meio treinamentos, pela identificação dos traços comportamentais desejados;
- Estabelecimento de testes e questionários mais relevantes e assertivos durante o processo de recrutamento, economizando recursos e produzindo melhores resultados;
- Oportunidade para os profissionais do RH planejarem estratégias de treinamento mais adequadas para moldar os profissionais selecionados às necessidades da empresa;
- Criação de um banco de candidatos valioso e relevante para a companhia, acelerando planos de sucessão e carreira;
- Redução dos custos e tempo de treinamento;
- Redução da rotatividade de funcionários por inadequação de fit técnico ou cultural.
Quais competências analisar durante o recrutamento e seleção de candidatos?
Como você pôde notar, existem diferentes habilidades técnicas e comportamentais. Por isso, a combinação das mais adequadas para o perfil de uma vaga pode variar bastante em função de fatores como cultura da empresa, tarefas a desempenhar no dia a dia, posição que o profissional irá ocupar etc.
Exemplos de competências técnicas e comportamentais em diferentes cargos
Socorrista
Competências técnicas:
- Curso regular de enfermagem ou técnico de enfermagem concluído;
- Prestação de cuidados emergenciais para pacientes em situação grave;
- Domínio dos recursos de comunicação para contato com hospital;
- Capacidade de diagnóstico de condições de saúde do paciente;
- Conhecimento de técnicas de mobilização de acidentados.
Competências comportamentais:
- Autocontrole;
- Resposta rápida em situações de stress e urgência;
- Sensibilidade no atendimento aos pacientes;
- Capacidade de tomada de decisões sob pressão.
Profissional de vendas
Competências técnicas:
- Conhecimento dos produtos e serviços em questão;
- Domínio dos softwares e planilhas de gestão de vendas;
- Aplicação de técnicas de vendas e upsell.
Competências comportamentais:
- Comunicação amistosa e persuasiva;
- Capacidade de negociação;
- Escuta ativa e empática;
- Visualização de oportunidades de vendas e negócios;
- Ser orientado a resultados.
Designer
Competências técnicas:
- Domínio de teoria das cores;
- Compreensão de hierarquia visual;
- Técnicas de aplicação de tipografia;
- Domínio de softwares de edição de imagens;
- Habilidade em fechamento de arquivos para diferentes tipos de impressão.
Competências comportamentais:
- Ser criativo;
- Estar antenado com as novas tendências visuais;
- Ser capaz de trabalhar em equipe;
- Habilidade de compreender e coordenar os desejos do cliente com requisitos de briefing.
Ferramentas para aplicação de testes técnicos e comportamentais
Existem diversos testes e metodologias que podem ser aplicados em um processo de recrutamento por competências técnicas e comportamentais. Conheça alguns:
- HBDI: auxilia na compreensão do modelo de aprendizagem e pensamento do indivíduo, que pode ser analítico, imaginativo, interpessoal ou sequencial;
- DISC: Uma das mais eficientes metodologias para identificar traços comportamentais, demonstrando como o profissional responde a diversas situações, podendo ser por dominância, influência, estabilidade ou conformidade;
- Big Five: auxilia na compreensão da personalidade do indivíduo, que pode ser com tendências a: abertura, extroversão, agradabilidade, conscienciosidade ou neuroticismo.
Testagem integrada na plataforma de recrutamento e seleção
As ferramentas de testagem ajudam o profissional de Recursos Humanos a realizar uma seleção confiável e assertiva. Para tornar este processo mais prático, as melhores plataformas de recrutamento e seleção já disponibilizam estas avaliações nativas em seu sistema.
No Selecty, o candidato pode realizar o teste DISC, e o resultado fica anexado ao seu currículo Isso garante a toda equipe de recrutamento e requisitante das vagas mais facilidade na análise dos perfis, viabilizando a visualização das habilidades técnicas e comportamentais em conjunto.
Além disso, a plataforma também conta com testes técnicos nativos, que podem ser complementados com outros definidos pelo recrutador, conforme as necessidades de cada processo seletivo.
O comportamento deve ser analisado durante processo seletivo
Não há mágica para transformar as pessoas e seus comportamentos. Tentar fazer isso é prejudicial para a empresa e para seus colaboradores. Por isso, é muito importante estabelecer os comportamentos desejados desde a preparação do processo seletivo e aplicar uma metodologia de recrutamento por competências que ajude a filtrá-los.
Se você quer aplicar este método e desfrutar dos resultados que ele pode trazer para a sua empresa, a Selecty pode te ajudar! Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia.
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