A partir do momento em que uma empresa realiza uma venda, ela faz o registro de dados do cliente. A ideia é ter informações suficientes para possíveis contatos futuros, mas também para ter um controle maior do que entra e sai do negócio. Assim como é importante ter um registro dos consumidores, a empresa também deve se preocupar em fazer um cadastro de candidatos que tentam uma vaga de emprego.
Além de tornar a vida do RH mais fácil, tal processo é interessante para ter mais clareza e eficácia na hora de recrutar profissionais. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre esse registro e como fazer bom uso dele! Acompanhe.
A importância do cadastro de candidatos
O processo de contratação de colaboradores é constituído por uma série de pequenas tarefas. Desde o anúncio das vagas até a contratação propriamente dita, é essencial trabalhar algumas técnicas, a fim de manter um padrão de qualidade na escolha dos profissionais mais alinhados às demandas da empresa.
O cadastro de candidatos ajuda na etapa de triagem de currículos, especialmente quando há uma grande quantidade deles. A ideia principal é organizar e manter um banco de potenciais profissionais para ocupar vagas na empresa, seja agora ou em processos seletivos futuros.
Por meio do registro, por exemplo, é possível fazer uma filtragem de acordo com os pré-requisitos definidos pela empresa, mas também eliminar currículos que não se encaixam no perfil procurado, selecionando, assim, as pessoas mais adequadas para a próxima etapa do processo seletivo.
As principais dicas para avaliar os cadastros
Não basta ter um banco de dados com bons currículos, é preciso saber como avaliá-los. Por isso, confira algumas dicas imperdíveis para aperfeiçoar o processo!
Defina o seu perfil de candidato ideal
O primeiro passo é determinar o perfil de candidato ideal que a sua empresa procura. Tal ação significa estabelecer parâmetros para realizar uma análise mais eficiente. Por exemplo, o seu negócio pode precisar de um profissional com forte habilidade de liderança, que tenha gerido equipes em determinado segmento do mercado.
A partir da definição do padrão, a equipe pode buscar o candidato no banco de dados. Assim, os entrevistadores conseguem ser mais objetivos, garantindo uma margem de erro bem menor no processo de recrutamento e seleção.
Faça um comparativo de cursos, especializações e habilidades
Mais uma dica para o cadastro de candidatos trabalhar a seu favor é fazer uma análise de cursos, especializações e habilidades dos profissionais que estão no banco de dados. A ideia é que, ao realizar um processo de recrutamento e seleção, haja ao menos um percentual de 70% de aderência ao perfil procurado.
O profissional do RH não deve excluir aqueles indivíduos que não são totalmente compatíveis com a vaga, mas precisa ter em mente que a maioria dos requisitos necessários para o cargo devem ser atendidos. Ao ter os candidatos mais alinhados, é preciso colocá-los em um comparativo, a fim de detectar alguma característica, habilidade ou experiência que se sobressaia e possa ser trabalhada dentro da organização.
Crie uma política que incentive os colaboradores a atualizarem seu cadastro
É essencial que os recrutadores engajem os candidatos e criem uma política para que eles mantenham seu cadastro atualizado, tais como ações de employer branding, divulgação de vagas de forma direcionada em canais onde o público dessa empresa se encontra, campanhas constantes, remarketing de vagas etc.
Por outro lado, a manutenção do histórico de relacionamento com esse candidato faz parte do trabalho do selecionador/empresa. Para isso, é interessante que eles usem diferentes meios e tecnologias para ter esses registros e que façam isso de forma qualificada, aproveitando todo o trabalho de engajamento que é realizado.
Como visto, manter um cadastro de candidatos é de suma importância para ter processos seletivos mais eficientes em seu empreendimento. Para garantir que eles ocorram da melhor maneira, é necessário contar com um software de qualidade e que atenda às especificidades da empresa.
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