A cada dia que passa, temos mais acesso a ferramentas que usam a inteligência artificial para aprimorar seus resultados, e quando pensamos em gestão de pessoas, não é diferente. Em uma realidade cada vez mais dinâmica e competitiva, diversas empresas têm aderido à IA para agilizar processos e melhorar a experiência de seus colaboradores. No âmbito da gestão de pessoas, pensamos sempre em aspectos como recrutar, selecionar, reter e desenvolver talentos — e a IA, aqui, também é um diferencial importante.
No texto de hoje, falaremos sobre como a inteligência artificial está mudando a maneira como diversas empresas gerenciam seus talentos e, por consequência, como essa revolução tem o poder de moldar o futuro do trabalho.
IA nas etapas de Recrutamento e Seleção
O processo que envolve recrutamento e seleção de novos talentos é uma das áreas que mais tem se beneficiado da IA. Tradicionalmente, a escolha de currículos, as entrevistas e a avaliação de cada candidato demandam gastos e tempo. Com a inteligência artificial, essas tarefas são executadas de forma mais rápida, precisa e eficiente.
Análise e seleção de currículos
Muitas empresas recebem centenas e até milhares de currículos quando há vagas em aberto. A análise manual desse volume de material era algo que demandava muito tempo da equipe de RH, mas agora, com os algoritmos da IA, toda essa etapa pode ser feita de forma automática, de modo que seja possível selecionar os melhores candidatos de acordo com os critérios da vaga.
A IA é capaz de filtrar currículos com base em palavras-chave, além de avaliar rapidamente experiências e qualidades específicas dos candidatos, facilitando e agilizando o trabalho de todo o setor de RH.
Chatbots
A comunicação inicial com os candidatos é facilitada por meio dos chatbots, que também existem graças à IA. Os assistentes virtuais são capazes de responder a dúvidas frequentes e marcar entrevistas, por exemplo, o que agiliza o processo de recrutamento tanto para os candidatos quanto para a empresa.
Entrevistas online
A IA pode servir, ainda nessa etapa de recrutamento, como um filtro no momento das entrevistas virtuais, colaborando com a avaliação de aspectos do entrevistado em relação a conteúdo das respostas, linguagem corporal e entonação. Esse tipo de análise gera insights a respeito do perfil comportamental dos candidatos, ajudando a equipe de RH a identificar aqueles que têm um perfil mais ideal para a empresa.
IA na etapa de Engajamento e Retenção
Não basta apenas encontrar e contratar os melhores talentos. É preciso que esses colaboradores estejam engajados com a empresa e comprometidos a permanecer nela. Felizmente, a inteligência artificial também está ajudando a melhorar o ambiente de trabalho e a gerar estratégias eficazes de retenção. Veja como:
Análise de dados para pesquisa de clima organizacional
A cultura organizacional, assim como a satisfação dos funcionários, são fatores cruciais para que uma empresa tenha sucesso. Felizmente, a IA já é capaz de analisar dados relacionados ao clima organizacional, identificando quais são os padrões e as tendências relacionadas a fatores como engajamento e satisfação. Assim, a equipe de RH pode agir de forma proativa e resolver eventuais problemas antes de eles prejudicarem a dinâmica da empresa.
Programas de desenvolvimento personalizados
Graças aos algoritmos da IA, é possível identificar quais são os programas de desenvolvimento mais adequados às necessidades de cada colaborador da empresa. Por meio de uma análise minuciosa de dados envolvendo aspectos como interesses, habilidades e padrões de comportamento, os sistemas de IA conseguem indicar treinamentos e chances de aprendizagem que sejam alinhados às metas de cada colaborador.
Benefícios personalizados
Essa análise de dados minuciosa feita pela IA também permite que a empresa possa elaborar benefícios personalizados, pensando em cada colaborador de maneira individual, como planos de saúde, horários flexíveis de trabalho, programas de bem-estar e outras medidas que façam com que os funcionários vistam a camisa da empresa e se sintam bem em fazer parte desse time.
IA na etapa de Gestão de Desempenho
A inteligência artificial também é eficiente para avaliar o desempenho dos funcionários de uma empresa, monitorando o desempenho contínuo de cada colaborador e elaborando feedbacks assertivos e que podem evitar muitos problemas. Entenda melhor:
Feedback automático
Ferramentas com bons sistemas de IA são capazes de monitorar o desempenho de cada colaborador em tempo real. Esse feedback permite que os gestores repassem orientações aos funcionários a respeito de eventuais mudanças para a melhora de desempenho, sem a necessidade de revisões mais formais.
Previsão de desempenho
Com base no histórico de trabalho de cada colaborador, a IA é capaz de prever o desempenho futuro dos funcionários de uma empresa. Isso vale para aspectos como produtividade, qualidade da entrega de trabalho, interações entre colaboradores e padrões comportamentais. Assim, é possível prever qual funcionário tem mais chance de se destacar, qual precisa de algum tipo de suporte, qual equipe se beneficiaria de algum treinamento etc.
IA na fase de tomada de decisão
Um dos maiores benefícios da IA para a equipe de RH e Gestão de Pessoas tem a ver com a tomada de decisão que, quando feita com base em dados e de forma estratégica, permite que os responsáveis identifiquem padrões e prevejam tendências futuras.
A IA é capaz de analisar dados históricos de desempenho, analisar a rotatividade de colaboradores, bem como a satisfação e o engajamento de todos os contratados. Além disso, a inteligência artificial também é eficiente ao aprimorar processos internos, agilizando e automatizando funções administrativas e operacionais, que são conhecidas por demandar muito tempo.
Toda essa economia de tempo de trabalho permite que o time de RH possa se manter focado em situações mais estratégicas e que tenham maior valor para a instituição.
Benefícios da IA na Gestão de Pessoas
Já deu para entender por que a IA está transformando a gestão de pessoas em diversos aspectos, não é mesmo? Entre os maiores benefícios desse tipo de tecnologia, destacamos:
- Mais eficiência: A inteligência artificial é excelente para automatizar tarefas que são demoradas e repetitivas, como a seleção de currículos e o agendamento de entrevistas. Isso é importante por poupar tempo de trabalho e melhorar a eficiência de toda a equipe de RH e de Gestão de Pessoas.
- Melhora na tomada de decisões: Ter a chance de tomar decisões com base em dados estatísticos e apurados é uma forma de evitar erros ou fazer escolhas que sejam fundamentadas apenas no feeling ou na intuição.
- Personalização da experiência do colaborador: A IA é totalmente capaz de adaptar estratégias, treinamentos e programas de desenvolvimento de acordo com as características individuais de cada funcionário, o que potencializa o engajamento e aumenta a retenção de talentos.
Inteligência Artificial com a Selecty
Agora que você já entendeu como a IA está afetando profundamente a gestão de pessoas, transformando a forma como as instituições contratam, desenvolvem e mantêm novos talentos, saiba que a Selecty é a plataforma ideal para implementar muitos desses benefícios nas ações do seu RH.
Fale agora com um dos especialistas da Selecty e veja como a inteligência artificial pode potencializar os recursos da sua empresa, além de poupar gastos e tempo de trabalho da sua equipe.
[…] A seleção de currículos é uma etapa fundamental do processo de seleção, além de ser conhecida por demandar bastante tempo da equipe de RH. Para ter certeza de que bons candidatos não sejam desconsiderados, e também para evitar o excesso de trabalho manual, usar ferramentas que automatizem essa etapa é uma ótima escolha estratégica. […]
[…] claro que o processo seletivo deve ser rigoroso e completo, mas, com a tecnologia de hoje, é possível que tudo seja feito de forma simplificada e mais eficiente. A automatização da triagem de currículos é um ótimo exemplo de como softwares como a Selecty […]