Cadastro de candidatos: saiba como avaliá-los e fazer bom uso deles

A partir do momento em que uma empresa realiza uma venda, ela faz o registro de dados do cliente. A ideia é ter informações suficientes para possíveis contatos futuros, mas também para ter um controle maior do que entra e sai do negócio. Assim como é importante ter um registro dos consumidores, a empresa também deve se preocupar em fazer um cadastro de candidatos que tentam uma vaga de emprego.

Além de tornar a vida do RH mais fácil, tal processo é interessante para ter mais clareza e eficácia na hora de recrutar profissionais. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre esse registro e como fazer bom uso dele! Acompanhe.

A importância do cadastro de candidatos

O processo de contratação de colaboradores é constituído por uma série de pequenas tarefas. Desde o anúncio das vagas até a contratação propriamente dita, é essencial trabalhar algumas técnicas, a fim de manter um padrão de qualidade na escolha dos profissionais mais alinhados às demandas da empresa. 

O cadastro de candidatos ajuda na etapa de triagem de currículos, especialmente quando há uma grande quantidade deles. A ideia principal é organizar e manter um banco de potenciais profissionais para ocupar vagas na empresa, seja agora ou em processos seletivos futuros.

Por meio do registro, por exemplo, é possível fazer uma filtragem de acordo com os pré-requisitos definidos pela empresa, mas também eliminar currículos que não se encaixam no perfil procurado, selecionando, assim, as pessoas mais adequadas para a próxima etapa do processo seletivo. 

As principais dicas para avaliar os cadastros 

Não basta ter um banco de dados com bons currículos, é preciso saber como avaliá-los. Por isso, confira algumas dicas imperdíveis para aperfeiçoar o processo!

Defina o seu perfil de candidato ideal 

O primeiro passo é determinar o perfil de candidato ideal que a sua empresa procura. Tal ação significa estabelecer parâmetros para realizar uma análise mais eficiente. Por exemplo, o seu negócio pode precisar de um profissional com forte habilidade de liderança, que tenha gerido equipes em determinado segmento do mercado. 

A partir da definição do padrão, a equipe pode buscar o candidato no banco de dados. Assim, os entrevistadores conseguem ser mais objetivos, garantindo uma margem de erro bem menor no processo de recrutamento e seleção. 

Faça um comparativo de cursos, especializações e habilidades 

Mais uma dica para o cadastro de candidatos trabalhar a seu favor é fazer uma análise de cursos, especializações e habilidades dos profissionais que estão no banco de dados. A ideia é que, ao realizar um processo de recrutamento e seleção, haja ao menos um percentual de 70% de aderência ao perfil procurado. 

O profissional do RH não deve excluir aqueles indivíduos que não são totalmente compatíveis com a vaga, mas precisa ter em mente que a maioria dos requisitos necessários para o cargo devem ser atendidos. Ao ter os candidatos mais alinhados, é preciso colocá-los em um comparativo, a fim de detectar alguma característica, habilidade ou experiência que se sobressaia e possa ser trabalhada dentro da organização. 

Crie uma política que incentive os colaboradores a atualizarem seu cadastro

É essencial que os recrutadores engajem os candidatos e criem uma política para que eles mantenham seu cadastro atualizado, tais como ações de employer branding, divulgação de vagas de forma direcionada em canais onde o público dessa empresa se encontra, campanhas constantes, remarketing de vagas etc.

Por outro lado, a manutenção do histórico de relacionamento com esse candidato faz parte do trabalho do selecionador/empresa. Para isso, é interessante que eles usem diferentes meios e tecnologias para ter esses registros e que façam isso de forma qualificada, aproveitando todo o trabalho de engajamento que é realizado.

Como visto, manter um cadastro de candidatos é de suma importância para ter processos seletivos mais eficientes em seu empreendimento. Para garantir que eles ocorram da melhor maneira, é necessário contar com um software de qualidade e que atenda às especificidades da empresa. 

Se você tem interesse em automatizar tal processo no seu negócio, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!