WhatsApp nas entrevistas: como essa tecnologia ajuda o recrutamento e a seleção?

Encontrar profissionais talentosos para preencher cargos importantes na organização é uma tarefa árdua e cara. Sendo assim, as empresas têm buscado otimizar, cada vez mais, os seus processos de contratação por meio de ferramentas tecnológicas — especialmente com o uso do WhatsApp nas entrevistas.

Afinal, você sabe como isso funciona? Ao longo deste artigo, veremos 5 formas pelas quais o WhatsApp está mudando esse panorama e contribuindo para a obtenção de melhores resultados. Boa leitura!

Automação do processo de seleção

A seleção e o recrutamento a distância são cada vez mais comuns nas empresas que buscam a mais alta performance em abordagens inovadoras, a partir da automação dos processos seletivos. Desse modo, é mais fácil oferecer aos candidatos uma experiência que seja gratificante.

Vale dizer, porém, que o uso do WhatsApp nas entrevistas não impede as seleções presenciais. Na verdade, uma das principais vantagens da automação reside na padronização desses processos, o que garante melhores resultados.

Economia de tempo e redução de custos

Em um mercado tão competitivo como o atual, a redução de custos e a economia de tempo são fatores cada vez mais relevantes, e que não devem ser negligenciados. Do ponto de vista dos candidatos, por exemplo, já não é mais necessário imprimir currículos, obter envelopes e entregar o documento físico nas empresas. Além disso, esses profissionais não gastam mais tempo e dinheiro para se deslocar entre uma e outra candidatura.

Sob a perspectiva empresarial, por outro lado, o uso do WhatsApp nas entrevistas proporciona uma redução dos custos de todas as etapas do processo seletivo. Há, por exemplo, uma interessante economia nas divulgações de vagas, além da economia do tempo operacional de recrutadores, entre outros benefícios.

Construção de um bom banco de currículos

Contar com um banco de currículos completo é fundamental para o sucesso do planejamento do seu processo seletivo. Afinal, quanto mais informações estiverem disponíveis aos recrutadores, tanto melhor serão as suas condições de criar planos adequados.

Powered by Rock Convert

Quanto a isso, ao optar pelo WhatsApp nas entrevistas você aumentará as chances de atingir bons resultados em menos tempo — e, conforme mencionado, com menores custos. Isso facilita, também, a reunião de distintas funcionalidades das etapas seletivas em um só local, dinamizando todo o recrutamento.

Divulgação de vagas específicas

No passado, as empresas usavam mídias tradicionais e impressas (tais como revistas, jornais etc.) para divulgar suas vagas em espaços, geralmente, bem reduzidos em veículos de grande alcance.

Hoje em dia, porém, é cada vez menos frequente o envio de currículos impressos às empresas, justamente por se tratar de medida ineficiente, demorada e onerosa para todos os envolvidos. Em muitas ocasiões, os candidatos certos não eram atingidos por esse modelo, o que ocasionava vários erros no momento da contratação.

A popularização dos novos meios comunicacionais — entre os quais se insere o WhatsApp — permite que as organizações alcancem, com simplicidade, uma quantidade bem maior de profissionais para o preenchimento de vagas específicas.

Mais precisão na análise de perfil do candidato

Caso o recrutamento digital seja feito de uma forma inteligente, partindo de uma análise profunda dos candidatos, é possível filtrar as principais características almejadas e, assim, aumentar as suas chances de encontrar pessoas com os perfis mais adequados às vagas disponíveis.

Cumpre ressaltar, por fim, que o uso do WhatsApp nas entrevistas, e no setor de RH em geral, viabiliza processos bem mais ágeis e, sobretudo, precisos, de atração e seleção de candidatos.

Então, gostou da leitura? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada nossos próximos conteúdos para turbinar os seus processos de recrutamento e seleção!