Saiba como funciona a seleção às cegas e outros tipos de seleção

Dentre os pontos essenciais para a produtividade e o sucesso de um empreendedorismo, os processos de recrutamento e seleção do seu grupo de talentos estão entre os mais significativos.

A seleção às cegas é um método inovador que está em ascensão no mercado de trabalho, pois é necessário conhecer seus benefícios e os resultados que têm apresentado nas empresas que já aderiram a esse novo projeto. Existem alguns tipos de processo seletivo, entender cada um, é relevante para escolher o mais adequado para a sua organização.

Quer conhecer a seleção às cegas e outros tipos de processo seletivo? Leia este artigo para obter diversas informações.

Conheça a seleção às cegas, como funciona e quais os seus objetivos

É necessário ter informações sobre essa nova metodologia de seleção e analisar para observar a possibilidade de inseri-la em sua instituição. Confira:

Definição

Esse método teve início na Europa e causou sucesso em outros países pela maneira de recrutar os colaboradores. O Brasil adotou esse exemplo que está se expandindo por muitos estados e fazendo um diferencial no quadro de talentos devido à forma que eles são selecionados.

O processo às cegas otimiza as tarefas do setor de Recursos Humanos (RH) que atua de modo imparcial na primeira etapa seletiva. Essa novidade tem o poder de eliminar estereótipos e preconceitos e recrutar profissionais altamente capacitados para preencher a vaga e somar no processo de evolução da empresa e crescer como profissional.

Como funciona

O recrutamento e seleção às cegas é um meio altamente tecnológico, é utilizado um software em que o sistema do banco de talentos fica disponível aos candidatos para que eles preencham algumas informações importantes para a primeira fase do processo seletivo. Nesse período alguns dados como, nome, gênero, estado civil, filhos, escolaridade e outras informações pessoais não são solicitadas. Pois o objetivo nesse momento não é conhecer o candidato.

Seus objetivos

Na primeira fase do recrutamento às cegas é importante para o recrutador saber apenas quais as habilidades e competências do candidato, pois a escolha é focada nos atributos da função disponível. O objetivo desse novo processo de recrutamento é a inclusão sem preconceitos, de talentos revestidos de características voltadas para preencher a cultura organizacional da instituição. Outro objetivo grandioso é o pensamento de contribuir para uma sociedade melhor, implantando uma política de diversidade étnica, cultural etc.

Observe alguns dados sobre a seleção às cegas

Algumas empresas já estão utilizando essa nova tecnologia e têm observado resultados promissores devido à diversidade de profissionais. Podemos exemplificar a Nubank, que aderiu à seleção às cegas em 2016. Esse método é mais utilizado nas funções de engenharia.

A Votorantin Cimentos já utiliza o recrutamento às cegas e deseja implantar a seleção de trainees. Cristiano Brasil, diretor de gente e gestão, disse que o grupo percebeu que estavam dando demasiada importância à faculdade dos candidatos, e assim, padronizando o processo final do recrutamento.

Powered by Rock Convert

A organização Empregare criou um sistema que encaminha às empresas o cadastro das pessoas que desejam candidatar-se com informações que ocultam os seus dados, é um incentivo para que mais instituições fiquem atualizadas com essa nova metodologia de selecionar funcionários. Outra empresa que também adotou esse recurso moderno para realizar a contratação de seu quadro funcional foi a GE Brasil, que trabalha com motores e energia elétrica,

A Cargill, empresa do ramo alimentício, implantou em 2017 a seleção às cegas em seu setor de RH. Simone Beier, diretora desse departamento, relatou que a empresa pretende inserir em seu quadro funcional, negros, mulheres, LGBTIs, pessoas com deficiência etc., informou ainda, que a intenção não é que atuem somente nos setores, mas também, que administrem equipes, pessoas e negócios.

Conheça outros tipos de processo seletivo e como funcionam

Cada empresa tem seu método de recrutar e selecionar seus colaboradores, por isso, é importante conhecê-los.

Processo de recrutamento externo

É uma forma de selecionar profissionais novos para a organização. Para esse modo de admitir, as empresas realizam formas diferentes de coletar os dados dos candidatos, esses podem ser realizados por meio de análise de currículos impressos ou currículos da plataforma. Essas maneiras diferenciadas são decididas segundo a necessidade da empresa.

Quando é utilizada a metodologia tradicional todos os dados dos candidatos são conhecidos desde a primeira fase, sendo complementado com as outras etapas em que algumas são presenciais. Existem as organizações que estão em transição tecnológica, que realizam algumas fases informatizadas como banco de talentos, entrevistas on-line e outras formas seletivas. A seleção às cegas é um modo de processo externo, uma forma mais inovadora de recrutamento e seleção de profissionais.

Processo de recrutamento interno

É o recrutamento que busca pessoas da própria empresa que tenham competência para um determinado cargo. Pode ser feito analisando o desempenho em metas conquistadas e perfil do funcionário. A seleção interna é realizada por avaliação e indicação por meio de pessoas do seu convívio profissional e seus superiores. O tempo de serviço, a fidelidade à organização e os conhecimentos adquiridos no decorrer do tempo são referências para esse tipo de recrutamento.

Processo de recrutamento misto

É a união do recrutamento interno e externo, assim amplia a possibilidade de realizar uma seleção eficaz. Neste processo seletivo candidatam-se à vaga, profissionais da empresa e candidatos externos. Os candidatos externos são os primeiros a passarem pelo processo de escolha, caso não tenha pessoa capacitada para tal cargo, realiza-se o processo interno. No processo misto há maior possibilidade de admitir talentos qualificados e o tempo de decisão seletiva é menor.

Recrutamento por Indicação

É uma forma de admissão ainda muito utilizada. Esta maneira de entrar para o quadro de colaboradores é gratificante tanto para o empreendedor como para o colaborador. Para a empresa, pelo fato de não ocorrer custas para realizar todo o processo de recrutamento e para o candidato o conforto de não participar de uma competitividade com outros candidatos.

Estar bem informado sobre a diversidade dos tipos de processos de recrutamento e seleção e conhecer profundamente cada um é determinante para escolher o que mais se enquadra aos objetivos de sua organização. Utilizar a seleção às cegas para promover a diversidade de talentos pode trazer pleno desenvolvimento e sucesso à sua organização.

Gostou de conhecer a seleção às cegas e entender os seus benefícios para as organizações? E também compreender sobre os tipos de recrutamento? Então, curta a nossa página no Facebook.