Nas últimas décadas, o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos passou por grandes transformações, sobretudo graças ao advento, avanço e democratização da Internet e de outras tecnologias da informática. Mais do que nunca, os recrutadores têm facilidade em divulgar vagas de emprego, assim como os profissionais em busca de emprego têm de encontrar novas oportunidades.
E como em todos os outros setores, ao longo da evolução das mídias digitais, desenvolveu-se uma miríade de soluções, sistemas e ferramentas específicas para auxiliar recrutadores e talentos a darem o match perfeito. Desta forma, existe na Web atualmente uma ampla gama de buscadores, sites e redes sociais que permitem às equipes de seleção procurarem por profissionais e aos profissionais procurarem por trabalho.
No entanto, nem tudo são maravilhas. Justamente em função desta enorme variedade de alternativas para divulgação de vagas e currículos, gerenciar os processos de candidatura tornou-se um desafio ainda maior, tanto para os times de Recursos Humanos, quanto para os talentos em busca de recolocação.
Do lado de lá, os candidatos se queixam de encontrarem diversos formatos de candidatura, com formulários que exigem a reescrita integral do currículo, processo que toma o precioso tempo do candidato, na fase em que, quanto mais currículos enviados, melhores as chances de conseguir um bom cargo. Do lado de cá, recrutadores que lançam mão de diversas ferramentas para busca de currículos enfrentam dificuldades em centralizar e padronizar os dados recebidos.
E talvez seja justamente daí que se originem os famigerados formulários em diferentes formatos de cada site de recrutamento. No entanto, para que o processo seletivo seja eficiente e ofereça uma boa experiência tanto para o recrutador quanto para os candidatos, é indispensável buscar recursos que: do ponto de vista do candidato otimizem o processo de submissão de currículos e do ponto de vista do recrutador aprimorem a análise e armazenamento dos currículos.
Por que é importante oferecer a melhor experiência possível ao candidato?
Muitas equipes de RH pecam ao priorizar sua própria experiência na hora de lançar vagas. Este fenômeno se manifesta desde descrições não transparentes das posições de trabalho, até processos seletivos prolixos e demorados e sistemas que dificultam a candidatura.
O fato é que estas questões afetam a capacidade da organização de selecionar candidatos de alta qualidade para as vagas. É preciso sempre ter em mente que o processo seletivo para uma posição em uma empresa é, na verdade, uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que a partir da experiência de seleção os recrutadores avaliam múltiplos candidatos, os candidatos avaliam múltiplas empresas.
E os talentos de maior qualidade vão dar preferência às organizações cujos processos seletivos são mais transparentes, fluidos e objetivos, uma vez que sente que está sendo respeitado e seu tempo poupado . Por isso, é preciso que o time de RH aposte em soluções que ajudem a simplificar a vida do candidato também.
Para solucionar este dilema, muitas empresas oferecem como solução a possibilidade de o candidato incluir seu currículo no sistema como anexo Word e PDF. Desta maneira, a empresa tem acesso aos dados de maior número de candidatos, uma vez que é muito fácil simplesmente fazer upload do arquivo.
Será que assim solucionamos esta questão?
Os desafios na gestão dos currículos em arquivo
Você já viu que facilitar a vida do candidato aceitando o currículo no formato de documento que ele já tem pronto é um passo importante para agilizar o processo seletivo e garantir que os melhores talentos participem da candidatura. Mas geralmente é aí que começa o problema para o recrutador.
Com a facilidade criada para o candidato certamente captaremos um número considerável de currículos, mas é aí que muitas vezes começa a dor de cabeça do selecionador. Analisar currículos em diferentes formatos de documento, centralizar os dados e armazenar as informações toma tempo e reduz a eficiência do trabalho.
Em última análise, isso pode resultar em currículos passando despercebidos pela verificação, visto que vai ser uma tarefa mais difícil e cansativa avaliar cada um deles. Além disso, a utilização de um banco de currículos torna-se uma tarefa muito complicada. Em um contexto em que ter um grande número de potenciais candidatos para futuras seleções seria o cenário ideal, com diversos formatos e padrões de arquivos torna-se impossível fazer a triagem dos currículos armazenados para convocar uma seleção.
Ferramentas com inteligência artificial aumentando a eficiência do RH?
Se você leu toda a extensão do artigo até aqui, oferecer uma experiência de candidatura que promova a participação de candidatos de alta qualidade enquanto agrega eficiência ao trabalho da equipe de RH parece ser uma missão impossível, não é mesmo? Mas não é!
Existem soluções inteligentes, visando justamente aliar os benefícios que tanto o candidato quanto o RH procuram nas etapas iniciais do processo seletivo.
Uma delas é a tecnologia de Parsing.
Ele permite que o candidato se cadastre simplesmente fazendo o upload do arquivo de forma prática e rápida. O Parsing faz a leitura automática de arquivo do currículo que está em PDF ou do Word, reconhecendo o texto do CV e preenchendo os campos do formulário.
Com uma tecnologia baseada em inteligência artificial, o Parsing consegue reconhecer no texto do currículo o conteúdo relacionado à experiência profissional, escolaridade, dados pessoais etc. Assim que identifica a informação, o sistema copia aquele trecho e preenche automaticamente o campo correspondente no formulário.
Isso significa mais conveniência pra você e para os seus candidatos, de forma que seu time de RH terá acesso a mais currículos de qualidade, podendo gerenciar os dados de forma simples e eficiente. Além disso, a criação de um banco de currículos também se torna mais produtiva, por permitir a categorização e facilitar a aplicação de filtros aos dados dos candidatos para futuras seleções.
Só acredita vendo? Então solicite agora mesmo uma demonstração da Selecty para ver o Parsing funcionando na prática!
[…] diretamente para as vagas, e ferramentas com inteligência artificial para encontrar os candidatos aderentes dentro do seu banco de talentos, é possível identificar rapidamente mais pessoas compatíveis com as […]