Os processos seletivos para contratar funcionários precisam ser administrados com muita eficiência pelo time de RH, afinal, a entrada de bons profissionais na empresa depende diretamente da qualidade da seleção. Contudo, uma boa gestão de talentos tem diversos desafios que exigem o suporte de um software de gerenciamento especializado.
Por isso, neste texto vamos falar detalhadamente sobre como um software de gestão de talentos otimiza o tempo do profissional de RH. Está interessado nisso para o seu negócio? Acompanhe nosso post até o fim!
Seleção: uma tonelada de informações que precisam de organização
Alguns processos seletivos de contratação podem ter centenas e até mesmo milhares de candidatos. Estamos falando de processos seletivos digitais, nos quais as pessoas podem se candidatar às vagas em poucos cliques. Agora imagine que a sua empresa esteja com diversos processos seletivos abertos ao mesmo tempo.
A quantidade de informações a gerenciar é absolutamente imensa. Neste sentido, os colaboradores do RH não podem simplesmente olhar currículo por currículo, dado por dado. É necessário que haja uma automação capaz de fazer todo o processo de triagem e pré-seleção, permitindo que os profissionais de R&S façam o que realmente foram contratados para fazer: focar nas relações humanas.
Essa é uma das principais vantagens de um software de gestão de recrutamento e seleção. A equipe de RH determina os parâmetros de referência para a vaga, e o software faz a filtragem dos candidatos que atendem ou não os requisitos mínimos para seguir nas próximas fases do processo seletivo.
No software Selecty temos o matching multifatorial, que é um conjunto de ferramentas que faz a triagem inteligente de talentos. Os algoritmos analisam as características dos candidatos, tudo de acordo com as informações de cada vaga, listando e ranqueando para o profissional de RH os candidatos mais aderentes ao perfil procurado. Ele é multifatorial porque considera aspectos comportamentais da vaga, por exemplo: perfil comportamental ideal da vaga X perfil comportamental do candidato, escolaridade e experiências profissionais. Isso facilita a seleção dos profissionais que serão avaliados com mais atenção e serão chamados para entrevistas.
Processos seletivos digitais, mas altamente humanizados
A seleção de um profissional não pode ficar apenas voltada ao currículo. Outras características também precisam ser levadas em conta, desde o local onde o profissional mora e, é claro, fatores comportamentais. Por isso, testes e questionários costumam ser as primeiras etapas dos processos seletivos digitais.
Com um software de gestão de talentos, a sua equipe de RH pode montar o questionário de acordo com as necessidades da vaga, bem como o quiz comportamental que ajuda a determinar como pensa e como age aquele profissional que está se candidatando a vaga. O candidato realiza os testes e questionários, e o software retorna à equipe de RH um relatório completo, detalhado e preciso sobre os resultados.
Assim, a sua equipe economiza tempo e dinheiro, podendo focar apenas nos perfis dos principais candidatos, tanto no que diz respeito ao currículo, como às características psicossociais. A equipe pode, portanto, tocar mais processos seletivos ao mesmo tempo, dando uma atenção maior a cada candidato. Com isso, a tendência é que haja uma maior retenção de talentos e menor índice de turnover.
O software de gestão de recrutamento e seleção Selecty opera tanto com funil automatizado, como com triagem avançada, o que permite o gerenciamento muito mais completo das vagas e dos processos seletivos a partir de dezenas de filtros de seleção e do ranqueamento automático realizado pelo sistema de acordo com as requisitos definidos.
Fórmulas de sucesso que podem ser padronizadas
Empresas com vários funcionários estão a todo tempo contratando e demitindo. Imagina o trabalho que daria se fosse para montar, do zero, cada processo seletivo para cada vaga diferente. É por isso que com um bom software de gestão de talentos, como o Selecty, a sua equipe de RH pode definir as etapas de cada processo seletivo e depois padronizar estes procedimentos.
Ou seja, basta designar os detalhes do processo seletivo uma só vez. Para a próxima vaga, se a sua empresa desejar, os parâmetros já serão aplicados rapidamente e a empresa já terá as etapas prontas -, será só divulgar. Você pode definir diferentes modelos de processos para os diferentes tipos de vagas. Por exemplo: um modelo para assistentes, outro para analistas, outro para cargos de coordenação etc.
Facilidade para a etapa final do processo
Mesmo nas etapas finais do processo seletivo, quando ficam apenas poucos candidatos para serem entrevistados, gerenciar estes dados pode não ser tão simples quanto parece. Isso porque o candidato pode ter que passar por diversas entrevistas, uma com o líder direto, outra com o profissional de RH, outra com o chefe da seção, ou até mesmo com o CEO.
Cada um destes entrevistadores deve receber um briefing do candidato para a boa realização da entrevista, e precisa comunicar o seu parecer de forma assertiva. O software de gestão de talentos também centraliza esta função, permitindo a rápida organização da agenda para as entrevistas, as informações que cada membro da equipe deve receber e a opção para que os responsáveis deixem seus pareceres.
No software Selecty, por exemplo, é possível anexar a vídeo entrevista e os testes do candidato ao perfil que será compartilhado com outros decisores. E os diferentes gestores ainda acessam essas informações em um ambiente exclusivo e personalizado para eles.
Tudo em um só lugar facilita a vida de todos
Ainda é muito comum que empresas utilizem formulários convencionais para fazer testes e triagens com seus candidatos. Na hora de apurar os resultados, a equipe de RH gasta incontáveis horas anotando e calculando as respostas dos candidatos. Depois, utiliza outro software para registrar estas informações e comunicá-las aos setores interessados.
Além do tempo desperdiçado em todas essas atividades, é bastante provável que informações sejam extraviadas ou perdidas, comprometendo a lisura do processo seletivo e correndo o risco de que bons candidatos não sejam avaliados.
Com o software de gestão de talentos Selecty, todos as etapas relativas ao marketing de recrutamento, processos seletivos, atração e gestão de talentos, admissão online e relacionamento com os requisitantes são realizadas em um só lugar, numa plataforma fácil de usar, segura e que garante a justiça do processo seletivo.
Com isso, todo mundo sai ganhando. O time de RH economiza tempo e recursos, trabalhando mais rápido e fazendo seleções menos custosas para o orçamento. A empresa ganha ao contratar e manter os melhores profissionais em seu quadro funcional, os candidatos ganham ao fazer processos seletivos mais justos, rápidos e sem complicações desnecessárias.
A Selecty pode te ajudar! Solicite uma demonstração agora mesmo!