Apesar da constante busca dos profissionais por novas oportunidades e melhores cargos de trabalho, quem se dedica ao recrutamento sabe que nem sempre este é um processo fácil. Entre determinar o perfil ideal para a posição, abrir o processo seletivo, divulgar nos lugares certos, fazer a triagem, entrevistas e testes, há um longo caminho do início ao fim do processo seletivo.
E todo este trajeto, junto com seus percalços, pode impactar significativamente a rotina e o desempenho do negócio, afinal, se uma vaga está aberta além do tempo previsto, há uma atividade que pode não estar sendo desempenhada da forma correta ou que precisa de mais apoio para sua realização. Neste contexto, cabe à equipe de Recursos Humanos definir estratégias para otimizar o processo de lançamento de vagas e seleção de candidatos.
Desta forma, é possível fazer com que a etapa de recrutamento ocorra de modo mais eficiente, agregando verdadeiro diferencial competitivo para a organização. E isso é válido para negócios de todos os segmentos.
Pensando em te ajudar nesta tarefa, desenvolvemos uma série de artigos que tratam dos assuntos mais relevantes sobre aprimoramento do processo seletivo. Neste post, você conhecerá mais sobre os desafios no preenchimento de vagas e qual a importância da facilidade de acesso dos candidatos às posições disponíveis na empresa para o sucesso do recrutamento.
Ficou interessado? Então nos acompanhe nesta leitura e entenda porque é importante uma plataforma de fácil acesso para os candidatos às vagas abertas da sua empresa!
Principais desafios do recrutamento na atualidade
Antes de tudo, é muito importante compreender de fato quais são os principais desafios encontrados pelo setor de RH no momento de abrir vagas e receber candidaturas. Sobretudo diante das profundas mudanças que os avanços das tecnologias provocaram na rotina de seleção de organizações de todos os portes e setores.
Grande volume de candidaturas é um desafio
Com os avanços e a democratização da Internet, ela passou a ser o canal mais relevante para o lançamento de vagas por parte da empresa, bem como para a busca de oportunidades por parte dos profissionais. E não poderia ser melhor, não é mesmo? Com esta ferramenta e suas múltiplas mídias e pontos de contato com o mercado profissional, tornou-se muito mais fácil alcançar potenciais candidatos e recrutar talentos de qualquer lugar.
Mas, na prática, o alcance de mais talentos aumenta consideravelmente o número de candidaturas às vagas, e sem uma ferramenta para gerenciar os processos seletivos, o trabalho se torna muito difícil.
Ao mesmo tempo em que isso aumenta as chances de a empresa ter acesso ao profissional certo para uma posição, a complexidade da filtragem de candidatos e do processo seletivo é potencializada. Além disso, quando existem diversas vagas abertas, torna-se ainda mais complicado realizar o controle, a triagem e a seleção dos talentos. Ou seja, ganha-se em volume, mas perde-se em eficiência.
E outro fator importante da Internet é a multiplicidade de canais que podem ser disponibilizados para a candidatura. Há inúmeras plataformas e sistemas onde as vagas podem ser oferecidas aos candidatos. Da mesma forma, existem vários meios de divulgação de forma integrada. Apesar de poder aumentar o alcance da sua oferta de trabalho, investir em diversos pontos de divulgação sem um sistema para gerir as respostas, dificulta o controle interno da abertura e do fechamento das vagas, além de complicar a vida de talentos que gostariam de fazer parte da sua organização.
A primeira impressão é a que fica
Poucas frases de impacto são tão verdadeiras quanto essa. E o processo seletivo é a primeira impressão que um candidato tem da sua empresa. Por isso, investir em uma abordagem que simplifique o acesso às vagas e que torne o processo de candidatura mais amigável é essencial se a sua organização deseja montar um time de alto nível.
A falta de um portal estruturado para candidaturas dificulta o acesso desses profissionais às posições disponíveis, e candidatos que não têm uma boa experiência no processo seletivo tendem a formar uma ideia negativa da cultura organizacional da empresa.
Com isso, talentos podem ser repelidos ou já entrar na empresa com um pé atrás, o que não é nada benéfico para o negócio.
Todos estes aspectos aumentam o tempo necessário para o processo de seleção, sobrecarregam a equipe de RH com tarefas que podem ser eliminadas e reduzem a qualidade da experiência do candidato, o que pode prejudicar a capacidade da empresa de atrair bons talentos.
Por isso, contar com uma solução capaz de superar estes desafios e tornar o processo de recrutamento mais eficiente é indispensável.
Concentre a gestão de suas vagas em uma única plataforma
Para superar estes desafios, é possível utilizar uma metodologia que permita a gestão de todas as vagas da sua empresa em uma só plataforma. Essa abordagem facilita o controle do volume de candidatos, da abertura e fechamento de vagas e das diversas etapas do processo seletivo. Assim, aumenta a eficiência e, por conseguinte, a produtividade da equipe de RH.
Mas não são apenas estes os ganhos. Oferecer uma plataforma de fácil acesso para os candidatos às vagas abertas da sua empresa garante aos profissionais interessados uma experiência muito melhor.
Na busca por novas oportunidades, otimizar o processo de localização de vagas, envio de currículos e realização de testes e entrevistas preliminares faz toda a diferença para o profissional. E vale sempre lembrar que quando uma vaga está aberta, não é apenas sua organização que está selecionando, mas também os talentos que participam dos processos seletivos, que usam esta experiência para verificar se o ambiente de trabalho é ideal.
Assim, quando a sua empresa torna mais fácil o acesso às vagas abertas, ganha em diferencial competitivo na seleção de talentos e se torna mais propensa a receber candidaturas com fit adequado à organização. E tudo isso se reflete na rotina e no desempenho do negócio no mercado.
Vale também destacar que uma plataforma para a gestão de vagas oferece outras funcionalidades que simplificam o trabalho dos recrutadores, como triagens automáticas, envio de feedback e emissão de relatórios de análises dos processos seletivos.
Não podemos deixar de citar, também, a facilidade dos recursos como vídeo dos profissionais, imagens reais da empresa e depoimento de quem já trabalha ali, o que é importante para que candidatos conheçam a cultura da empresa.
Além disso, os benefícios da comunicação numa linguagem acessível e transparente com os candidatos. A clareza da especificação das vagas é fundamental para que os profissionais mais aderentes a essas oportunidades se candidatem.
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