Blog Selecty
MENU
  • Início
  • Artigos
    Recrutamento e SeleçãoComportamentoNovidadesGestão
  • Materiais Ricos
  • Selecty

Mulheres que fazem a diferença no RH: Ana Paula Ferraz do MamaJobs 

  1. Comportamento
  2. Mulheres que fazem a diferença no RH: Ana Paula Ferraz do MamaJobs 
Mulheres que fazem a diferença no RH: Ana Paula Ferraz do MamaJobs 

Neste artigo da série Mulheres que fazem a diferença no RH, nossa entrevistada é a Ana Paula Ferraz, fundadora do MamaJobs, empresa que chegou para transformar o cenário de contratações de profissionais que se tornaram mães e que desejam continuar ativas no mercado. Seu objetivo é conectar as mulheres mães a ambientes nos quais a maternidade não seja encarada como uma barreira, e conscientizar as empresas sobre o atual papel da mulher. 

“Quando nasce um bebê, nasce uma mãe…  

…e também uma mulher cheia de novas habilidades, coragem e garra para vencer todos os desafios.” 

Ana Paula Ferraz, fundadora do MamaJobs. 

Quem é a Ana Paula Ferraz do MamaJobs? 

A Ana é formada em administração de empresas e sempre atuou com amor na gestão e desenvolvimento de pessoas. É master coach, trabalha com perfil comportamental, tem vários cursos na área de desenvolvimento pessoal, e seu propósito é desenvolver a melhor parte das pessoas.

Iniciou sua carreira no departamento de RH em uma grande organização. A partir daí, sempre esteve na área de desenvolvimento humano. Trabalhou muitos anos como coach, ajudando mães e mulheres, focando bastante na questão de relacionamentos também.

Além de empresária, ela é mãe de 3 crianças: os gêmeos de 7 anos, e o mais velho de 14, e distribui seu tempo e habilidades entre a família e o trabalho. 

Uma mulher que ama ser mãe! 

A Ana simplesmente ama ser mãe! Ela nos contou com muita emoção que seu sonho sempre foi esse.

Então, ela é uma mãe exigente, amorosa, gosta dos filhos sempre por perto, e trabalha muito em prepará-los para enfrentar os desafios do mundo.

É uma mãe parceira, gosta de participar da vida dos filhos e esse foi um dos motivos para empreender no Mamajobs, pois, assim, é possível organizar sua rotina profissional para ter momentos de qualidade com eles.

Você vai perceber durante a leitura que ser mãe está em todas as ações da Ana Paula. 

Como a fundadora do MamaJobs aplica sua metodologia em seu trabalho 

Hoje, a Ana está trabalhando em home office, devido à pandemia. Seu dia a dia é bem dinâmico, porém com rotinas bastante definidas. E, segundo ela, essa organização é um dos maiores segredos do sucesso para conciliar tudo.

A Ana atribui muito do que aprendeu sobre organização à maternidade dos gêmeos. A responsabilidade de cuidar de duas crianças ensinou muita coisa, e uma delas é a organização da rotina para que as coisas funcionem, pois cuidar de dois bebês é muito desafiador.

Hoje, com os três filhos maiores, é muito mais fácil a negociação e o cumprimento da rotina. 

Durante a entrevista, ela nos disse que às vezes acaba sendo interrompida pelas crianças durante uma reunião e outra, mas que o fato de elas entenderem a importância do trabalho da mamãe para ela e para a família, ajuda a entenderem e respeitarem o momento. A Ana tem uma plaquinha pendurada na porta do escritório na qual ela usa os textos de alerta: “Mamãe está trabalhando” ou “Mamãe está livre”.

Momento de trabalho, é momento de focar e dar seu 100% para os negócios. Momento em família, é hora de ir brincar com as crianças, curtir o marido e se dedicar a eles. É assim que se divide e consegue equilibrar tantas responsabilidades, dar amor e ser amada.

Então, nos momentos de “Mamãe livre”, a Ana acompanha os filhos nas aulas online, nas atividades, em brincadeiras. É seu momento de direcionar a atenção para eles, e é dessa forma que ela mantém o equilíbrio e faz com que as crianças sejam amadas e valorizadas.

A Ana pontua a importância de ser referência para os filhos, diz que quando uma mulher é a referência, a educação dos filhos não será terceirizada, pois eles terão sempre a mãe como referência e as outras pessoas como pontos de apoio.

Mas o que é terceirizar a educação dos filhos?  

Ela nos explica que, muitas vezes, as mães estão em casa, mas estão terceirizando a educação dos filhos. E isso acontece por meio de eletrônicos, videogames, jogos, televisão, desenhos.

Salienta que, para mudar esse cenário, o importante é dar o seu melhor e focar naquele momento. Então, quando a mulher está no seu momento mãe, sugere que entregue o seu melhor como mãe e que esteja 100% presente ali com os filhos.

Na maternidade, é muito importante contar com uma rede de apoio, alguém para contribuir na criação das crianças, uma figura que ajude, seja o companheiro, babá, avó…

O mais comum é contar com o apoio da escola, pois naquele período em que a criança está na escola, a mulher mãe estará presente no trabalho, e o seu resultado deverá ser alcançado nessas horas. Depois, estará livre para que quando volte para a casa, possa dar o seu melhor para a criança. 

Então costuma dar o conselho: “Foque no que está fazendo, e procure dar o seu resultado com rapidez e excelência porque, assim, você vai conseguir equilibrar o seu dia.”

Isso não é terceirizar a educação dos filhos, isso é contar com ajuda para se dedicar ao trabalho. Mas lembra que se a mulher mãe deseja dar o seu 100% sem uma rede de apoio é muito mais desafiador. 

Como nasceu o MamaJobs 

A Ana nos contou que conheceu a Mariana, sua sócia no MamaJobs, na escolinha de educação infantil de seus filhos. Foi graças à amizade das crianças que elas começaram a conversar e se aproximaram. Durante uma conversa e outra, passaram a questionar a questão maternidade x carreira. Elas se perguntavam por que uma mulher precisa escolher uma ou outra.

As duas passavam por momentos parecidos: a Mariana tinha um filho pequeno, o Matheus, e teve que sair do trabalho de executiva em uma grande empresa em São Paulo para se dedicar a ele. A Ana também precisou sair do seu emprego, no qual atuava como consultora, para cuidar dos gêmeos. 

Mas elas não achavam isto justo: “por que a mulher tem que escolher entre ser mãe ou ser profissional?” Então, entre muitas conversas, questionamentos e não conformismo, nasceu o Mamajobs, uma empresa que veio para transformar esse cenário, para que a mulher não precise escolher entre um ou outro, mas que ela possa estar plena tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mas será que isso é fácil? 

Os maiores desafios das mulheres mães no mercado de trabalho 

Segundo nossa entrevistada, um dos maiores desafios para as mulheres no mercado de trabalho é o olhar das empresas em relação à maternidade. Então, para as mulheres mães, é uma batalha conciliar a maternidade com o emprego. E é uma decisão muito cruel quando uma mulher precisa decidir entre ser mãe ou seguir uma carreira.

Ela aponta que, um desafio muito característico entre as mulheres que entrevista está relacionado à autoestima, muitas delas, ao ver uma vaga, não acredita que preencha os requisitos.

Mas aí entra seu trabalho de desenvolvimento e ajuda às mulheres mães, de incentivar, dizer: “Ei, se veja, mulher! Você tem capacidade! Tudo que aprendeu e estudou está aí, e mais vivo ainda ao se juntar com tudo que aprendeu com a maternidade!” 

Valores que traz à equipe sempre 

A Ana faz um trabalho de desenvolvimento junto às mulheres mães do MamaJobs, e orienta sua equipe que é fundamental aprender com tudo, entregar o resultado, sempre resolver os problemas e buscar sua melhor versão. Dar o seu melhor, ter foco e entregar a mais para os clientes. As Mamas devem surpreender e mostrar que as mães são, sim, profissionais.

A partir do momento que o cliente contrata uma Mama, é porque ele entendeu sua missão e papel, então essa profissional tem a oportunidade de fazer acontecer.

A Ana jamais gostaria de ouvir de um cliente que sua empresa não é congruente com sua missão, ou que não pratica sua missão e propósito.

Ela defende que uma mãe é muito comprometida com a empresa que a valoriza e acolhe, pois ela precisa daquele sustento para si e para seu filho. Isso porque hoje as mulheres não trabalham mais somente por empoderamento, mas sim porque contribuem com a renda familiar, ou, muitas vezes, são a principal fonte de renda numa casa.

Então, afirma que quando uma mãe é contratada, valorizada e acolhida numa empresa, ela vai dar 100% do seu foco naquele momento em que ela está ali.

Como a Ana Paula vê o mercado de RH para as mulheres 

A Ana defende que não existe lugar para homem ou para mulher, mas sim que todos nós temos oportunidades e competências para sermos o que quisermos. Explica que, hoje, o RH tem uma visão mais estratégica e está dentro das decisões da empresa pelo fato de ser a porta de entrada do negócio, e é por isso que muitas empresas contratam por currículo e demitem por comportamento.

Então, as empresas estão voltadas para o desenvolvimento humano, com um olhar pessoal para o funcionário, e não só como um currículo, ou uma mão de obra, mas como peça-chave em seus resultados.

E muitas habilidades maternas favorecem o sucesso das mulheres como profissionais. Ela expõe que as mães têm MBA em administrar conflitos, soft skills, empatia, gestão do tempo, feedback humanizado, determinação, resiliência, persistência e foco. 

Dica para a mulher mãe que está voltando para o mercado de trabalho 

Algumas emoções da entrevista são difíceis de demonstrar em forma de texto. E, assim como demonstrou enorme emoção ao falar de como é ser mãe, neste trecho a Ana deixou transparecer mais ainda seu amor à causa.

Quando perguntamos qual conselho daria a uma mulher que está voltando para o mercado de trabalho depois de algum tempo se dedicando à casa e aos filhos, a Ana Paula Ferraz foi bem precisa: 

“Primeiro, se reconheça, se ame e se aceite. E vá buscar o autoconhecimento, pois quando somos mãe, normalmente evidenciamos a parte mãe e esquecemos um pouco a parte mulher. Então, desperte essa mulher que tem dentro de você, pois ela está ali, e tudo que você estudou e trabalhou também está ali. Ser mãe potencializa tudo isso porque nós temos uma escola gigantesca na maternidade, na qual nós aprendemos e nos potencializamos muito mais como profissionais.

Então, você, mulher, que quer voltar para o mercado de trabalho, se conheça, se reconheça, busque se entender, se amar e se valorizar, pois é por meio da autoestima que nós conseguimos voltar ao mercado de trabalho e acreditar em nosso potencial. Desperte a mulher que está dentro de você. Não deixe ela adormecida ali dentro.” 

Dicas do MamaJobs para as profissionais mães 

“Entrega o teu resultado. Você sempre tem que entregar com excelência porque nós queremos mostrar que as mães são muito profissionais. Nós não queremos favores das empresas, mas oportunidades iguais.” 

Saber negociar é uma característica comum entre as mulheres mães, e é uma das dicas mais preciosas da Ana para as Mamas. Então, se a mãe já sabe que terá consulta com o pediatra na semana que vem, basta se organizar e negociar com seu gestor essas horas que terá que ficar fora. Não é correto esperar chegar o dia da consulta para avisar que terá que sair mais cedo.

Defende que quando se aprende, na prática, organização, planejamento e negociação, tem-se o sucesso. 

Dicas para mães em home office: 

  • Aprenda a conhecer o seu filho; 
  • Conheça os horários do seu filho; 
  • Saiba quais são os horários que ele está mais calmo; 
  • Tente agendar reuniões para momentos em que a criança está na hora da soneca; 
  • Conte com um ponto de apoio; 
  • Priorize: defina quais são as prioridades entre trabalho, casa, comida, filho, pois dar conta de tudo é impossível; 
  • Administre o recurso existente; 
  • Tenha tempo de qualidade com seu filho: um exemplo é utilizar jogos de tabuleiro e jogos em que toda família participe; 
  • Reconheça a linguagem de amor do seu filho, ter tempo de qualidade com ele, mostrar que ele é importante e que seu trabalho também é importante. 

A Ana Paula acredita que o autoconhecimento e o autodesenvolvimento da mulher, o se conhecer, saber se entender, entender suas emoções, se respeitar, se amar, parar de se criticar, torna-a melhor tanto na maternidade quanto na carreira. E potencializando seus pontos positivos, é possível tirar o foco do negativo, fazendo com que sua melhor versão apareça.

Assim, é possível administrar melhor as emoções da maternidade, da carreira e as pressões que temos dos dois lados. 

E você, como faz para conciliar a maternidade com a vida profissional? Conte para nós nas redes sociais!

8 de março de 2021
Comportamento Gestão
  • Email
  • Facebook
  • Linkedin

Você pode gostar

Confira 4 testes psicológicos para recrutamento e seleção já!
Confira 4 testes psicológicos para recrutamento e seleção já! 17 de outubro de 2019
Gestão de metas: como implementar a metodologia OKR na empresa?
Gestão de metas: como implementar a metodologia OKR na empresa? 2 de julho de 2019
Quer saber como ter qualidade de vida no trabalho? Veja aqui!
Quer saber como ter qualidade de vida no trabalho? Veja aqui! 15 de outubro de 2019
Post Anterior Trilha Empregos e Selecty: a digitalização transformou uma rotina de 27 anos
Próximo Post Mulheres que fazem a diferença no RH: Jully Pires do Empregga

Deixe uma respostaCancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Pesquisa
Categorias
  • Comportamento 24
  • Gestão 9
  • Novidades 18
  • Recrutamento e Seleção 77
Popular
  • Mulheres que fazem a diferença no RH: Jully Pires do Empregga 12 de março de 2021
  • Mulheres que fazem a diferença no RH: Ana Paula Ferraz do MamaJobs  8 de março de 2021
  • Trilha Empregos e Selecty: a digitalização transformou uma rotina de 27 anos 3 de março de 2021
Siga-nos

A revolução do Recrutamento 4.0 chegou!!!

O Selecty te ajuda da Atração à Admissão!

Estamos em Curitiba
Celeiro da inovação.

 

Office Life Ecoville
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901

2009 - 2020 © Selecty - Política de privacidade.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
ConfiguraçõesACEITAR
Política de Privacidade e Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site.

Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies.

Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Always Enabled

Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

Desnecessário

Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

SAVE & ACCEPT