Como um CRM pode ajudar a gerenciar o relacionamento com os candidatos

Muitas vezes, os gestores de RH encontram dificuldades para conduzir as atividades de seleção de maneira assertiva. Quando isso acontece, a qualidade do recrutamento pode cair, proporcionando experiências ruins para os interessados em trabalhar na empresa, o que certamente não é bom.

Porém, a utilização de um software de gestão, como um CRM, pode ser um diferencial, pois, além de facilitar a organização das informações, pode propiciar maior capacidade de dar atenção, feedback e posicionamentos constantes durante todas as etapas do processo seletivo.

Continue a leitura para saber mais a respeito!

O que é um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta para gerenciar todo o relacionamento de uma empresa com seus clientes e é muito utilizado dentro de uma visão mais moderna de se relacionar com seu público, colocando os interesses deles sempre à frente.

Esse tipo de software é útil para que se tenha o registro sistemático das atividades de seu cliente, oferecendo bases de dados que podem ser utilizadas com diferentes finalidades. Isso é possível, pois o CRM automatiza e organiza rotinas que são muito complexas de serem executadas, caso precisem ser feitas de maneira manual, com o uso de planilhas.

Utilizando um CRM, você pode armazenar informações de clientes, como dados cadastrais, registros de contato com seus pontos comerciais, número de ligações feitas entre as partes e quaisquer outros conhecimentos que sejam interessantes.

CRM no Recrutamento e Seleção?

No contexto de recrutamento e seleção, pensando nos candidatos como clientes, há um número muito grande de possibilidades para a utilização do CRM, aplicado aqui como Candidate Relationship Management.

Nesse sentido, o CRM é uma ferramenta que também pode ajudar a gerenciar todo o relacionamento com seus candidatos.

Imagine que você está conduzindo um processo para uma vaga similar a outra que foi realizada anteriormente. Por que não aproveitar as informações dos interessados que participaram na primeira oportunidade?

Em um CRM você poderia ter armazenadas todas as informações dos candidatos em processos anteriores e já conseguiria encontrar todos os dados dos melhores profissionais e, inclusive, avaliar aqueles que já deram indícios de que podem ser boas opções para ocupar a posição, obtendo, dessa forma, um melhor reaproveitamento de todo o trabalho anteriormente realizado e ganhando agilidade no processo atual.

Como utilizar o CRM na gestão de candidatos?

Você pode utilizar esse tipo de software para manter o registro de diversas informações pertinentes. Desde o endereço e telefone das pessoas, datas, os resultados do candidato nos testes e informações a respeito de seu perfil comportamental.

Além disso, consegue acessar todo o histórico de relacionamento entre sua empresa e o candidato, podendo ter conhecimento das vagas em que ele se candidatou anteriormente e, caso tenha ocorrido, saber como foi seu desempenho, quais os feedbacks recebeu, além de já ter registrados os documentos que ele tiver disponibilizado.

Com a automatização promovida pelo uso do CRM, sua empresa certamente conseguirá melhorar suas rotinas, focando naquilo que realmente agrega valor quando falamos de recrutamento de pessoas.

O software também permite que os candidatos acompanhem a evolução do processo em tempo real, recebendo notificações, alertas e feedbacks de forma automática.

Desta forma, a empresa tornará a jornada desse interessado em uma experiência muito mais atrativa do que normalmente acontece, pois ele será sempre posicionado das etapas com clareza, podendo receber retornos que auxiliem no seu desenvolvimento.

Essas ações têm impactos significativos no chamado Employer Branding, que trata do conjunto de práticas orientadas a fortalecer a imagem do negócio, visando atrair e reter os melhores talentos, mantendo-os motivados e vestindo, de fato, a camisa da empresa.

Qual o CRM ideal para sua empresa?

Ao escolher um sistema para gerenciar currículos e fazer o relacionamento com candidatos, você deve considerar suas funcionalidades, facilidade de implementação, reputação do sistema no mercado e outros requisitos típicos de avaliação de fornecedores.

É interessante fazer um diagnóstico das suas necessidades verificando, por exemplo, qual é o volume de dados gerados e a complexidade dos processos de recrutamento e seleção que sua empresa normalmente promove, no que tange às etapas, testes, entrevistas etc.

A Selecty é uma empresa especializada nesse serviço, que tem por objetivo oferecer soluções que permitirão utilizar a tecnologia em favor da potencialização das expertises de seu negócio na busca e gerenciamento de talentos. Nossa plataforma possibilita diversas atividades, como a gestão da convocação e a integração de agendas, avaliações online e vídeo entrevistas, além de ferramentas específicas para a gestão de processos de volume.

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