Ferramentas de recrutamento: como encontrar os melhores profissionais?

Saber como atrair os melhores talentos é indispensável para a sobrevivência das empresas. Contratar profissionais que, além de carregarem um bom conhecimento sobre sua área de atuação, estejam alinhados com as expectativas e a cultura organizacional é um dos segredos para uma boa produtividade e retenção de talentos.

Hoje, existem algumas ferramentas de recrutamento que podem ajudar nessa missão. Entre as opções disponíveis, encontramos as redes sociais e soluções mais robustas, oferecidas por empresas especializadas.

Afinal, com qual delas é possível encontrar os profissionais mais bem preparados? É essa questão que abordaremos neste post. Acompanhe!

Como funcionam as principais ferramentas de recrutamento?

Entre as soluções mais utilizadas durante o processo de recrutamento de profissionais estão as redes sociais e os softwares especializados. No entanto, cada uma dessas ferramentas tem suas particularidades. Confira!

Redes sociais

As redes sociais ultrapassaram o seu conceito inicial de conectar apenas amigos e conhecidos e passaram a ser amplamente usadas no ambiente corporativo. Algumas delas, como o LinkedIn, são focadas nas ligações profissionais e ofertas de empregos, porém também é possível encontrar grupos no Facebook com a mesma finalidade — algumas empresas também anunciam suas vagas por meio dos stories no Instagram.

O uso desses canais facilita a divulgação da vaga e a interação entre candidato e empresa. O profissional também tem acesso a diversas informações sobre a corporação e tem a possibilidade de tirar algumas dúvidas. No entanto, a informalidade das redes pode fazer com que algumas barreiras sejam ultrapassadas e os perfis pessoal e profissional sejam confundidos.

Softwares de recrutamento e seleção

Os softwares de recrutamento e seleção apresentam uma estrutura mais completa de divulgação de vagas e recrutamento de profissionais. Essas soluções permitem a publicação de uma estratégia mais apurada de employer branding, que ajudam a atrair os profissionais realmente qualificados, além de contar com um canal direto e mais profissional de relacionamento para esclarecimentos de dúvidas.

As plataformas englobam a divulgação em portais de emprego e também nas redes sociais, aumentando o alcance do anúncio. O recrutador consegue ter um controle completo do processo seletivo, usando filtros avançados para triagem de currículos e acompanhando cada etapa.

Os softwares são ferramentas muito mais completas, que oferecem uma visão de todo o processo de seleção, otimizando o tempo do RH e favorecendo a escolha dos melhores talentos disponíveis.

Como recrutar os melhores profissionais?

A qualidade do processo de recrutamento depende também da organização da equipe envolvida. Para conseguir uma boa contratação, o RH deve ter clareza sobre o perfil do profissional procurado e estabelecer um cronograma para a triagem de currículos e realização de entrevistas.

Também é interessante manter o contato de qualidade com os candidatos, informando-os sobre as etapas da seleção. Vale avisar não só sobre a aprovação para as próximas etapas, mas também quando o profissional não foi escolhido. Essa prática demonstra respeito e consideração por parte da empresa, elevando a sua reputação no mercado.

Conhecendo esses detalhes, fica fácil entender como funciona cada uma das ferramentas de recrutamento e como o software se torna uma opção mais eficiente e prática para encontrar os melhores talentos.

Se você tem interesse em localizar os profissionais mais bem preparados para trabalharem na sua empresa, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!