Descubra como usar o funil de recrutamento para contratar seu pessoal

A gestão de Recursos Humanos (RH) é responsável, dentre outras coisas, por selecionar o time de talentos da sua organização. Para formar um grupo forte, motivado e empenhado, ela precisa usar estratégias eficazes nesse processo — e uma delas é o funil de recrutamento.

No post de hoje, falaremos sobre o que esse conceito significa e quais são as suas etapas. Também veremos como é possível usar da tecnologia para contratar o seu pessoal, além de algumas dicas para você usar no seu funil e selecionar os colaboradores mais adequados à vaga disponível.

Então, ficou interessado? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas para recrutar os melhores talentos!

O que é funil de recrutamento?

Basicamente, trata-se de um esquema de apresentação de processos seletivos dividido em etapas, por meio de um gráfico. Ele serve como suporte para o gestor de Recursos Humanos (RH) visualizar de forma ampla todo o recrutamento, sendo especialmente útil na hora de calcular o número de candidatos para cada fase.

Essas etapas do funil são indicativos que orientam todo o andamento do processo seletivo, escolhendo os melhores talentos e os conduzindo para a próxima fase. Veja quais são elas:

  • topo — essa etapa é representada pelo “trabalhe conosco” no site da empresa. Aqui os participantes são considerados visitantes, pois estão à procura de uma vaga de emprego na organização;
  • meio — aqui é que os visitantes se transformam em candidatos, após o preenchimento de algumas informações para se candidatarem à vaga em questão;
  • fundo — nessa etapa estão os candidatos aprovados na triagem. Eles são então chamados a realizar entrevistas, testes técnicos, dinâmicas de grupo etc., para que a empresa possa medir as suas habilidades. Em determinados casos, essa etapa é presencial, mas algumas atividades podem ser on-line, como a entrevista por meio de vídeo.

Como aproveitar esse funil de recrutamento, na prática?

Para que seja, de fato, um recurso útil no processo de seleção, o funil deve ser aplicado nas ações importantes em cada etapa, como veremos a seguir.

Realize uma análise automatizada

A tecnologia é hoje um grande suporte no funil de recrutamento. Existem no mercado softwares muito eficientes em processos seletivos, capazes de realizar quase todas as suas fases, otimizando-as desde o topo até o fundo.

Powered by Rock Convert

Com eles, a sua empresa consegue eliminar grandes quantidades de currículos, restando apenas os mais importantes e adequados ao processo. Assim, leva-se muito menos tempo para escolher os melhores talentos para a etapa seguinte.

Faça a análise comportamental

Aqui, o perfil dos candidatos deve ser avaliado segundo a cultura organizacional da empresa. Essa análise indica ao avaliador se o candidato pode se adaptar às exigências da organização. Afinal, após ser admitido, ele terá regras a obedecer.

Tomar tal cuidado é fundamental para que sejam evitados conflitos no futuro, como deslealdade à instituição, incompatibilidades entre os colaboradores etc. Além disso, quando os funcionários se adéquam bem ao ambiente de uma empresa, a chance de turnover é pequena.

Entreviste os candidatos

Enfim, é hora de realizar a entrevista corporativa, uma fase importantíssima do processo. Esse é o momento de o avaliador ficar frente a frente com o candidato e analisar alguns detalhes que dizem muito sobre ele, como:

  • pontualidade;
  • segurança — se fala olhando nos olhos do entrevistador ou se desvia o olhar;
  • linguagem oral — se fala muitas gírias ou comete erros gramaticais);
  • apresentação e postura;
  • motivação e interesse em fazer parte do grupo de trabalho, entre outros.

Por que usar um software de Recursos Humanos?

Como dissemos, um software de RH pode oferecer diversos benefícios aos responsáveis pelo processo seletivo, bem como a empresa, de modo geral. Além de agilizar o processo de recrutamento, ele aplica todas as fases de maneira segura, diminui os custos do setor e a possibilidade de erros, bem como auxilia a própria escolha dos talentos mais qualificados para o time de trabalho.

Para garantir tudo isso, no entanto, é preciso optar por um sistema completo e respeitado no mercado — como o software de gestão, da Selecty, por exemplo, que tem realizado progressos em organizações de diversos setores.

Então, agora que você já sabe o que é o funil de recrutamento e qual é a sua importância para uma empresa, além dos benefícios de adquirir um software seguro e dinâmico, que tal investir no que vai, realmente, trazer um diferencial ao seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar!