A automatização dos processos de Recursos Humanos vai além do departamento pessoal, e a prova disso é a realidade do recrutamento online. Por isso, as empresas têm optado por essa forma de recrutar e selecionar, otimizando o tempo e melhorando a experiência dos candidatos.
Entretanto, como em qualquer processo, há mitos que permeiam o recrutamento online e é justamente sobre isso que vamos falar neste texto.
Se você gostaria de contar com as vantagens de um sistema de recrutamento e seleção online, mas tem algum receio, conheça a seguir as verdades sobre alguns mitos que permeiam a estratégia.
Vem comigo nesta leitura!
5 mitos do Recrutamento Online
MITO 1: Dificuldade para aplicar testes ou dinâmicas – é um problema bastante comum. No R&S manual, provavelmente, você já deve ter uma cartilha pronta de atividades para aplicar durante os processos seletivos e que considera não serem adequados para o virtual.
A VERDADE É QUE: Os bons sistemas de Recrutamento e Seleção oferecem testes embarcados, que podem ser automáticos ou não. Podem ser, por exemplo, testes de lógica ou específicos para da área da vaga em questão. Isso quer dizer que é possível que o candidato seja testado em qualquer etapa do processo.
MITO 2: Não conseguir definir traços de comportamento – esse é, talvez, o maior desafio do recrutamento online porque durante uma entrevista virtual fica complicado avaliar expressões corporais.
A VERDADE É QUE: Hoje temos testes comprovados mundialmente que são realizados de forma online. Sem dúvida, um sistema de Recrutamento e Seleção completo já oferece testes comportamentais para avaliar os candidatos, bem como usar resultados em suas triagens automáticas. Um exemplo é o teste comportamental DISC, que mostra de forma bem objetiva os traços comportamentais do candidato. Além disso, vale lembrar que é possível realizar testes utilizando vídeo entrevistas online e analisar cada expressão do candidato, bem como enviar para o requisitante também fazer sua análise.
MITO 3: Falta de ferramentas adequadas e necessidade de servidores, computadores mais robustos, tanto para recrutadores quanto para candidatos – É necessário contar com programas específicos, que direcionem e forneçam dados concisos sobre o processo, bem como auxiliem nas etapas do R&S.
A VERDADE É QUE: Fornecedores que se preocupam em oferecer um bom sistema de Recrutamento e Seleção e a melhor experiência tanto para os profissionais de RH quanto para os candidatos, pensam na realidade do usuário. Isso quer dizer que o sistema é leve, de fácil usabilidade, não há necessidade de servidores locais, pois já estão alocados na nuvem, e podem ser acessados de qualquer dispositivo.
O candidato, por exemplo, pode fazer todo o processo de entrevistas, testes, vídeos e processo de envio e validação de documentos pelo celular.
MITO 4: O processo será online, mas o envio de pareceres para os requisitantes continuará sendo via email, ou até mesmo físico, pois eles não usam o mesmo sistema.
A VERDADE É QUE: Um dos principais objetivos de um sistema de Recrutamento e Seleção é justamente que todos os envolvidos no processo trabalhem de forma integrada e engajada. Isso quer dizer que até mesmo os requisitantes terão acesso às informações via sistema.
MITO 5: Boa parte do processo seletivo é feita de forma online, mas na hora de contratar o profissional, as etapas passam a ser à parte. As assinaturas e documentações são físicas e a coleta de assinaturas também.
A VERDADE É QUE: Um bom sistema de Recrutamento e Seleção oferece o processo de ponta a ponta. Desde a abertura de uma vaga até a admissão do profissional, totalmente online. A equipe de Departamento Pessoal trabalha na mesma plataforma e realiza os processos admissionais digitalmente, bem como consulta ao eSocial, agendamento de exames médicos, coleta de documentos e assinaturas de contratos.
Sistemas completos de Recrutamento e Seleção automatizam todas as etapas
Uma verdade incontestável!
Durante o tempo ativo da divulgação da vaga, a triagem é realizada automaticamente, montando, assim, o short list com os candidatos que mais se encaixam nos requisitos da vaga. O contato com os selecionados também pode ser automatizado, com integração de agendas e comunicação via email, WhatsApp e SMS.
Seguindo a cultura da empresa, podem ser feitas dinâmicas e entrevistas online, bem como aplicação de testes já programados e automatizados na plataforma, a fim de realizar uma análise comportamental e de habilidades para melhor compreender os candidatos e obter o máximo de informação possível de cada um.
Após todo o processo seletivo, o candidato que melhor atender às especificações da vaga é escolhido e a admissão é encaminhada para o Departamento Pessoal, que dá sequência à contratação. Tudo de forma online.
Recrutamento e Seleção eficiente
Analisando o processo, conforme descrevemos, você percebe que todo o desenho do recrutamento online é semelhante ao recrutamento tradicional? Mas, sem dúvida, muito mais rápido e prático, já que não demanda uma movimentação física, nem do requisitante e nem do candidato.
Da mesma maneira, o recrutamento online se mostra ainda mais eficiente, pois permite um contato direto com cada participante, ainda que à distância. E há mais uma vantagem: o candidato se sente mais confortável fazendo esse processo de forma virtual, uma vez que não é necessário se deslocar até as entrevistas ou para o processo admissional.
É fato que o R&S online é uma evolução do recrutamento manual; permite que todos os processos, do início ao fim, sejam feitos da mesma maneira que o método presencial, com o benefício de ser bem mais dinâmico.
O Recrutamento e Seleção Online aprimora o seu processo de contratações
Entende por que muitas empresas já estão se movimentando para essa realidade? Usar inteligência artificial é mais do que meio caminho andado para o sucesso do processo de R&S.
O recrutamento virtual, quando amparado com um bom software, supre todas as demandas de um processo de admissão, desde disponibilizar formas de inscrição para a vaga, realização de entrevistas e aplicação de testes e dinâmicas, e ainda facilita a comunicação antes, durante e depois do processo – feedback é muito importante, não é mesmo?
E não é só para os candidatos. O requisitante também se beneficia do processo seletivo online, pois consegue participar e se manter informado do andamento das etapas e dos resultados obtidos, bem como analisar, aprovar ou reprovar o short list. E além de tudo isso, ainda estrutura informações e relatórios, facilitando a tomada de decisão.
Com a IA é possível desenvolver testes de análise comportamental e de conhecimentos com base no que é pretendido para o processo de R&S, adequando o conteúdo a fim de garantir que o melhor resultado seja alcançado. Tudo de maneira simples, automatizada e instantânea, viabilizando a rapidez necessária sem que nenhuma informação se perca durante o processo.
Vale a pena, então, optar por essa estratégia?
De forma direta: vale sim. Automatizar processos é um caminho cada vez mais real e comum, e o R&S não está isento dessa força tecnológica. A ideia é justamente facilitar o trabalho, tornando-o mais rápido e tranquilo, mas mantendo a eficiência e garantindo resultados satisfatórios. Especialmente na modalidade virtual, a automatização é uma peça-chave para o sucesso.
Um bom software de recrutamento e seleção é investimento certo e garantia de feedback positivo – interna e externamente. Aposte nessa tecnologia e transforme seus processos de R&S.
E já que o recrutamento online é uma tendência, a Selecty pode ser sua principal aliada nesse processo. Entre em contato conosco, solicite uma demonstração e conheça nossas ferramentas!
[…] tecnologia precisa do engajamento humano para funcionar, não sendo útil caso fique responsável por si mesma. Por mais que seja difícil imaginar no […]