Como proporcionar uma boa experiência ao candidato no processo seletivo?

O recrutamento e a contratação de talentos são atividades imprescindíveis para qualquer empresa que almeja obter um crescimento sustentável e de longo prazo. Por meio delas, é possível conquistar talentos desde o processo seletivo. Para tanto, é crucial considerar a experiência do candidato ao longo de todas as suas etapas.

Quando os processos são fatigantes e desnecessariamente longos, alguns profissionais desistem e partem em busca de novas oportunidades. Isso não é benéfico para a sua organização, que pode perder grandes talentos para a concorrência.

Pensando nisso, apresentamos, neste artigo, excelentes dicas para ajudar você a otimizar, de forma eficaz e prática, a experiência dos candidatos em seu processo seletivo. Boa leitura!

Fortaleça sua marca

Tenha em mente que até mesmo os profissionais que, eventualmente, não foram selecionados, podem levar boas experiências consigo. Para tanto, é necessário entender a relevância de disponibilizar orientações respeitosas, bem como um posicionamento claro.

Isso gera percepções positivas, estimulando os melhores profissionais a procurarem por sua organização. O fortalecimento de sua marca empregadora simplifica os futuros processos seletivos e o acúmulo de perfis realmente alinhados com os interesses e as especificidades do seu negócio.

Nesse contexto, o planejamento é absolutamente fundamental. Logo, invista em conhecimento acerca dos objetivos e necessidades de cada perfil, alinhando-os aos processos de seleção e recrutamento.

Desse modo, tanto a taxa de retenção quanto a de atração de talentos podem se elevar, gerando valor agregado para qualificar ainda mais o setor de RH e a sua organização como um todo.

Mostre a cultura da empresa

Uma das principais tendências da atualidade, no que tange às expectativas dos profissionais que passam pelos processos seletivos, consiste no desejo de conhecer profundamente a cultura da empresa na qual desejam trabalhar.

Sendo assim, disponibilizar meios para que os profissionais em questão entendam a cultura da sua empresa é altamente recomendável para otimizar as experiências. Além disso, a divulgação dos valores mais importantes para o seu negócio facilita consideravelmente a busca por colaboradores que, de seu lado, prezam por esses mesmos princípios.

Ofereça feedbacks

A falta de bons feedbacks é uma reclamação recorrente de muitos candidatos, que também se queixam de não serem adequadamente comunicados do encerramento de suas candidaturas.

O efeito imediato dessa situação é o comprometimento da boa imagem das empresas. Afinal, quanto tempo é necessário dispender para oferecer feedbacks adequados aos candidatos? Se você leva cerca de uma semana, o mais provável é que a sua organização não tenha oferecido boas experiências no recrutamento e seleção.

Infelizmente, é comum que alguns profissionais de recursos humanos demorem bastante tempo para gerar feedbacks. Após uma semana de espera, é natural que o candidato conclua que não foi aprovado e se decepcione.

Por isso, é necessário oferecer um bom retorno aos participantes de suas seleções, com o devido cuidado para preservar sua integridade profissional. Os feedbacks podem ser enviados de diversas formas, de acordo com as características gerais da sua empresa e as especificidades de seu segmento de atuação. O mais importante é que essa tarefa não seja, sob nenhuma hipótese, negligenciada.

Otimize seus processos internos

Cumpre ressaltar, por fim, a necessidade de utilizar um software para ajudar nesse processo. Ao contar com uma boa plataforma, você terá melhores condições de aprimorar as atividades de seleção, dando mais celeridade aos resultados e centralizando os contatos realizados com seus candidatos.

Tenha em mente que essa ferramenta pode ajudar você a encontrar os profissionais que têm as competências e habilidades desejadas, evitando desperdício de tempo e permitindo que as propostas sejam diretamente enviadas aos candidatos. Dessa forma, você poderá otimizar a comunicação e assegurar uma excelente experiência do candidato.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para encontrar os talentos certos para a sua organização!