Vivemos em uma época de avanços tecnológicos que transformaram as relações humanas, nossas necessidades e maneiras de adquirir aprendizado e satisfação. Com isso, a conexão das pessoas com o seu trabalho está mudada, e é preciso que as empresas estejam preparadas para esse novo formato.
É essencial, portanto, incorporar a tecnologia no RH, além de nos mantermos atualizados sobre essas mudanças. São diversas as tendências que oferecem mais agilidade e assertividade para os processos — algo a que as empresas precisam saber se adaptar o quanto antes para não ficarem atrás da concorrência.
Pensando justamente nisso, neste post veremos os principais tipos de tecnologia que têm mudado a forma do setor de RH atuar. Acompanhe!
Employee Experience
Também conhecida como Experiência do Colaborador, essa novidade atrai cada dia mais visibilidade ao setor de Recursos Humanos e já é o principal destaque desse departamento.
De fato, diversas iniciativas da organização e ações de endomarketing podem servir para melhorar a experiência do funcionário no seu local de trabalho. Existem hoje, todavia, outros elementos capazes de motivar ainda mais, e de maneira qualitativa, essa experiência positiva dos colaboradores.
Um exemplo é a utilização de ferramentas inovadoras e integradas que ajudam os funcionários a realizar suas atividades de maneira mais ágil e correta — como aplicativos e softwares de treinamento on-line, por exemplo.
Cloud Computing
Também conhecido como computação na nuvem, o Cloud Computing é um processo que utiliza a capacidade de memória, armazenamento e cálculo de computadores e servidores interligados por meio da internet. A partir disso, os dados são armazenados em um servidor externo à empresa, e podem ser acessados de maneira remota por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Um dos maiores benefícios da computação em nuvem é que ela é bastante prática, justamente porque ela elimina a preocupação com a estrutura física do armazenamento — como configurações de hardware ou número de servidores para a utilização desses procedimentos — por se tratar de algo feito on-line.
Entrevista remota
A tecnologia no RH inovou várias questões, desde a comunicação até as metodologias organizacionais. E isso, obviamente, chegou às entrevistas, que podem hoje ser feitas remotamente, por meio da transmissão de vídeos.
Esse recurso garante uma otimização dos processos seletivos, administrando melhor o tempo e garantindo resultados mais precisos. É por esse motivo que as organizações investem cada dia mais em ferramentas exclusivas como essa, capazes de aprimorar os seus mecanismos internos.
Trabalho home office
Várias empresas também utilizam sistemas de gestão em nuvem que possibilitam trabalhos remotos, ou home office. Assim, seus funcionários podem acessar a plataforma de trabalho a qualquer hora e lugar, bastando terem acesso à internet. Aliás, é devido à popularidade desse novo tipo de trabalho que a reforma trabalhista formalizou, na CLT, o regime Home Office.
Graças a essa tecnologia, as organizações são mais flexíveis em termos de horário e local de trabalho — cada vez mais, o importante é que o funcionário entregue suas tarefas no prazo estipulado e com qualidade.
Um dos atuais desafios do RH, portanto, é adaptar-se a essa nova realidade, pois ela exige um controle preciso do banco de horas. Vale dizer, contudo, que é absolutamente possível controlar e supervisionar o serviço deles se a empresa contar com um bom software RH, que disponibilize esse recurso.
Plataformas colaborativas
Também conhecidas como crowdsourcing, essas plataformas possibilitam que colaboradores internos e externos se envolvam em iniciativas da empresa.
Basicamente, todos os envolvidos conseguem um acesso ao sistema por meio de qualquer dispositivo ou PC, podendo realizando propostas e discutir ideias sempre o projeto ou necessidade em questão. Após essa discussão, a organização opta pelas melhores soluções indicadas e realiza um diálogo com os responsáveis.
Essa, sem dúvida, é uma excelente forma de maximizar a ajuda a ações propostas pela instituição, além de auxiliar a empresa a ter uma conduta mais inovadora.
E-learning
Os conteúdos e-learning são outra das soluções bem populares para se adaptar a esse novo modelo de consumo e aprendizado. Seu objetivo é oferecer treinamentos e capacitações on-line, com recursos que ultrapassam o conteúdo expositivo.
Utilizar esses sistemas em treinamentos corporativos é uma excelente forma de adaptá-los ao pouco tempo disponível dos funcionários. É possível, por exemplo, ter acesso ao conteúdo de qualquer lugar, pois ele é publicado em uma plataforma on-line. Isso exclui gastos que a organização teria com treinamentos presenciais e maximiza a aceitação dos cursos pelos colaboradores.
Quanto mais o e-learning introduzir outros formatos, como testes práticos e vídeos, mais estratégica é a sua utilização. Isso porque será possível atender essa necessidade de aprendizado que engloba conteúdos leves e rápidos, no andamento que o funcionário deseja. Então, veja se há algum treinamento da sua empresa pode ser alterado ou gerado nesse formato. Realize uma pesquisa sobre aplicativos, plataformas e explore essa possibilidade — que, inclusive, diminui algumas funções operacionais da equipe de RH.
Mapeamento do perfil comportamental
Também é muito recomendado utilizar um software que possibilite a realização de um mapeamento do perfil comportamental de todos os funcionários, além da possibilidade de monitorar o desempenho deles. Quando esse monitoramento é realizado de forma rápida, a organização consegue averiguar quem são os candidatos que melhor se adaptam à sua cultura organizacional. Assim, pode conduzi-los para a atividade que melhor se ajuste ao seu perfil.
Entre as vantagens desse tipo de software, ainda podemos citar a maximização da produtividade e a redução do custo dos processos seletivos, bem como de tempo para realizar uma contratação.
Por fim, grande parte das tendências de RH que citamos até aqui se originam de novas tecnologias, levando à utilização de ferramentas que oferecem mais eficiência e produtividade aos seus processos. Então, para aplicar a tecnologia no RH da sua empresa, é fundamental contar com a apoio de uma empresa de credibilidade e que ofereça as melhores soluções.
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