O chat corporativo é uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação interna, fazendo com que o diálogo seja feito em tempo real, otimizando processos e auxiliando o contato entre as diferentes equipes.
No entanto, para que realmente funcione bem, o chat deve ser usado da maneira adequada. Muitos colaboradores confundem esse canal com uma extensão da conversa que desenvolvem durante o almoço ou na pausa do cafezinho, falando mal de outros colegas ou de clientes.
É importante reforçar que essa não é a melhor prática e que é preciso estabelecer limites para que a ferramenta seja usada de maneira realmente produtiva. Listamos algumas dicas para isso. Boa leitura!
Reforçar os valores e os compromissos da empresa
A missão e os valores da empresa são conceitos muito importantes para o desenvolvimento dos projetos e para as relações com os clientes. Esses pontos devem ser sempre muito bem trabalhados e reafirmados internamente.
O chat corporativo pode ser aplicado nesse sentido, com lembretes e informações de fácil acesso para que esses pontos sejam reforçados e tenham uma presença cada vez maior no dia a dia dos colaboradores.
Orientar sobre o uso da linguagem
Embora o chat seja para uso interno, é importante prezar pelo uso de uma boa linguagem, expressando as ideias de maneira clara e evitando gírias e palavras de baixo calão.
O RH deve orientar os funcionários quanto à sua postura dentro do chat corporativo e lembrar que todos os envolvidos têm acesso aos diálogos ali desenvolvidos. Por isso, um descuido na linguagem pode prejudicar a imagem do profissional, mesmo quando de forma não intencional.
Incentivar uma cultura de profissionalismo e respeito
O chat corporativo acaba sendo uma extensão e também um reflexo de como as relações são conduzidas no ambiente interno. Por isso, vale a pena combinar com os colaboradores o uso inteligente do chat, evitando fofocas e o compartilhamento de dados sigilosos.
Também é importante incentivar uma cultura de profissionalismo e respeito, mesmo com desafetos e diante de situações de conflito. Isso reflete na organização como um todo e proporciona a criação de equipes mais colaborativas.
Acompanhar o uso do chat
A qualidade da comunicação interna é uma das responsabilidades do setor de Recursos Humanos, que deve zelar pelo clima organizacional e sabe que a relação entre os funcionários influencia muito nisso. Cabe ao gestor de RH acompanhar o chat corporativo e os outros canais de comunicação, avaliando se as ferramentas estão sendo bem aproveitadas e dando alguns direcionamentos. Essa orientação é importante para que o recurso traga reais benefícios para a empresa.
Realizar o monitoramento não se trata de fiscalizar conversas, mas de medir a eficiência da comunicação interna e propor melhorias, além de promover treinamentos internos para melhor utilização desses recursos.
Apresentamos algumas práticas para que a sua empresa tire o máximo proveito do chat corporativo como meio de aumentar a produtividade e melhorar a comunicação referente aos processos internos e à condução de atividades.
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