O recrutamento inbound tem contribuído para superar as difíceis tarefas que envolvem encontrar os candidatos ideais para a contratação. Afinal, é necessário descobrir profissionais motivados e engajados, com objetivos e valores que se encaixem aos da sua organização, além das competências necessárias para o adequado preenchimento da vaga.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, o conceito de recrutamento inbound, a fim de ajudar a inovar e atrair os melhores talentos para a sua empresa. Boa leitura!
As principais características do recrutamento inbound
O recrutamento inbound pode ser resumidamente descrito como uma metodologia que visa aplicar as boas práticas e técnicas do Inbound Marketing junto aos processos de recrutamento e seleção.
O objetivo é atrair — e também reter — potenciais candidatos, aplicando estratégicas conhecidas no universo do marketing. Para tanto, ele se baseia na produção de conteúdos destinados a incrementar o reconhecimento de uma determinada marca enquanto entidade empregadora (o chamado employer branding).
A atração de talentos na era digital
A utilização das técnicas de recrutamento inbound assegura que os profissionais inscritos em seu processo de seleção sejam ainda mais alinhados, engajados e tenham uma incrível experiência que contribua para a sua empresa, marca empregadora ou setor de atuação.
As organizações que já utilizam a metodologia estão construindo valores de modo mais profundo e mais sutil. Com efeito, elas contribuem para a formação de opinião, à medida que atingem mais pessoas do que seria possível em seus antigos processos, de entrevistas, dinâmicas e testes.
A cultura é, na prática, o seu diferencial competitivo mais relevante. É essencial, para o RH, ter transparência no trato com o público e a certeza de que a decisão dos candidatos que concordaram em participar dos processos seletivos foi a mais bem informada possível.
Isso garantirá participantes mais satisfeitos e maior velocidade nos processos de seleção, com um menor turnover e um maior alinhamento de expectativas.
3 dicas para um bom recrutamento
Iniciar a implementação do recrutamento inbound pode parecer, em um primeiro momento, algo muito complexo. Entretanto, separamos 3 excelentes dicas para você começar a acessar todas as vantagens. Confira:
1. Elabore um plano estratégico
A primeira etapa para começar a desenvolver o recrutamento inbound em seu negócio é identificar qual é o perfil do seu colaborador ideal, identificando o que os candidatos devem possuir em relação às competências comportamentais e técnicas para preencher as vagas em aberto. Isso, no marketing, é chamado de “persona”.
Trata-se do perfil que você quer atingir ao colocar o recrutamento inbound em prática. Nesse sentido, é altamente recomendável traçar diferentes perfis, levando em consideração, por exemplo, as diferentes equipes e cargos.
Tenha em mente que, sem delimitar algumas características, o processo ficará vago e inconsistente, aumentando as chances de fazer contratações erradas.
2. Defina os canais a serem utilizados
Após traçar os perfis mais convenientes, é hora de considerar os canais e as estratégias capazes de alcançar essas pessoas. Nessa etapa, você deverá começar a captar profissionais interessados.
O mais indicado é criar materiais, como podcasts, vídeos, ebooks, entre outros. Aborde assuntos relacionados, por exemplo, à área de atuação da empresa, as vantagens de trabalhar em determinados setores etc.
Em seguida, você precisará dispor de uma ferramenta capaz de disponibilizar os materiais, solicitando, em troca de downloads gratuitos dos conteúdos, certos dados dos candidatos, como e-mail e nome.
3. Invista nas relações a longo prazo
Não se esqueça de que nutrir os candidatos interessados com conteúdos diversos é fundamental para criar e, sobretudo, consolidar bons relacionamentos. Para realizar isso, você poderá enviar e-mails contendo artigos e outros materiais relevantes, por exemplo.
Essa dinâmica pode se dar mesmo se a organização não tiver vagas disponíveis no momento, uma vez que ajudará a fixar sua marca na memória de bons profissionais. Após a contratação, essa relação também deve ser priorizada, a fim de estimulá-los a promoverem a marca e indicarem novos profissionais para realimentar o ciclo do recrutamento inbound.
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