Como fazer um recrutamento de alto volume em grandes empresas?

Fazer boas contratações é uma questão importante para a maioria dos RHs. Afinal, esse é o primeiro passo para se obter uma equipe de alto desempenho. Contudo, o quadro fica um pouco mais complicado quando o que se tem é um recrutamento de alto volume.

Nesses casos, a automatização do processo é um recurso cada vez mais utilizado, pois, ao agilizar as análises dos candidatos, facilita o trabalho dos profissionais do setor, reduzindo custos e otimizando o tempo.

Se a sua empresa faz grandes processos seletivos, acompanhe este post e descubra como aprimorar os seus métodos para que eles se tornem cada vez mais eficazes!

O que é o recrutamento de alto volume?

Utilizar sites de emprego se tornou o meio mais comum de divulgação de vagas e de se candidatar a elas. O fato de ser possível fazer isso de qualquer lugar em qualquer hora do dia permitiu que o número de candidaturas aumentasse substancialmente.

Entretanto, quando o recrutamento é para empresas de grande porte, o que se tem é um alto volume de ambos os lados, já que também é preciso preencher um grande número de cargos em aberto.  

O impasse, então, está na necessidade de gerenciar muitos candidatos — a partir de 100 candidatos por vaga já é considerado um recrutamento de alto volume, e a automatização é realizada para que não haja perda em quantidade —, uma vez que não se consegue avaliar minuciosamente profissional por profissional.  

Assim, é preciso trazer avaliações gerais em que seja possível observar as informações relevantes para a posição de forma mais rápida no processo. Isso exige um nível de estruturação para que se possa trazer a pessoa certa para a função certa.

Como fazer o recrutamento de alto volume em grandes empresas?

Para facilitar a gestão do alto volume no recrutamento em grandes empresas, o processo deve ser mais estratégico, com o seu início automatizado. Os gestores precisam conseguir analisar os resultados e avaliar a performance dos concorrentes como um todo, e isso sem perder o padrão de qualidade.

Por isso, as dinâmicas de grupo aparecem como uma das ferramentas mais utilizadas. Com elas, o selecionador consegue extrair de forma superficial os pontos mais interessantes para a posição, sem ter que olhar para cada um dos profissionais isoladamente.

Por exemplo, se uma empresa precisa de profissionais proativos e com boa comunicação, e há 300 candidatos para 1 vaga, se torna praticamente impossível observar com atenção esses pontos em cada pretendente. Nesse caso, a dinâmica auxilia para a percepção dos talentos de destaque.

Um outro recurso a ser aplicado são os testes em massa, pois eles fazem uma pré-triagem nas situações em que há atração de muitos profissionais. Somente após a extração de um determinado número de candidatos é que se faz viável uma análise mais profunda por meio de entrevistas e testes psicológicos, por exemplo.  

Quais as maiores dificuldades de um recrutamento de alto volume?

Normalmente, a maior dificuldade em um recrutamento de alto volume é a falta de tempo hábil para que o selecionador investigue a fundo todos os candidatos. O processo de seleção não é fácil, porque ele busca um profissional para se enquadrar.

Em um ambiente corporativo e/ou em um recrutamento interno, o recrutador já sabe como é a cultura organizacional e tem conhecimento prévio do perfil dos candidatos; mas, no caso de uma consultoria, por exemplo, a procura é por um candidato que não se conhece.

Nessa situação, tenta-se extrair o máximo de informações para enquadrar o profissional em uma cultura que o consultor também não vivencia. Assim, o desafio é fazer esse processo com qualidade quando não há tempo e ferramentas suficientes e existe muito volume.

O selecionador precisa garantir que as informações sejam passadas de forma clara para ambos os lados e conduzir a ponte com propriedade, sendo que, em muitos casos, ele não terá suporte para isso.

Como os gerentes do RH de grandes empresas podem gerenciar o processo da melhor forma?  

O primeiro ponto é a automatização, ou seja, ter ferramentas tecnológicas que auxiliem nesse processo. Para a triagem, por exemplo, em vez de gastar tempo olhando cada currículo e checando informações, pode-se adotar um sistema com recurso de matching.

Tal metodologia faz a compatibilização do escopo com o perfil do concorrente, trazendo um ranking com os profissionais adequados à posição e direcionando a priorização. A divulgação do processo também precisa ser abrangente para ter um topo de funil repleto de candidatos.

É preciso ampliar a atração de candidatos para o selecionador, automatizar a triagem e as ferramentas de testes e fazer avaliações que possibilitem a realização de um segundo filtro. Desse modo, é possível efetuar a filtragem e entregar algo de qualidade no resultado.

Como a automação pode trazer qualidade para o processo de recrutamento?

Um processo seletivo automatizado acontece, em grande parte, pela internet. Assim sendo, o ideal é contar com a assistência de plataformas especializadas, pois, dessa forma, garante-se mais qualidade durante o seu percurso.

Entre os benefícios desse tipo de recrutamento estão uma maior divulgação nos meios digitais, facilidade na comunicação com os candidatos, amplo alcance do processo, filtragem automática de currículos, tradução dos dados em gráficos, tabelas, quadros etc.

Para efetivar um recrutamento em alta escala, as empresas que já automatizaram seus métodos, aperfeiçoam as etapas do processo para que se possa avançar por elas de forma automática.

Um exemplo disso são os processos de trainee que geram muito volume e permitem que o candidato caminhe sozinho nas etapas. De modo geral, fazer um benchmarking de empresas que utilizam processos similares é muito importante.

Quais as vantagens de trabalhar com o processo de recrutamento automatizado?

Existem processos mais criteriosos e outros menos. Isso se dá porque há casos em que a empresa precisa repor o profissional com certa urgência e não há como realizar uma análise detalhada do perfil do profissional.

Porém, é possível fazer processos de maior volume com qualidade. Quando uma empresa busca otimizar a sua seleção de pessoal, ela pode alcançar, dentre outras vantagens:

  • um fortalecimento da marca empregadora;
  • melhoria na qualidade dos processos;
  • bom aproveitamento dos recursos (pessoais e financeiros);
  • agilidade e qualidade nos processos.

O ato de selecionar profissionais para grandes empresas, comumente, tem um prazo de entrega e, quando é feito de forma manual, com frequência, foca no número, causando muito desgaste e perdendo a qualidade no processo.

Automatizar e deixar que o selecionador assuma o que é estratégico é a melhor forma para as tecnologias exercerem a função. Se não for a tecnologia, a empresa vai ter que dispor de mais mão de obra e fazer mais e melhor com menos recursos. A tecnologia, nesse caso, é uma necessidade.

Como a Selecty pode auxiliar empresas nos processos de recrutamento de alto volume?

É importante ter uma organização de ponta a ponta; não só automatizar a triagem, mas também acompanhar a evolução do profissional, todo o histórico, a relação dele com a empresa e a sua evolução dentro do processo seletivo. Deve-se ter um relacionamento com o candidato aberto e baseado na transparência.

A Selecty tem ferramentas específicas para comunicação com os concorrentes às vagas e com os gestores. Além de um acompanhamento com o próprio candidato dentro das etapas de processo seletivo.

Os problemas de muitos processos é que não há um feedback para o profissional, mostrando que ele é um número e não é valorizado. Isso, consequentemente, afeta a sua experiência e prejudica a seleção.

A atenção dada a um pretendente à vaga faz toda diferença, pois muitos candidatos não se sentem bem acolhidos já no processo de entrevista e, assim, acabam desistindo. Se a empresa não demonstra eficiência e propósito logo na seleção, pode causar uma má impressão e desanimar o indivíduo, fazendo com que ele propague isso.

Portanto, para que a sua corporação realize um recrutamento de alto volume, contratando os melhores talentos, busque automatizar o processo seletivo, firmando parcerias com quem realmente entende do assunto.

E nós podemos ajudá-lo nessa missão! Entre em contato conosco e saiba como!