De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), em 2024 o Brasil precisaria de 420 mil profissionais de TI.
O fato é que, de acordo com a mesma pesquisa, o país forma aproximadamente 46 mil profissionais anualmente, enquanto a demanda é de cerca de 70 mil. Com o avanço da pandemia de coronavírus, não apenas os profissionais da área estão sendo demandados, mas os que possuem formação correlacionadas também possuem um grande espaço de atuação.
A Associação Nacional de Analistas de Tecnologias da Informação, afirma que o setor público brasileiro sofrerá um colapso nos próximos anos devido à falta de profissionais. O mundo busca por essas pessoas, e os países que não são capazes de formá-las ficam para trás em termos de produtividade e crescimento econômico.
Em meio a crescente demanda, criamos esse conteúdo exclusivo para você descobrir formas de encontrar profissionais de TI qualificados e preencher as suas vagas rapidamente. Confira!
Por que é tão difícil contratar profissionais de TI?
A alta demanda, por si só, não é capaz de explicar a dificuldade enfrentada pelas empresas.
Segundo a Softex, uma organização de fomento à transformação digital no Brasil, os profissionais de TI, em sua maioria, são jovens entre 25 e 39 anos, ganhando salários que giram em torno de R$ 6 mil à R$ 14 mil dependendo do nível de atuação.
Um fato importante de se ter em mente, é que ficam em média 3 anos em uma empresa, sendo atraídos por aquelas com culturas corporativas mais sólidas e que se adequam aos seus desejos.
O que os profissionais de TI buscam?
É preciso compreender que o profissional de TI está buscando mais autonomia na sua atuação, flexibilidade, e uma cultura que condiz com as suas próprias crenças.
Na contramão, a maioria das empresas ainda seguem culturas pautadas em ferramentas analógicas, que não são capazes de convencer o profissional da sua capacidade de gerar valor.
Dessa maneira, é preciso repensar as práticas da empresa para que se tornem mais condizentes com o mundo atual, que está em constante mudança, focado na transformação digital.
Dicas de como contratar profissionais de TI
Cada empresa deve desenvolver o seu método para contratar de acordo com o próprio tripé: missão, visão e valores. No entanto, em linhas gerais, é possível fazer uma boa contratação seguindo algumas dicas que iremos apresentar.
Contratar com agilidade ou com qualidade?
Antes de sair correndo atrás de profissionais no mercado, é preciso conhecer a importância de fazer boas contratações. Muitas pessoas acreditam que é preciso escolher entre contratar com agilidade ou com qualidade. Isso é uma falácia. É perfeitamente possível, e desejável, contemplar esses dois critérios em um processo seletivo.
Contratar com qualidade quer dizer selecionar os candidatos que se adequam perfeitamente a vaga nos mais diversos critérios estabelecidos, desde técnicos aos comportamentais. É essencial pensar nisso para evitar o turnover na empresa, processo que vai na contramão da agilidade.
A agilidade não significa encontrar qualquer pessoa e colocá-la para trabalhar no dia seguinte, mas trabalhar processos que otimizem o tempo do recrutamento. Não esqueça que essa também é uma atividade essencial em qualquer negócio, então, custa dinheiro.
De nada adianta contratar alguém sem avaliar se a pessoa se adequa ao cargo. Se o processo for demasiadamente rápido, pode-se acabar com alguém no time que não está de acordo com a cultura, perdendo o tempo utilizado para treiná-lo.
Por outro lado, a demora na contratação faz com que a equipe fique sobrecarregada, e tendo em mente a alta demanda do mercado e a baixa oferta, com o passar dos dias, esse profissional fica cada vez mais caro e mais difícil de ser encontrado.
Defina os critérios de contratação
O maior erro de qualquer empresa é criar um anúncio de vaga muito difuso. É preciso ser claro e específico sobre as reais necessidades do negócio.
Quanto mais clara é a comunicação, maiores são as chances de atrair as pessoas efetivamente adequadas ao cargo. Isso não significa divulgar apenas as habilidades técnicas para desempenhar a função, mas também as soft skills.
Soft Skills são as habilidades comportamentais que impactam diretamente na produtividade do colaborador e de todo o time à sua volta. São essenciais para garantir um onboarding efetivo e que gera valor.
Vá atrás do profissional de TI
A contratação passiva, em que o colaborador vai atrás da empresa não é necessariamente a forma mais efetiva de contratar. É preciso ser ativo e sair em busca dos profissionais ideais.
Uma das maneiras é anunciar em páginas e redes sociais utilizadas pelo tipo de pessoa que você deseja ter na sua equipe. Essa busca demonstra comprometimento na pesquisa pelos melhores, reforçando uma cultura campeã.
Elabore testes rápidos
É impossível descobrir todas as falhas e pontos fortes de uma pessoa em uma só entrevista. Dessa maneira, não precisa se demorar nessa etapa. Crie alguns testes padronizados para compreender o nível de competências técnicas do candidato.
Ainda, se couber no planejamento da empresa, dinâmicas de grupo demonstram as habilidades sociais do indivíduo, assim, é possível ter uma boa noção da sua atuação quando entrar para o corpo de colaboradores.
Agilize processos
Um dos pontos fundamentais em uma contratação de sucesso, com assertividade, é ser ágil. As empresas precisam aprimorar os processos até mesmo nesse setor. O uso de um sistema de recrutamento e seleção é uma das maneiras de torná-los mais fluídos e sucintos.
Na plataforma Selecty é possível automatizar testes e vídeo entrevistas online. Isso reduz o tempo necessário demandado do seu setor de recursos humanos, otimizando custos e acelerando o processo.
Mesmo a contratação que costuma ser altamente burocrática pode ser otimizada pelo sistema por meio de assinatura eletrônica e envio de documentos em alta velocidade. Tudo online.
Ter a gestão do processo de recrutamento e seleção em mãos é fundamental para tomar decisões assertivas que agregam valor à empresa. O déficit de profissionais no mercado não é motivo para contratar qualquer pessoa, e um sistema especializado pode te ajudar a encontrar os melhores.
A Selecty pode te ajudar! Solicite um diagnóstico para compreender como o processo de contratação pode ser rápido e de alta qualidade aí no seu negócio.