O feedback é uma avaliação sobre o desempenho, dada a um funcionário, geralmente usada para a gestão de talentos ou quando o trabalho dos líderes é focado no desenvolvimento dos profissionais.
Porém, o feedback no processo seletivo também é importante, além de ser uma prática que auxilia tanto a organização quanto o profissional. A empresa demonstra seriedade ao passar esse retorno e reduz a ansiedade do candidato.
Afinal, como funciona o feedback após as entrevistas e quando deve ser feito? Vamos falar sobre o assunto neste post. Acompanhe!
Quando fazer o feedback?
É comum que as organizações informem aos participantes a aprovação em um processo seletivo, e não façam nenhum contato com os que foram reprovados. Isso ocorre graças ao grande volume de pessoas que enviam currículos e fazem entrevistas, o que dificulta um contato mais próximo do RH.
No entanto, é importante dar uma resposta a todos que participaram, desde as primeiras etapas. Pode ser enviada uma mensagem mais genérica para os que não tiveram os currículos selecionados, e outra mais cuidadosa para quem chegou às últimas etapas da seleção.
Se possível, é interessante apontar por que o candidato não foi aprovado e informar os próximos passos ? se o perfil será armazenado em um banco de talentos ou depois de quanto tempo o profissional pode se candidatar a outra vaga.
Quais são as vantagens do feedback no processo seletivo?
Selecionamos três principais vantagens que justificam o envio do feedback, mesmo quando o profissional foi reprovado na seleção.
1. Ajuda na tomada de decisões
É natural que as pessoas que procuram emprego participem de vários processos seletivos ao mesmo tempo. Em dúvida sobre os resultados, o profissional pode ficar “engessado”, sem saber se deve aceitar outra oportunidade.
Além disso, a geração de expectativa aumenta os níveis de ansiedade. Dar um retorno assim que saírem os resultados é sinal de respeito por parte da empresa.
2. Proporciona crescimento
O feedback em um recrutamento é o retorno sobre o desempenho do candidato dentro dessa seleção. Ele pode ser feito apenas informando o status (se o profissional foi aprovado ou não para a próxima etapa), mas também pode carregar informações dos pontos a serem melhorados.
Quando isso é feito, o profissional é capaz de usar esses apontamentos para se desenvolver e assim, conseguir ascender na carreira, obtendo bons resultados nas próximas oportunidades.
3. Contribui para a imagem organizacional
A avaliação durante o processo seletivo ocorre mutuamente. O profissional também presta atenção ao ambiente de trabalho, como a empresa trata os participantes, a infraestrutura oferecida, entre outros pontos.
Quando uma corporação se preocupa em dar um feedback construtivo para todos os participantes de uma seleção, demonstra consideração com os profissionais que disponibilizaram seu tempo livre para tentar uma vaga na empresa.
Isso valoriza a sua imagem, incentiva o profissional a participar de novos processos e ajuda a promover a empresa no mercado de trabalho, atraindo assim os melhores talentos.
Como otimizar os feedbacks após o recrutamento?
Para que o RH consiga dar um bom retorno a todos os participantes, vale a pena contar com uma solução tecnológica que auxilie na gestão do processo seletivo.
Um bom software permite a organização dos dados de todos os candidatos, ajudando a gerenciar o fluxo do recrutamento e permitindo o acompanhamento de cada etapa. Assim, o RH consegue entrar em contato com os profissionais que não foram aprovados, seja por mensagem ou e-mail, de forma automática ou manual, em massa ou individual. É possível também que as mensagens automáticas sejam personalizadas de acordo com o candidato e a fase do processo seletivo em que ele se encontra.
Agora que você entendeu a importância do feedback no processo seletivo e todas as vantagens dessa prática, vale a pena pensar em como estruturar essa mudança na sua empresa.
Como ressaltamos acima, um bom software vai ajudar nessa organização, e a nossa solução oferece justamente a estrutura necessária para otimização de recrutamentos. Que tal entrar em contato conosco e saber como podemos ajudá-lo?