Um contrato SLA (sigla inglesa para acordo de nível de serviço) é um acordo estabelecido entre um provedor de serviços (também chamado de “executor”) e seus clientes internos ou externos (ou solicitadores), que documenta quais serviços serão fornecidos, bem como os padrões que devem ser atendidos.
Esses contratos são de grande utilidade para o executor, na medida que o ajudam a gerenciar, no dia a dia, as expectativas dos clientes e definir as circunstâncias nas quais ele não será responsabilizado por interrupções ou problemas de desempenho.
Os clientes também se beneficiam muito com esses contratos, uma vez que eles descrevem as características de performance do serviço (que podem ser comparadas com as de outros provedores) e fornecem os meios para solucionar erros ou falhas.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais vantagens de um contrato SLA e o que deve ser feito para elaborá-lo. Boa leitura!
Benefícios do contrato SLA aplicado às tarefas de recrutamento e seleção
Como garantir a eficiência das tarefas de recrutamento e seleção é crucial para o sucesso de qualquer estratégia empresarial, é altamente recomendável conhecer os benefícios advindos da aplicação do contrato SLA nessa área.
Melhorar a qualidade das contratações
O contrato SLA apresenta a vantagem de elevar a qualidade dos profissionais admitidos na organização por meio da maior consistência e previsibilidade conferida ao processo de seleção, reduzindo o risco de eventuais conflitos.
Acelerar o processo de recrutamento
Há medidas que, embora pareçam simples, são na prática muito eficazes, assim como estabelecer para os profissionais um deadline. Com um objetivo a ser atingido, a maioria dos profissionais fará grandes esforços para cumprir o prazo, reduzindo drasticamente as ineficiências e o retrabalho.
Reduzir os custos de contratação
Simplificar o processo de recrutamento e seleção, e consequentemente eliminar redundâncias reduzirá o tempo dedicado a ele. A consequência mais óbvia é que seu custo por contratação também diminuirá.
Transparência
A transparência é outra vantagem marcante, porque, após sua definição, o contrato SLA pode ser disponibilizado aos colaboradores, assegurando que todos os membros da equipe estejam plenamente cientes de seus respectivos direitos, obrigações e de qual é a expectativa em torno de suas atuações.
Como elaborar esse tipo de contrato
Apresentamos, a seguir, excelentes dicas para ajudar você a elaborar o contrato SLA e a aprimorar as soluções que a sua empresa oferece, além de garantir a satisfação dos seus clientes. Confira:
Defina o serviço
A primeira tarefa é definir os serviços que serão prestados. Nesse momento, é ideal elaborar um conjunto de serviços, a fim de facilitar o controle e padronizar a sua atuação.
Cumpre ressaltar que, devido ao fato de os serviços prestados poderem diferir sensivelmente uns dos outros, o SLA também deverá refletir essa diferenciação.
Nesse contexto, é recomendável elaborar e fornecer vários pacotes de serviços, de modo a facilitar as tarefas de controle e a garantia de qualidade.
Identifique as métricas que serão analisadas
É imprescindível garantir que você está mensurando as coisas certas: os acordos devem ser atribuídos diretamente, à luz dos objetivos do negócio. Para que o contrato seja adequado às metas estratégicas da organização, ele deve fornecer um serviço tangível que agregue valor.
Portanto, converse com seus clientes e verifique se os serviços definidos estão em sincronia. Caso necessário, faça as adaptações e correções pertinentes.
Descreva planos alternativos
Crie uma revisão regular para possibilitar a elaboração de planos alternativos mantendo o contrato SLA sempre adequado à sua finalidade. Tanto as empresas quanto os recursos por elas utilizados podem mudar repentinamente e, por isso, é necessário ter a perspicácia de manter seus acordos atualizados.
Uma reunião periódica deve ser programada como parte do processo, contudo é uma boa ideia promover encontros regulares de revisão, de modo a garantir que tudo esteja funcionando como deve.
O contrato SLA existe, entre outras finalidades, para manter a honestidade entre as partes, garantindo que o provedor de serviços entenda claramente o que deve oferecer, e o cliente, por sua vez, saiba o que esperar.
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