Como fazer a gestão de serviços terceirizados?

Assegurar o sucesso da gestão de serviços terceirizados não é nada fácil e, algumas vezes, pode se tornar bastante exaustivo. O gestor lida com diferentes perfis de clientes enquanto atende as necessidades de sua equipe, administra as finanças, incrementa as vendas e avalia a concorrência — e isso é só o começo, afinal, os serviços devem atender aos padrões de qualidade e encantar os clientes.

Embora pareça impossível articular tantas e tão importantes atividades, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações para ajudar você a ter sucesso nessa área tão desafiadora. Boa leitura!

Quais são os principais desafios da gestão de serviços terceirizados?

Enquanto fornecedor de serviços terceirizados, é natural que sua organização tenha uma alta demanda e, assim, gerencie o fluxo de ponta a ponta (o que inclui o processo de recrutamento e seleção de profissionais, admissões, além da gestão de contratos, da folha de pagamentos e dos benefícios).

Some-se a isso o fato de que estamos falando de um dos mercados que mais tem crescido em todo o mundo, no qual as exigências são significativamente altas.

De modo oposto ao que acontece em outros segmentos, nos quais os clientes se deparam com características palpáveis para basear as suas considerações, o setor de serviços oferece bens intangíveis, difíceis de mensurar e, consequentemente, de estabelecer diferenciações. Essa característica marca uma diferenciação para o setor que, devido à sua importância, não pode ser ngeligenciada.

Confira, a seguir, alguns dos principais desafios que revelam um pouco da realidade das empresas que oferecem serviços terceirizados.

Gerar diferenciais competitivos

Criar diferenciação não requer que você faça algo necessariamente inédito, mas entregar exatamente o que o cliente deseja e que ainda não pode encontrar junto à concorrência. Trata-se, em suma, de gerar uma excelente proposta de valor.

Alavancar a produtividade

Desenvolver a habilidade de produzir cada vez mais a partir de recursos limitados é essencial para uma empresa fornecedora de serviços terceirizados. Enquanto há organizações que, por exemplo, atendem 5 clientes diariamente, é comum encontrarmos outras que são capazes de suportar 15 ou mais com os mesmos recursos disponíveis.

Você, alguma vez, já se perguntou qual é o segredo dessas empresas? Elas alcançam esses resultados justamente porque priorizam a eficácia de seus processos e a competência de seus colaboradores.

Contratar os profissionais certos

Lembre-se de que a melhor ideia não vale de nada se você não puder dispor de uma equipe capaz de convertê-la em realidade. Sendo assim, contratar excelentes profissionais e implementar medidas práticas para retê-los evita altos índices de turnover, um dos mais potentes destruidores de vantagens competitivas nas empresas do setor de serviços.

Encantar os clientes

Quando os seus clientes contratam um serviço, estão, na verdade, contratando uma promessa. Isso faz com que o gestor se veja ante a necessidade de fazer com que a satisfação dos clientes seja o maior patrimônio da organização.

Como líder empresarial, é bastante provável que você já tenha notado que os negócios que se mostram capazes de surpreender e, também, de se alinharem aos valores de seus clientes, são os que têm maiores chances de sucesso.

Fortalecer relacionamentos

A despeito do fato de os relacionamentos comporem o âmago de todos os negócios que envolvem o fornecimento de serviços terceirizados, os relacionamentos interpessoais, infelizmente, vêm sendo relegados ao segundo plano.

Isso se dá porque muitas empresas têm se concentrado somente em suas tarefas específicas. Para reagir a isso, é necessário lidar com as emoções e as expectativas daqueles que fazem as grandes escolhas nas organizações que as contratam.

Comunicar boas propostas de valor

A comunicação da proposta de valor tem sido, também, um dos maiores desafios da gestão de serviços terceirizados. O que eles farão, de fato, pelos seus clientes? Quais são as vantagens palpáveis?

Responder com precisão a essas perguntas fundamentais representa um passo em frente rumo à diferenciação, à medida que, apenas dessa forma a empresa será capaz de adequar a precificação de seu trabalho e, desse modo, atingir os resultados almejados.

Como otimizar os processos da gestão de serviços terceirizados?

A capacidade de gerenciar todo o seu conjunto de operações e concomitantemente assegurar o controle dos processos diários faz parte da sua rotina, não é mesmo? Então, já está mais do que na hora de considerar a implementação de um sistema de gestão integrada para gerenciar o ciclo do serviço terceirizado. Veja as principais vantagens dessa solução logo abaixo.

Processo de onboarding online

O processo de onboarding online facilita a integração de novos funcionários na empresa e acelera seu desempenho, mas não é só isso: ele também oferece grandes vantagens para os colaboradores atuais que estejam mudando para novas posições dentro da organização.

Essa integração online apresenta uma variedade de benefícios, como fácil personalização de dados profissionais, redução de custos em comparação às abordagens tradicionais, além de elevação da produtividade geral dos colaboradores.

Gestão do contrato e garantia do compliance

A possibilidade de centralizar a gestão do contrato em um sistema integrado é bastante útil para evitar problemas, tanto comerciais quanto jurídicos, tais como o desconhecimento acerca do vencimento de prazos estabelecidos em contratos ou a falta de aplicação de taxas periódicas de correção aos valores firmados com os fornecedores e/ou os clientes.

O compliance é garantido à medida que os documentos podem ser armazenados com segurança e o sistema pode ser configurado para emitir avisos acerca dos prazos de expiração. Isso significa que decisões relativas às renovações, renegociações e rescisões contratuais acontecerão sempre dentro dos prazos estabelecidos e com maior transparência.

Gestão dos profissionais contratados e dos candidatos

O sistema de gestão integrada diminui significativamente os custos da organização com os processos de recrutamento e seleção.

Além de localizar, filtrar e arquivar currículos e demais informações profissionais, será mais fácil registrar a performance dos candidatos, efetivando contratações de alta qualidade e facilitando a reposição rápida de profissionais e o gerenciamento da mão de obra disponível, elementos imprescindíveis para o sucesso da gestão de serviços terceirizados.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e saiba tudo sobre recrutamento e seleção!