Inclusão no ambiente de trabalho e diversidade estão hoje em todos os lugares: nas escolas, desenhos infantis, brinquedos, filmes, programas de televisão e propagandas. O termo representatividade está em alta e faz muito sentido, pois faz parte do movimento de inclusão que o mundo está buscando. Se ver e pertencer aos lugares traz conforto e sensação de merecimento às pessoas, enriquece o olhar sobre a diversidade e nos faz perceber que para além das diferenças, a humanidade nos une.
Benefícios da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
As empresas mais atentas já perceberam que trazer a diversidade para o ambiente organizacional é importante e estratégico, pois se cada perfil conseguir oferecer o seu melhor para o negócio, de acordo com sua visão de mundo, teremos diversidade de opiniões e respeito às diferenças, e o resultado será mais qualidade no trabalho desenvolvido e uma organização mais competitiva e atraente no mercado.
A diversidade em uma empresa significa variedade de percepções e isso enriquece o clima organizacional, ajuda na solução de problemas e aproxima a organização de uma tendência global. A promoção na diversidade corporativa traz muitas vantagens para a empresa, como melhoria na gestão de riscos, mais facilidade para executar projetos inovadores, mais conexão com o público externo, facilidade em se comunicar de forma mais assertiva.
Quando se fala em inclusão social nas empresas, muitos gestores entendem que se limita à contratação de pessoas com deficiência. Mas é muito mais que isso! Além de necessidades físicas e psicológicas, uma equipe com diversidade pode ser composta por pessoas de diferentes formações, gêneros, raças, idades, culturas, religiões, etnias, orientações sexuais, experiências e visões de mundo. Mas não adianta apenas contratar pessoas diferentes umas das outras se não existir na empresa ações de respeito e valorização à diversidade para que as diferenças não gerem conflitos, mas um debate de qualidade sobre assuntos que digam respeito à corporação.
Como montar uma equipe com diversidade?
Diagnóstico do seu quadro de funcionários
Em primeiro lugar, faça uma análise do seu quadro de funcionários, observe como ele é composto e trace um perfil a partir daí. Quais tipos de pessoas são maioria? Quais tipos são minoria ou simplesmente não estão no quadro de funcionários? Procure recapitular o que motivou a contratação daquelas pessoas e trace um plano do que pode ser feito para ampliar a diversidade na equipe.
Seleção para a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
A raiz do problema muitas vezes está na seleção, quando a empresa procura profissionais para contratar sempre dentro de um universo limitado, como pessoas com a mesma faixa etária, mesma formação, mesma orientação sexual. Alguns preconceitos e crenças coletivas também costumam atrapalhar nesse processo. Trabalhos tidos como masculino ou feminino, preconceito com orientação sexual, região onde mora, mulheres e homens negros, idosos e adolescentes. A depender do cargo, sempre existe um grupo que não é sequer cogitado, simplesmente é excluído da seleção. Contrate uma empresa séria e comprometida para te ajudar no processo de seleção inclusiva.
A Plataforma Selecty viabiliza Contratações transparentes
A plataforma Selecty viabiliza contratações transparentes, nas quais as seleções podem ser configuradas para que o foco seja nas competências do candidato. O resultado é muito positivo para as organizações!
Se o objetivo é dar oportunidades iguais para qualquer pessoa se candidatar a um cargo, sem excluir ninguém, basta que o candidato tenha os pré-requisitos. Não é necessário definir idade, sexo ou raça na divulgação da vaga, são levadas em consideração apenas competências.
Cultura organizacional
Nada irá adiantar trabalhar com inclusão na sua organização, se quando o funcionário for contratado, ele se deparar com um ambiente de trabalho hostil à diferença. É preciso um trabalho de valorização da diversidade. Sua empresa ouve os funcionários? Há um debate respeitoso com a participação da equipe sobre as decisões da organização? Para entender se existe exclusão em algum grupo na empresa, faça uma pesquisa organizacional sobre a sensação de pertencimento da equipe. Não tenha medo de perguntar e, de repente, descobrir que na prática sua empresa exclui opiniões diferentes.
Comunicação interna inclusiva
Para ser uma empresa que valoriza e acredita na diversidade, é preciso mais do que contratar pessoas diferentes, é necessário fazer parte da cultura organizacional. Como é que uma empresa demonstra seus valores aos funcionários? Através da comunicação interna. Como na educação infantil, é preciso ensinar pelo exemplo.
Trabalhe a comunicação interna, incentivando o respeito às diferenças, a descoberta de novos pontos de vista e trabalhe o acolhimento entre a equipe. Valorize, através do exemplo, o respeito a diferentes visões de mundo e incentive que os funcionários dividam suas experiências com os colegas. Desenvolva debates e diálogos para que as pessoas se conheçam melhor e respeitem opiniões diversas. Dê voz à sua equipe!
O que diz a lei sobre inclusão no ambiente de trabalho
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil existem mais de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. A Lei Brasileira da Inclusão Social (LBI) tem o objetivo de combater a discriminação e garantir que estas pessoas tenham acesso aos seus direitos na sociedade, em condições de igualdade. A deficiência não se limita à mobilidade física, mas a qualquer impedimento de natureza física, intelectual, mental e sensorial. Um dos direitos que a lei garante é a inclusão no mercado de trabalho, com um espaço adequado, que promova bem-estar e autonomia do profissional.
Em relação ao recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, existe a Lei de Cotas, que é mais específica em relação à contratação desses profissionais. A Lei 8.213/91 determina que empresas com cem colaboradores, ou mais, devem dispor de 2% a 5% das vagas para funcionários em reabilitação ou com deficiência.
Para garantir os direitos dos jovens, a Lei 10.097 determina que empresas são obrigadas a empregar e matricular de 5% e 15% dos trabalhadores jovens em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, para serem aprendizes em funções que necessitem de formação profissional. Ao lado do idoso está a Lei 10.741, que garante seu direito ao exercício da atividade profissional e o respeito das suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
O desafio da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho
Por mais que as organizações tenham vontade de promover a inclusão no ambiente de trabalho, muitos desafios inviabilizam a concretização e fazem gestores desistirem da ideia.
Estrutura para a diversidade
A questão da estrutura física é uma delas. Algumas empresas não foram construídas em condições que favoreçam a acessibilidade, autonomia e integração de pessoas com deficiência. A mudança para adequação exige obras, com custos que muitas vezes não são possíveis.
Mitos e preconceitos na diversidade
Alguns preconceitos e mitos que se propagam de geração em geração também são responsáveis pelo receio que muitas empresas têm em promover a inclusão social. Vivemos em um país politicamente polarizado e a diferença é vista muitas vezes como uma barreira intransponível para alguns gestores. Muitos, no momento de contratar, buscam pessoas semelhantes, pois acreditam que a unidade seja menos conflituosa. Ledo engano.
Quando se fala em espaço público, a única forma de garantir a boa convivência é por meio do respeito à diferença. Quando a empresa dá esse exemplo através do seu quadro de funcionários e pela forma como ela se comunica, mostra consonância com uma tendência mundial e inteligência gerencial.
Há um conceito equivocado de que idosos não têm habilidade para lidar com tecnologia, jovens não lidam muito bem com regras rígidas, mulheres são melhores em atendimento ao público, homens têm mais habilidades com liderança, quem mora longe vai chegar atrasado, mulheres com filho precisam se ausentar do trabalho e por aí vai. A história já jogou tudo isso por terra, habilidades, competências e compromisso é que fazem bons profissionais!
A diversidade é que enriquece o diálogo, traz à tona questões esquecidas, acrescenta lugar de fala, é quem gera a representatividade. A publicidade já entendeu o recado faz tempo, se fala muito em maternidade real, beleza real, família real. E por que não, ambiente de trabalho real? Sem as fantasias de unanimidade, que já foram vencidas e superadas.
Que tal começar agora? A Selecty pode te ajudar! Solicite uma demonstração e entenda como nossa plataforma pode contribuir com seu recrutamento para a diversidade.
[…] Por meio de chats, fóruns e intranet, os colaboradores da empresa conseguem conversar com a equipe de RH sem burocracia e de forma rápida e eficaz. A automatização da comunicação é um fator importante também por criar um ambiente de trabalho com mais bem-estar e satisfação. […]