Avaliação 360°: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

As organizações de sucesso têm se esforçado cada vez mais para dar o direcionamento aos seus colaboradores, no intuito de melhorar e evoluir de forma consistente. Metodologias de análise de desempenho são cada vez mais necessárias e, por isso, a avaliação 360° tem sido uma alternativa bastante interessante nesse processo.

Neste artigo, você poderá entender melhor sobre o que é essa forma de monitorar a performance dos colaboradores, seus benefícios e sua importância para os negócios. Boa leitura!

O que é a avaliação 360º?

A avaliação 360° é uma ferramenta que fornece a cada indivíduo que trabalha em uma organização a oportunidade de receber feedback de desempenho do seu superior, dos pares e dos subordinados. O método também prevê a própria resposta, algo conhecido como autoavaliação, o que é importante para comparar a percepção de si mesmo com a dos demais.

Essa metodologia permite que cada pessoa entenda melhor seu papel como parte da engrenagem que move o negócio. Ela fornece informações sobre as habilidades e os comportamentos desejados na organização para cumprir a missão, a visão e os objetivos, e para vivenciar os valores e a cultura.

A lógica da avaliação 360° está embasada naquilo que é necessário para expectativas do cliente. As pessoas escolhidas para serem avaliadores, geralmente, são selecionadas pela organização, por meio do RH e dos gestores. São aqueles que interagem rotineiramente com quem receberá o feedback.

O processo consiste em solicitar informações a respeito do desempenho do trabalhador para agentes que, dependendo da posição e do tipo de relacionamento, podem ter impressões e pontos de vistas diferentes. Quando o colaborador tem interfaces com o público, a avaliação 360° pode, inclusive, incluir clientes e fornecedores.

Processos análogos existem desde a década de 1950, porém, não eram muito utilizados, pois era muito difícil realizar todo esse trabalho com formulários em papel. A partir dos anos 90, no entanto, começaram a ser mais difundidos, em virtude do advento da internet. Hoje, é possível contar com sistemas integrados que disponibilizam os questionários e fazem as apurações de maneira bastante simples e ágil.

Qual a importância da avaliação 360°?

Pesquisas de feedback 360º tendem a ser mais úteis para a evolução profissional do que as métricas mais tradicionais. Embora a avaliação feita apenas pela chefia seja rotineira, ela não oferece todas as dimensões para que possamos compreender o desempenho de alguém. Esse tipo de metodologia aumenta as possibilidades de compensar impressões motivadas apenas por aspectos pessoais ou problemas pontuais, oferecendo uma visão mais ampla.

Além disso, a avaliação 360° torna institucional algo que eventualmente já acontecia de maneira informal. Em muitos casos, os gestores perguntavam aos demais colaboradores sobre suas opiniões a respeito de alguém, e isso poderia ser interpretado erroneamente. Com os questionários disparados com o suporte dos profissionais de recursos humanos e com a concordância da alta direção, esse processo passa a ser validado.

Como funciona a avaliação 360°?

As empresas usam uma variedade de ferramentas para realizar esse tipo de processo de feedback. Algumas são mais comuns e dependem da cultura e do clima da organização. Na maioria das vezes, acontece por iniciativa dos responsáveis pelo RH em consonância com a vontade dos gerentes de áreas. São eles que precisam analisar os resultados para tomar as decisões que vão impactar os avaliados.

O objetivo é dar ao colaborador informações a respeito de seu desempenho, visando sua evolução profissional. Hoje, é possível utilizar softwares que transformam as dimensões de análise em pontos, já computando eletronicamente as notas de cada pessoa, algo completamente online. Também é possível fazer perguntas abertas, dando a oportunidade de que os avaliadores comentem a respeito do avaliado.

Existem situações em que pode ser interessante contratar consultorias, buscando um olhar externo sobre o processo. Esse trabalho pode ser apenas mais operacional, no sentido de administrar os dados, mas também estratégico, ajudando a definir as perguntas que serão feitas e as providências que serão tomadas a partir dos resultados.

Quais os benefícios da avaliação 360°?

A avaliação 360° traz inúmeras vantagens para as empresas. Ela aumenta a autoconsciência da organização como um todo e torna as pessoas mais inteiradas sobre o que está acontecendo, ajudando a formar uma visão mais completa sobre si mesmo e sobre os outros.

Ela auxilia também a ter uma perspectiva sobre os pontos fortes e sobre aqueles que precisam ser desenvolvidos. É um ótimo veículo para destacar as virtudes e as lacunas dos líderes e daqueles que estão sendo preparados para ocupar essas posições no futuro. Tradicionalmente, o feedback dado apenas pelo superior imediato tende a produzir uma impressão unidimensional, algo que poderia acarretar erros de avaliação.

Esse tipo de processo cria confiança e aumenta o moral das equipes e melhora a eficiência de comunicação da liderança, tornando os relacionamentos mais transparentes. Além disso, ajuda os superiores a saberem quais são as melhores formas de investir no desenvolvimento de seus subordinados.

É importante que líderes e demais colaboradores sintam o pertencimento. Quando as pessoas sentem que não têm voz, elas rapidamente se sentem menos empoderadas e ficam desapegadas. A comunicação aberta e construtiva ajuda a expor problemas ocultos. Sem ela, a tendência é observar quadros de altos níveis de turnover.

Outro benefício notável da avaliação 360° é que ela aumenta o senso de responsabilidade. As pessoas passam a cobrar uma as outras, de maneira respeitosa e propositiva. Seus resultados podem ser o ponto de partida para o surgimento de um talento que fará diferença na organização.

A avaliação 360° promove a melhoria contínua. A principal premissa por trás dessa lógica é que é um processo ininterrupto, que enfatiza as mudanças incrementais. Sendo assim, todos podem se ajudar, enxergando questões que não eram tão claras. Portanto, essa avaliação impede a estagnação, uma vez que sempre há a cobrança pela evolução.

Qualquer tipo de empresa, independentemente do porte ou segmento, pode se beneficiar ao utilizar o modelo de avaliação 360°. É fundamental que os profissionais de RH estejam atentos a isso e busquem implantá-lo de uma maneira tranquila, evitando ruídos e demonstrando essas vantagens para a organização como um todo.

Achou as informações deste artigo interessantes? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!