Os colaboradores são as pessoas que podem, de fato, gerar resultados capazes de elevar o patamar de uma empresa. É fundamental, portanto, encontrar profissionais que tenham as potencialidades necessárias para desempenhar corretamente as suas funções.
Em outras palavras, saber como desenvolver competências pode ser a peça-chave para o sucesso. Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas e informações práticas sobre o assunto, para ajudar você a identificar e desenvolver as competências da sua equipe profissional. Continue lendo para conferir!
O que são competências?
De modo geral, chamamos de “competências” todas aquelas habilidades que uma pessoa tem que a capacitam a desempenhar atividades mais complexas ou acentuadas e a resolver casos difíceis.
Elas têm o papel de fortalecer as práticas e experiências de cada funcionário dentro de uma empresa — por isso são essenciais para o sucesso do negócio. Algumas, em especial, se mostram bem relevantes no mercado atual, como:
- comunicação — no ramo profissional, esse é um dos meios que fazem os trabalhos acontecerem. Uma boa comunicação orienta os gestores e profissionais a realizar um trabalho com muitas particularidades, e o feedback é uma forma de comunicação que favorece as relações;
- foco — é o que possibilita ao profissional agir com agilidade e assertividade, evitando que ele disperse energia e pensamentos em outras atividades;
- organização — quem tem essa competência consegue manter a ordem até em dias tumultuados. É uma ação que sistematiza as tarefas, tornando a pessoa mais eficiente;
- liderança — essa é a capacidade de conduzir pessoas e administrar projetos como líder, de forma colaborativa. Uma característica muito desejada pelos gestores.
Qual é a importância de desenvolver competências para o sucesso de um negócio?
Diante de um mercado competitivo e da alta expectativa de crescimento nos negócios, cada vez mais as empresas buscam profissionais preparados, capazes de somar ao progresso da organização. Nesse sentido, as competências são muito determinantes — afinal, todo serviço realizado com maestria tem como resultado o crescimento do profissional e o sucesso do negócio.
As organizações que já compreenderam que os seus colaboradores devem ser tidos como ativos essenciais conhecem os constantes desafios de desenvolver as competências de suas equipes. E uma das vantagens centrais disso é a rapidez e a qualidade de execução de tarefas cotidianas. Como tendem a utilizar os equipamentos e recursos disponíveis de forma correta, funcionários competentes conseguem executar trabalhos de excelência.
É importante reconhecer, porém, que todos os profissionais têm potenciais e particularidades a serem despertados e ampliados, já que o conhecimento e a eficiência são características que sempre podem ser desenvolvidos.
Dito de outra forma, quando atua para aprimorar e desenvolver as competências e habilidades de um funcionário, a empresa passa a desfrutar de benefícios estratégicos — como a manutenção da satisfação da equipe e melhorias frequentes nos níveis de produtividade.
Como identificar e desenvolver as competências dos colaboradores?
De fato, nem sempre é fácil desenvolver essas características. Identificar a competência de um funcionário requer certo conhecimento e algumas práticas de observação. Além disso, é importante ter em mente que “competência” tem um conceito mais amplo do que “habilidade”.
Um colaborador competente é aquele que apresenta capacidade de tomar decisões rápidas em situações de níveis complexos. O que, em alguns casos, outros funcionários teriam dificuldade de fazer com agilidade e eficiência.
Felizmente, todas as empresas têm hoje à sua disposição um variado leque de alternativas para desenvolver as competências de seus funcionários. Embora isso dependa, em grande medida, das especificidades de cada organização, as dicas a seguir poderão servir na hora de planejar as suas iniciativas:
- ofereça formação profissional — ainda que você não disponha de grandes orçamentos, é possível oferecer formações on-line. Considere ofertar periodicamente essas oportunidades;
- aposte na educação continuada — o processo de desenvolvimento de competências deve ser contínuo, mantendo-se em evolução permanente e se adaptando às necessidades reais da organização;
- compartilhe o capital intelectual da empresa — invista em um sistema de comunicações internas eficiente e estimule os profissionais mais experientes a compartilhar os seus conhecimentos com os demais.
Como a tecnologia pode ajudar?
Os avanços constantes da tecnologia têm facilitado muito da rotina empresarial, de modo que várias atividades podem ser realizadas de forma mais rápida e eficiente, tanto para o crescimento da empresa quanto do colaborador.
Plataformas e softwares integrados, por exemplo, são capacitadas para realizar diversas avaliações pertinentes aos candidatos que passam por um processo de seleção. E identificar competências nesse caso é um dos pontos prioritários para a admissão.
Além disso, lidar diariamente com competências requer a gestão de grandes volumes de informação, bem como a necessidade de otimizar cada vez mais a comunicação e a transferência de conhecimentos na empresa. Tudo isso em meio à pressão para superar a concorrência — ou não se deixar ultrapassar por ela — e aprimorar os processos internos do negócio.
É nesse contexto que a tecnologia mais pode ajudar, inclusive no que diz respeito a como desenvolver competências de suas equipes. Vejamos, a seguir, alguns exemplos!
Big Data
As soluções baseadas em Big Data podem armazenar enormes quantidades de informações para uma posterior análise de dados. Desse modo, é possível avaliar a eficácia dos programas de capacitação e treinamento, por exemplo, e até mensurar os níveis de habilidade dos colaboradores.
Coaching
O coaching funciona melhor quando a liderança é seguida como exemplo nos ambientes profissionais. Mas isso não significa que as organizações que seguem outra dinâmica podem prescindir de seus benefícios.
A ideia central aqui é estimular o surgimento de novas competências, incrementando paulatinamente as habilidades identificadas em cada colaborador, com foco na comunicação empresarial, para potencializar os resultados do negócio como um todo.
Treinamentos on-line
O principal objetivo dos treinamentos on-line é o desenvolvimento de comportamentos alinhados à cultura organizacional. Antes, porém, é imprescindível realizar uma análise das competências a serem priorizadas de acordo com as linhas gerais do perfil de cada profissional. Felizmente, existem hoje softwares especializados nesse tipo de avaliação.
Aprendizado independente
Ter como referência a própria função é uma ótima ideia para os que desejam se aprimorar por conta própria. Atualmente, a web oferece vastas e diferenciadas informações nesse sentido — incluindo os sites com informações científicas e materiais de alta qualidade — permitindo pesquisas mais aprofundadas aos que buscam crescer como profissionais.
Cumpre ressaltar, por fim, que elaborar um plano adequado para o desenvolvimento das competências e habilidades dos funcionários não é tarefa simples. Exige atenção total e dedicação por parte dos responsáveis pela gestão de pessoas. Ainda assim, se for bem executado, isso trará inúmeras vantagens à organização.
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