Afinal, por que utilizar um software de gestão de recrutamento e seleção?

Conseguir as melhores contratações é essencial para uma empresa. Afinal, só com profissionais bem preparados e que se identifiquem com a organização é possível ter boa produtividade e faturamento, diminuindo aspectos que prejudicam sua performance no mercado. Para alcançar esses objetivos, ter um software de gestão de recrutamento e seleção pode fazer a diferença.

Essa ferramenta é capaz de auxiliar o RH a divulgar as vagas com eficiência e fazer uma boa seleção entre um grande número de currículos recebidos. Algo, hoje, impossível de ser conduzido analogicamente.

Então, ficou interessado? Para entender melhor como essa tecnologia pode lhe ajudar, basta continuar lendo!

Por que contratar um software de recrutamento e seleção é tão importante?

Basicamente, trata-se de uma solução digital que busca apoiar o trabalho do setor de Recursos Humanos, fornecendo ferramentas específicas para que suas atividades sejam realizadas de maneira mais organizada e direcionada.

Esse trabalho também precisa ser feito com um bom índice de acerto e no menor tempo possível, pois uma vaga em aberto gera prejuízos para a empresa. Da mesma forma, uma contratação equivocada afeta o turnover, compromete a imagem corporativa e gera custos para uma nova seleção. Com o uso de um bom software de recrutamento e seleção, no entanto, é possível tornar todo esse processo mais preciso e eficiente.

Quais são os benefícios que um software de recrutamento e seleção pode trazer?

Contratar um software para apoiar os processos seletivos traz uma série de vantagens ao trabalho do RH da sua empresa. Destacamos, a seguir, as mais relevantes. Confira!

Integração do processo seletivo

Sabemos que um processo seletivo é composto por várias etapas, desde a definição da vaga até a assinatura do contrato pelo novo funcionário. Algumas empresas entendem até a integração desse profissional como parte desse ciclo.

Para que essa seleção ocorra em tempo hábil, é preciso contar com uma enorme organização e, de preferência, com a construção de um funil que permita escolher os profissionais com maior adesão ao perfil procurado. Logo, um software capaz de integrar as diversas etapas — conduzindo triagens, avaliações e entrevistas dentro de um sistema organizado, que armazene e relacione todos os dados — é essencial para garantir a eficiência e o índice de acerto desse processo.

Otimização do tempo da seleção

Uma das maiores dificuldades das empresas na hora de contratar é conseguir escolher o profissional mais adequado em tempo hábil. Uma vaga em aberto impacta a produtividade e sobrecarrega o restante da equipe.

Ao adotar uma plataforma integrada, no entanto, é possível agilizar a triagem dos currículos com a ajuda de filtros avançados, separando-os por meio de palavras-chave que determinem as habilidades necessárias para a vaga. Além disso, o RH consegue realizar avaliações e entrevistas on-line, dispensando a necessidade de deslocamento.

Com todas essas ferramentas, a seleção é realizada muito mais rapidamente, diminuindo-se o tempo de vacância da função e minimizando os prejuízos da empresa.

Powered by Rock Convert

Possibilidade de contratações mais eficientes

Dentro do conceito de RH estratégico, muito presente nas empresas atuais, os profissionais devem apresentar não só as competências técnicas necessárias para desenvolver o seu trabalho, mas também um comportamento que seja compatível com a cultura da organização.

Nesse sentido, um bom sistema de gestão de recrutamento é capaz de facilitar a avaliação e a organização de todos esses aspectos por parte do RH, garantindo uma análise mais cuidadosa. Além disso, ao gerar relatórios e gráficos que forneçam uma visão muito clara de todo o processo, esse tipo de software ajuda não só a seleção atual, mas as futuras demandas também.

Reforço do employer branding

Trabalhar o employer branding ? também conhecido como marca empregadora ? influencia totalmente o resultado das contratações. Com uma boa imagem no mercado de trabalho, a organização é capaz de atrair profissionais melhor preparados e formar um pool consistente de pessoas competentes disputando as suas vagas.

Aliás, uma marca empregadora bem trabalhada é tão importante que influencia até a percepção dos consumidores em relação à marca. Para isso, você deve oferecer boas condições de trabalho, apresentar oportunidades consistentes de crescimento na carreira e proporcionar uma experiência positiva aos profissionais que se candidatarem a alguma vaga na corporação.

Verifique, então, se o software que você está avaliando oferece recursos que sustentam o employer branding, como uma página de carreiras personalizada, um canal direto de relacionamento com os candidatos e formulários de cadastro personalizáveis.

Maior alcance das vagas

Tomemos, aqui, a plataforma da Selecty como exemplo: ela faz uma divulgação muito ampla das vagas, alcançando diversos portais de emprego (Catho, Infojobs e BNE), redes sociais como o LinkedIn, Twitter e Facebook, além de portais agregadores de vagas como o Jooble e o Indeed.

Com todo esse alcance, é possível atingir um grande número de candidatos e se aproximar dos perfis realmente procurados pela empresa, otimizando o tempo e diminuindo os custos do processo seletivo. Além disso, o apoio de uma triagem bem estruturada faz com que o profissional ideal seja localizado, mesmo com esse enorme volume de candidaturas.

Maior segurança das informações

Receber os currículos por e-mail, além de ser uma prática difícil de administrar, coloca dados importantes dos candidatos em risco e facilita o seu acesso por pessoas que não estão dentro do grupo responsável pela seleção.

A utilização da plataforma, por outro lado, ajuda a manter o sigilo e a segurança dessas informações, evitando processos jurídicos futuros contra a empresa. E, ao estipular um controle de acesso a esses dados, essa segurança é reforçada — o que aumenta a garantia de que esse tipo de referência será acessada apenas por quem realmente participa do trabalho de contratação.

Enfim, diante de tudo isso, fica clara a importância de um software de gestão de recrutamento e seleção, além dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para uma empresa. Com esse apoio, o RH consegue conduzir o processo com muito mais eficiência e acerto, facilitando totalmente o controle e melhorando o relacionamento com o candidato.

Agora, se você gostou da leitura, que tal conhecer a solução da Selecty e conferir, na prática, como ela pode auxiliar a sua empresa? Entre em contato conosco, conheça de perto todas as funcionalidades e experimente as vantagens que a gestão do recrutamento e seleção pode proporcionar!