Ter uma marca fortalecida no mercado é resultado de uma série de ações estratégicas. É preciso que a política de gestão de pessoas traga boas soluções de relacionamento entre empresa e profissionais desde o recrutamento, uma vez que essa é a porta de entrada para novos talentos. Nesse sentido, um portal de candidatos é uma ferramenta muito útil.
Esse instrumento garante um processo mais eficaz, desde programas de estágio até as contratações para cargos de alta complexidade, pois mantém a transparência entre a empresa e os concorrentes às vagas em aberto. Isso traz benefícios como a redução do absenteísmo e da rotatividade de funcionários, pois reforça o compromisso do profissional com a empresa já no processo seletivo.
Se a sua empresa deseja ser mais atrativa para os melhores candidatos e preencher as lacunas nos setores de forma mais rápida e eficiente, continue a leitura deste post.
Por que um processo seletivo deve ser pautado pela ética?
O Brasil passa por um momento crítico em relação ao número de desempregados. Atualmente, são mais de 12 milhões de pessoas sem uma ocupação formal no país. É a maior taxa desde agosto de 2018, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Tais números trazem consigo a revelação de que há uma busca incessante de milhares de brasileiros para deixar de fazer parte dessa estatística. Estar desempregado em uma sociedade que postula o trabalho como uma forma digna de se sustentar e de se manter ativo pode trazer diversos prejuízos ao profissional.
A falta de um emprego pode afetar a saúde física e emocional de uma pessoa por vários motivos. Portanto, cabe às empresas contratantes terem processos seletivos humanizados, que respeitem a condição dos candidatos, tendo a transparência e a ética como norteadoras de suas ações.
O recrutamento deve levar em consideração o indivíduo como um todo, dotado de desejos e necessidades e não apenas como um número ou um currículo a ser descartado caso não se encaixe nos preceitos organizacionais.
Essa conduta não apenas auxilia o candidato em uma situação difícil como eleva a imagem da empresa diante da comunidade em que está inserida. Para tanto, alguns procedimentos são considerados essenciais aos recrutadores, veja:
- fazer uma descrição completa da vaga;
- definir especificamente o perfil desejado;
- não realizar exigências desnecessárias;
- perguntar somente o que é relevante para o cargo e para a empresa;
- ter imparcialidade;
- evitar conceitos pré-concebidos;
- ser atencioso(a) e educado(a);
- dar um retorno inclusive aos candidatos que não passarem no processo.
Conduzir um processo seletivo pautado pela ética e pelo respeito gera impactos positivos para a empresa no mercado. Ter esse modelo de comportamento vai além de algo meramente ilustrativo, são atitudes necessárias à efetividade de toda a organização.
Como um portal de candidatos pode ajudar no R&S?
É praticamente impossível pensar em um RH moderno sem imaginá-lo automatizado. Isso ocorre porque a tecnologia vem dominando cada vez mais esse setor. Afinal, além de trazer economia de tempo e dinheiro, as ferramentas disponíveis ajudam a aproximar empresa e candidatos.
Um exemplo é o portal de candidatos — um espaço dentro do próprio site da organização destinado ao cadastro de profissionais interessados em fazer parte do corpo funcional da corporação.
Por meio desse canal é possível automatizar várias etapas do processo seletivo e atender à demanda da empresa em um prazo saudável. O portal permite o preenchimento de campos com os dados pessoais, experiência profissional e formação do candidato.
Além disso, é possível divulgar as vagas em aberto na empresa e direcionar os profissionais pré-selecionados para um software de recrutamento e seleção para dar continuidade ao processo.
Os formulários disponibilizados na ferramenta podem ser simples, com campos para informações básicas como nome e e-mail e uma área para anexar o currículo. Ou podem ser mais completos, com espaços para que o candidato descreva com mais detalhes o seu perfil.
Contudo, independentemente do modelo adotado, é fundamental que o setor de gestão de pessoas seja o responsável por fazer a triagem e o gerenciamento dos currículos recebidos. Outra questão importante é a notificação de recebimento ao inscrito, ainda que essa seja uma mensagem automática.
O que deve conter um portal de candidatos?
Para que um portal seja capaz de agilizar os cadastros e facilitar a administração dos dados recebidos, é preciso que os currículos sejam separados por categorias e subcategorias. Fatores como grau de instrução e área de atuação são exemplos do que pode ser considerado.
Além disso a ferramenta pode oferecer:
- uma interface amigável;
- possibilidades de gerar campos para colher dados pertinentes a cada vaga;
- campo para descrição do cargo a ser preenchido;
- conexão com as redes sociais.
Qual a importância de ter um bom relacionamento com os candidatos?
Na atualidade é imprescindível a compreensão de que não é apenas a organização que escolhe o profissional. Apesar da escassez de vagas no mercado, os melhores talentos também buscam o local mais apropriado para trabalhar. Afinal, não basta ser contratado, a permanência na contratante também é fundamental para garantir a estabilidade.
Ter um banco de currículos pode estabelecer um bom relacionamento com o público externo, o que se torna uma etapa importante na atração dos profissionais mais habilidosos e competentes.
Ao valorizar seus candidatos e estar atenta aos detalhes, a empresa imprime a seriedade que é devida ao seu processo de contratação. O tratamento digno aos candidatos e a transparência quanto aos casos de não contratação permitem a construção de uma marca empregadora consolidada.
Lidar bem com as pessoas enquanto ainda são candidatos à vaga poderá gerar um futuro colaborador mais identificado com a empresa ou, caso não seja contratado, alguém que disseminará a boa imagem que teve da empresa no processo de seleção no qual foi reprovado.
Assim sendo, o portal de candidatos colabora para uma comunicação mais madura e aberta ao tornar o processo de seleção mais transparente e fornecer as informações necessárias aos profissionais candidatos. Tais atos passam mais confiança e honestidade ao público, o que fortalece a marca empregadora da empresa.
Agora que você já sabe como pode ser vantajoso para a organização ter um portal de candidatos, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a fortalecer a imagem da sua empresa.